COUSCOUS COM BACALHAU

Vem aí uma semana santificada. É mais um momento de nos aproximarmos de Deus e ao espírito de conquista que Ele nos colocou! À mesa, que tal surpreender as pessoas que você ama a cada dia? Então vem aí, também, a primeira de algumas sugestões para a Páscoa. Nesta receita, você pode combinar diferentes tipos de peixe. O gosto marcante do bacalhau desperta o sabor delicado do Couscous, mas, se você quiser, pode substituir por frango, camarão, atum em conserva (delícia), sardinha (amo), polvo, lulas, vieiras, carne de siri, salmão ou qualquer peixe que tenha sobrado. Olha esta entradinha super charmosa e fácil de fazer, e melhor, pode ser preparada no dia anterior.

COUSCOUS COM BACALHAU

COUSCOUS COM BACALHAU

Ingredientes

1 xícara de couscous

250ml de caldo do próprio bacalhau, legumes ou peixe – caseiro ou industrializado

½ colher de manteiga

Sal e pimenta moída na hora a gosto

3 colheres (sopa) de azeite

½ cebola bem picadinha

2 dentes de alho bem picadinhos

2 colheres de aipo picadinho

2 colheres de cenoura picadinha

½ colher de pimenta dedo de moça picadinha sem as sementes

1 tomate picadinho sem sementes

Pimentão vermelho ou amarelo picado (opcional)

30 ml de vinho branco

1 xícara de bacalhau desfiado (demolhado, sem pele e espinhas)

Salsinha bem picadinha e cebolinha a gosto

Coentro bem picadinho a gosto

5 azeitonas pretas picadas

Trito de bacon assado

2 ovos cozidos

PREPARO

Esquente o caldo de legumes e misture no couscous com a manteiga. Tampe e deixe descansar por 10 minutos.

Enquanto isso, coloque numa panela azeite com cebola, alho, cenoura, aipo, cenoura, dedo de moça, tomate e pimentão. Refogue bem. Após uns 3 minutos, acrescente o vinho e mexa até evaporar. Junte o bacalhau, azeitonas, salsinha, cebolinha e coentro. Retire do fogo e tempere com sal e pimenta.

Com a ajuda de um garfo, revolva os grãozinhos de Couscous. Junte o refogado de bacalhau ao Couscous e misture as azeitonas e o trito de bacon.

Enforme individualmente ou numa forma maior. Unte com azeite e coloque lâminas dos ovos nas laterais da forma. Preencha com o Couscous.

Você pode desenformar e servir quente, ou levar para geladeira e servir frio acompanhado de salada verde, aspargos, ervilhas tortas ou… livre-se das bolinas, explore, aventure-se, descubra o seu próprio jeito de criar e conquistar. Conquiste seu amor, seus filhos, seus amigos… e o espaço que te pertence! 

BAIXAR RECEITA

Páscoa dilucious

Oiiiê, se quiser receber um email avisando quando publico um novo post, por favor deixe seu email aqui. Obrigada, Dilu

ser com arte

Você poderá gostar de:

18 comentários em “COUSCOUS COM BACALHAU

    • Ah é mesmo Maria Emilia, desculpe, não me lembrei deste detalhe importantíssimo. Aí vai:
      Molho para salada
      50 ml de azeite
      10 ml de aceto balsamico
      1 colher (de sopa) de cebola bem picadinha
      salsinha picadinha
      sal, pimenta do reino moída na hora
      Misture tudo e está pronto um molhinho delicioso que pode morar 365 dias na sua geladeira. Aqui em casa é o molho que usamos todos os dias desde sempre. Não enjoa.
      Bjs

    • Clarinha querida rsrsrssss O que acontece é que não faço para vender. Olha só, é muito fácil! Tenho certeza que se você tentar, vai se apaixonar e será um pulo pra ficar igual todos nós, seres amantes da cozinha. Bjs querida

    • Meninas, a Luciana Silva Fonseca é uma super cozinheira e aceita encomendas, olha que máximo. Entrem em contato com ela no facebook. Tomara que dê certo.
      Elza querida, mas se quiser tentar, acho que vc vai adorar ser cozinheira
      Bjs

  1. Adoro preparar receitas com couscous por ser muito fácil de fazer. Adorei esta receita, vou tentar com algum outro peixe quando tiver em casa.

    Beijos!

    • Ei Maria querida, fácil de fazer e fácil de comer, né? Combina com tudo, eu tb adoro, e aqui em casa, por causa do Luiz, fazemos vegetariano. Bjs amor

  2. Eu achei essa receita muito fácil de fazer, mas vc não disse qual bacalhau que eu uso. E quero servir quente. O que mais coloco no prato?

    • Gloria, eu fic com lombo de bacalahu , mas vc pode usar o que vc tiver mais disponibilidade ou melhor, o que tiver na promoção. Para servir quente, é só montar com tudo ainda quente. Coloca grão de bido, vai ficar super bacana! Depois conta pra gente. Bjss

  3. Eu adorei a receita, mas muito mais que ela, eu amei:
    …livre-se das bolinas, explore, aventure-se, descubra o seu próprio jeito de criar e conquistar. Conquiste seu amor, seus filhos, seus amigos… e o espaço que te pertence!
    Dilu, é muito bom ir no seu blog e ler essas coisas, é como se fosse um olha ai minha filha, a vida tai
    Bjs e obrigada

    • Ah que linda Fabiana, adorei seu comentário. E vou te contar um segredo: adoro muito mais os ensinamentos de vida do que os de fogão kkkkkkkk Bjs querida

Deixe seu comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CyberChimps