ARTE COM SABOR FAMÍLIA – Ambrosia

“Dia virá em que nalguma volta de teu caminho hás de encontrar Deus.” Érico Veríssimo. Estou quase certa que esse Veríssimo ao proferir tão linda frase, se encontrava numa mesa – comendo bacalhau e ambrosia. Sobre o bacalhau (que é a outra receita de hoje) nem preciso me pronunciar, mas não é que essa sobremesa, com tão divinal sabor, é chamada de Manjar dos Deuses? Diz a lenda que, quando os deuses a ofereciam a algum humano, este, sentia uma sensação de extrema felicidade e segundo a mitologia grega, o “manjar” tinha poder da cura e da ressurreição, e ainda, se semideuses a consumissem exageradamente, explodiam em chamas. Aff!!! Ainda bem que não sou semideusa, porque quando a Dorinha faz essa maravilha, não consigo me conter, saboreio e-xa-ge-ra-da-men-te! 

AMBROSIA 
INGREDIENTES (10/ 12 pessoas)
• 1 lata de 800 g de doce de leite ou 2 latas de leite moça ou 3 xícaras de açúcar
• 1 ½ litro de leite
• 3/4 cravos + 2 paus de canela
• 8 ovos
• 04 csp de açúcar

PREPARO
Em uma panela grande com boca larga, coloque o leite, o doce de leite, o cravo e o pau de canela para ferver em fogo baixo. Deixe por aproximadamente 10 minutos depois que começou a ferver.
Bata as claras em neve. Quando estiverem firmes, acrescente o açúcar e depois, as gemas uma a uma e continue batendo por mais 5 minutos.
Despeje esta mistura no leite lembrando de deixar uns três dedos de borda e deixe cozinhar em fogo baixo por cerca de 10 minutos. Coloque uma colher de pau em cima da panela para que o ovo não transborde.
Quando a parte de baixo estiver cozida e firme, corte em 4 pedaços e vire com ajuda de uma espátula para que cozinhem do outro lado. Deixe por mais 10 minutos.
Coloque na vasilha que for servir e pulverize canela. Deixe esfriar e leve para gelar.

DICAS: – Se sua panela não for grande o suficiente, cozinhe os ovos de duas vezes. 
– Quando acabar de cozinhar os ovos, você achar que o leite esta muito ralo, retire todo o ovo e deixe reduzir o liquido em fogo baixo.
– Se você quiser variar o sabor, quando for servir, regue com um pouco de licor de Cassis
– Voce pode trocar o doce de leite tradicional por doce de leite com coco.

BAIXAR RECEITA

Para pegar a receita do Bacalhau de hoje clique no https://dilucious.com.br/?p=10215Páscoa diluciousOiiiê, se quiser receber um email avisando quando publicamos um novo post, por favor deixe seu email aqui. Obrigada, Dorinha e Sofia

ser com arte

19 comentários em “ARTE COM SABOR FAMÍLIA – Ambrosia”

  1. Ai meu Deus! Eu amo ambrosia, mas parece que é muito difícil de fazer
    E como disse no post do bacalhau com cuscus, tem em toda abertura, uma informação, super bacana
    Beeijinho, Fa

  2. Luciane T. Azeverdo

    Hehehehee… a ambrosia está nalguma não, está em TODAS as volta do caminho para encontrar Deus. Meu Deusss!!!!!

  3. Vera das Alterosas

    Sempre quis saber como se fazia ambrosia e não tinha nem a mínima idéia. O que mais gosto na Dorinha é que ela explica tudin , nos minimíssimos detalhes. A gente agradece!

  4. Mia Anderson Pena

    Bom dia gente! Eu só quero contar que meu almoço foi Diluciousssssssssssss com bacalhau e ambrosia. Thanks a lot!

  5. hehehhehe Mia, Dorinha e Dilu, o nosso almoço aqui em casa ontem foi dilucious e ainda por cima com arte em sabor FAMÍLIAAAAAAAAAAAAAAA. Ô gentiêêê Tudibom!

  6. Cintia Carneiro

    Ahhhhh Diuzinha, ontem eu tentei e tentei e tentei entrar no blog pra pegar essa receita e NADA. Que susto, eu pensei que tinha acabado.Ainda bem que não. Um abraçao de boa semana

    1. Ai Cintia, nem fala, imagina o susto que levei. Nem dormi de sábado pra domingo de tão angustiada. Obrigada por ter se preocupado, vc é uma fofa. Bjs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima