HELENA RIZZO Maní Musa!

Porque amanhã é o dia dela, hoje me lembrei do post onde falo um pouco sobre eleger o melhor em alguma coisa. Cheguei aqui para escrever de novo sobre isso, só que direcionado a Helena Rizzo e encontrei o texto pronto, por ela mesma. Respingos dela lavam minh’alma e me mostram mais uma vez, o quanto é interessante a atitude de uma mulher, quanto sua postura diz o que ela realmente é. Não tive o prazer de conhecer pessoalmente Helena Rizzo, mas obtive parte dessa aprazível surpresa, pesquisando e escrevendo sobre a chef. Sendo ela do sexo feminino, não consegue esconder, e o perfil da mulher vem à tona. Sobre ela, coloco aqui minhas impressões, mas claro, estando errada me desculparei. Acho que não será preciso, pois não costumo me enganar, ainda mais se tratando da melhor… Oops, ela não é a melhor… 

.

HELENA RIZZO

Maní Musa!

“Eu não sou e nunca pretendi ser a melhor chef mulher do mundo, principalmente porque este é um julgamento muito difícil de ser feito. Cada um de nós pode ser melhor em uma situação particular, em um determinado momento e para alguma pessoa.”
“Eu não sou e nunca pretendi ser a melhor chef mulher do mundo, principalmente porque este é um julgamento muito difícil de ser feito.” Helena Rizzo

Essas são palavras da eleita melhor chef mulher do mundo, Helena Rizzo. Não creio que ela esteja sendo modesta. O que me parece é que de cima do seu salto, alto ou não, ela pisa com elegância, age com dignidade, trata suas conquistas com seriedade. Sim, sinto total honestidade em suas palavras e depois de lê-las, Helena Rizzo se tornou minha musa.

Cada um de nós pode ser melhor em uma situação particular, em um determinado momento e para alguma pessoa.
“Cada um de nós pode ser melhor em uma situação particular, em um determinado momento e para alguma pessoa.” Helena Rizzo

Confesso que meu astral era meio de rigidez, minha intenção, de rabugice – como ela poderia ser a melhor do mundo? E Anne Sophie-Pic, Stella, lá de Moustiers, Ariani Malouf, Helene Darroze, ou a senhorinha que cozinha para minha amiga Angela, em sua fazenda no interior de Minas, humm… e minha ex sogra, e etcs etcs.???

... espero que este prêmio faça o mundo da gastronomia abrir os olhos para o trabalho das mulheres cozinheiras e das cozinhas maravilhosas que temos no Brasil.
“… espero que este prêmio faça o mundo da gastronomia abrir os olhos para o trabalho das mulheres cozinheiras e das cozinhas maravilhosas que temos no Brasil.” Helena Rizzo

Helena Rizzo não é a melhor chef do mundo, mas com certeza é uma mulher das mais admiráveis. Além de linda, não importa se a bolsa que carrega é de grife – fundamental é seu estilo, o quanto é alinhada nas atitudes, no modo de se expressar adequadamente… Sim, Helena Rizzo é avis rara na “fogueira de vaidades”, que é hoje o mundo “estrelado” dos grandes chefs.

Claro, estou muito honrada e feliz de receber este prêmio e grata por isso!
“Claro, estou muito honrada e feliz de receber este prêmio e grata por isso!” Helena Rizzo

O espanhol Daniel Redondo, seu marido, divide com ela o sucesso do Maní. Juntos, comandam o fogão e a criação do cardápio. Giovana Baggio é uma das sócias e administra o restaurante. Ah, só por curiosidade, a atriz e apresentadora Fernanda Lima também é sócia no empreendimento. 

“Aceito o prêmio, porque tenho muito orgulho do que faço. Não sou só eu, mas o Dani (o espanhol Daniel Redondo, seu marido e que divide com ela o comando do fogão e a criação do cardápio) e a Giovana (Baggio, sócia e administradora do restaurante). Cada dia tem que ser melhor que o outro. Preciso melhorar na cozinha, ser uma pessoa melhor.”
“Aceito o prêmio, porque tenho muito orgulho do que faço. Não sou só eu, mas também o Dani e a Giovana.” Helena Rizzo

Helena Rizzo é transparente, seu sorriso ingênuo, constante e aberto, mostra, sem a intenção de ser grande ou maior que outras pessoas, suas grandes paixões. Em nome delas, ela pinta e borda! Sim, ela pinta, picha, brinca, cozinha, e aos olhos de outros, se transforma em flor do brejo. (Não deixe de ver este lindo video a seguir). E lembre-se, ela nem é a melhor!

Todas as falas que transcrevo nesse post, ditas pela própria chef, me deixam tranquila quanto a tudo que acabei de dizer sobre a mulher Helena Rizzo. 

Claro, estou muito honrada e feliz de receber este prêmio e grata por isso! No Maní, tentamos fazer nosso melhor todos os dias, às vezes erramos, mas às vezes acertamos...
 “No Maní, tentamos fazer nosso melhor todos os dias, às vezes erramos, mas às vezes acertamos” Helena Rizzo

Ela acabou de dizer que “acerta às vezes”? Essas palavras me fazem interrogar: como assim? A chef é a melhor do mundo, as indicações são ótimas. Reservas? Difícil se sentar sem! Até então, eu estava dando as minhas impressões sobre Helena Rizzo.  No próximo post continuo falando sobre o MANÍ  e coloco fotos tiradas na última vez que estive lá. Elas não vão gerar nenhuma dúvida. 

Olhe o post do MANÍ aqui
Olhe o post do MANÍ aqui

Bem gente, é hora de explicar o prêmio, com o qual minha musa será agraciada amanhã em Londres. Então… Além da brasileira Helena Rizzo, também foram eleitas nos anos anteriores ao posto de melhores mulheres chefs do mundo, a francesa Anne-Sophie Pic, a espanhola Elena Arzak e a italiana Nadia Santini. Não entendia o motivo da separação de sexos para a competição: melhores homens, melhores mulheres, para mim isso soa mal. O ser feminino cria e cozinha diferente do ser masculino? Por que não poderiam competir juntos? Mas depois desse post, entendi. O prêmio Veuve Clicquot de Melhor Chef Mulher do Mundo foi criado para homenagear Madame Clicquot. Ao ficar viúva com apenas 27 anos, e numa época que mulher nem trabalhava, isso há cerca de 200 anos, ela manteve o sucesso do champagne do mesmo nome. Viva a mulher!

Cada dia tem que ser melhor que o outro. Preciso melhorar na cozinha, ser uma pessoa melhor." Helena Rizzo
“Cada dia tem que ser melhor que o outro. Preciso melhorar na cozinha, ser uma pessoa melhor.” Helena Rizzo

E para finalizar, quero citar o quão injusto foi um grande chef chamado Fernand Point, quando disse que “somente os homens tem a técnica, disciplina e paixão capazes de transformar o ato de cozinhar em arte”. Depois de ler essas palavras, Helena Rizzo se tornou (ainda mais) minha musa. MANÍ MUSA!

Veja o post sobre o MANÍ clicando aqui

MANÍ – Rua Joaquim Antunes, 210 – Jardim Paulistano – São Paulo / SP – (11) 3085-4148

OBS: No evento de amanhã, 28/04/14, organizado pela revista inglesa The Restaurant, serão conhecidos os 50 melhores lugares para se comer em torno do mundo. Nós, da área da gastronomia, estamos todos muito curiosos para saber qual restaurante sai, qual entra, qual continua, qual sobe, qual desce, e principalmente, a classificação dos brasileiros. Tenho a impressão que o MANÍ ficará “bem na foto”. Vamos torcer!

aaaa

Oiiiê, se quiser receber um email avisando quando publico um novo post, por favor deixe seu email aqui. Obrigada, Dilu

ser com arte

34 comentários em “HELENA RIZZO Maní Musa!”

    1. Lud querida, vc acredita que li tanto sobre ela, que além de apaixonada, até acho que fui amiga dela de infância? rsrrssss

    1. Obrigada querido! Leonardo, acho que já posso me referir a você como querido, né? Você sempre por aqui me prestigiando… obrigada querido!

  1. Ana Paula Gonçalves Lanari

    Olha Dilu, ela pode não ser a melhor, mas você é a melhor pessoa que conheço! Pronto falei! bjos

    1. Ah minha Polinha querida! Eu também acho! Não posso discordar de você. Sabe porquê? Digas com quem andas…
      Do contrário, eu não teria no meu pertinho as melhores pessoas do mundo…
      Te amo fia

  2. Junia W. Rezende

    Hahahaha, DOREI Ana Paula, se a Dilu é a melhor pessoa num sei, mas que é a melhor pra fazer post, não tenho dúvidassss

    1. Ô meu Deus… Obrigada Junia, você é sempre tão fofa! Foi fácil fazer esse post. Vou te contar um segredo. Tenho uma amiga que amo muito, e a todo momento eu via a essência dela na Helena Rizzo. Então foi gostoso, foi prazeroso, e foi legal também para pensar um pouco nesta amiga como mulher. Tudo é uma questão de afinidades… êpa! Acho que para você não dá para entender nada do que estou dizendo…. kkkkkkkkk deixa pra lá!
      Bjs e obrigada

  3. angela dourado

    Pra mim conhecer o Mani é mais que um desejoso, é uma curiosidade que virou uma necessidade!!!!!
    Dilu, imagino como seria interessante ir lá com você, pois em muitas situaçōes particulares e em determinados momentos, como bem falou a Helena sobre a relatividade das coisas, você
    tem sido para nós a melhor chef do mundo!
    Bj.

  4. Nossa! Quanta emoção! O que tem este blog que faz pessoas se derreterem? Gente, é só um post!

    Bem meninas, normalmente eu pensaria desta maneira, mas lendo o post, lendo os comentários, eu sem conhecer Dilu, Helena Rizzo, Ana Paula, Angela, Ludmila, Leonardo, também fico querendo fazer parte desse grupo de pessoas sensiveis e carinhosas. O mundo precisa disto.

    Um grande abraço pra todos vcs.

  5. Ah Lorena, o grupo maravilhoso que se formou com o blog está de braços e coração abertos para receber os que compartilham da grande festa que fazemos em volta de uma corrente chamada CARINHO, ou GENTILEZA, ou se preferir, chame de AMOR!

  6. Cristina Machado

    Parabéns Dilu!!!!
    Nem tanto pelo post, que está sensacional claro, eu sou testemunha do seu empenho em informar, cativar e mostrar o melhor daquilo que vc domina tão bem.
    Mas te felicito ainda mais, por ser merecedora de todos esses afagos, eles são reais e são para vc mesmo.
    Fico feliz por estar aqui e aprendendo tanto!
    Bjs moçada!!!

  7. Minha “teacher” preferida, as vezes fico pensando como Deus me deixou sem você tanto tempo! Mas também não esqueço de agradecer por Ele ter te enviado, e lembro que se não foi antes, pq tudo tem sua hora, a certa!

  8. Muito gostoso ficar sabendo das coisas assim, com ilustrações de tudo. Eu detesto aqueles blogs que falam falam falam e nao mostram nada. Beijaoooooo

    1. Que bom Fatinha, estou com você, acho que quando tem muito o que ler, se não for romanceado, fica monótono. Bjss

  9. Dilu, cada um vê algo de mais interessante, não é mesmo? Eu achei o post bárbaro, super gostoso de ler, mas o que me marcou foi você comentar do seu marido esperando, com paciência, e que vocês comungam dos mesmos gostos. Bacana!

    1. Rsrsrssss É isso Ana Victória, é bacana o casal gostar das mesmas coisas. Feliz por você aqui, volte sempre e muitos bjss

  10. Cristiana de Barros e Souza

    Dilu, eu e meu marido estamos em Sao Paulo e fiquei doida pra conhecer o Mani. Vou ver se indo antes do horário, nós conseguimos uma mesa. Depois conto. Beijos

    1. Ah Cristiana, tira foto e compartilha conosco!! E que vocês tenham um delicioso momento gastronômico, bjs e boa viagem!

  11. Luciana Almeida Siqueira

    Dilu!!!! Amei o post, concordo em genero, numero e grau!!!! Adoro o Mani!!!!

  12. junia vaz de almeida

    Dilu,que lindo falar com tanta elegância de quem não se conhece.
    Adorei o post/informativo!Como sempre vc acrescenta.bj

  13. O sucesso dessas mulheres maravilhosas, Dilú e Helena, é porque fazem tudo com muito amor!

    1. A Helena não posso garantir, mas penso que sim, e falo por mim. Faço mesmo com muito carinho porque amo vocês e ao saber que é reciproco, a coisa ainda melhora. Bjs minha querida

  14. Olha, gostei da decoracao e do cardapio. Vale a pena conferir na proxima oportunidade. Adorei a apresentacao dos pratos. Parabens a Helena.
    Quero saber quando o Dilucious e a Dilu vao abrir aquele restaurante 5 estrelas que estamos esperando há um bom tempo. Rsrsrsrs

  15. rsrsrssss Nossa Felix, esse dia não vai acontecer! Aliás, quem sabe primeiro vamos no do Felix, que nos dará a felicidade de um novo restaurante…. bjs querido!

  16. Cristiana de Barros e Souza

    Ué, o que aconteceu com o post? Sumiu a parte das comidas, do restaurante, da decoração.

    1. Cristiana, depois de sair o resultado dos 50 melhores do mundo, achei que seria importante separar a chef do restaurante, afinal foram dois grandes prêmios.
      A Cristina é uma fofa e tem me ajudado a beça, obrigada Cris

  17. Cristiana de Barros e Souza

    Olha Cristina que gentil vc! obrigada por me responder, eu estava doida pra ir conhecer, mas infelizmente não foi possivel. Ai voltei aqui pra mostrar pro meu marido. Um abraço pra vc e obrigada de novo

Comentários encerrados.

Rolar para cima