Jornal Estado de Minas – Ah… a PAIXÃO!

Como tenho escrito muito para meu blog Dilucious e o mês favorece, hoje acordei pensando no significado de algumas palavras: SORTE e PAIXÃO, e o dualismo que elas oferecem. Para quem não sabe, dualismo admite a convivência de dois princípios eternos, necessários e opostos. Então, peço que ceda um minuto de sua atenção para alguns dos sinônimos da primeira palavra: acaso, destino, estrela, fortuna, sina. Ela é dual – contém duas naturezas (por isso, cuide de sua sorte). Agora, se porventura o Brasil tiver a sorte de ganhar a Copa, hummm… futebol: paixão nacional! Olha como o pensamento voa, e eis aí a segunda palavra. Pois bem, agora é com você, e se por uma “conspiração” do destino, você encontrar uma paixão… você está com a sorte ao seu lado. Ah… a PAIXÃO! Que delícia de sentimento! Como é bom sentir aquela “coisa” no peito, na barriga… Quase ia me esquecendo dos sinônimos da palavra: amor, idolatria, ardor, entusiasmo. A SORTE pode apresentar ambiguidades, mas a PAIXÃO, não. Ela é ela e pronto. Ninguém se sente equivocado quando a paixão chega sorrateira, linda, leve e solta. Oops… aí contém um  equívoco. Leve e solta é o que ela não é. É sim, muito possante, vigorosa e robusta.

Brinde

Tem os que sentem paixão por futebol, ou por alguém, e muitos, por uma comida. Meu marido é apaixonado por mim, adora futebol e Fondue. Eu que também sou apaixonada por ele, faço tudo que ele gosta. E como aqui, o assunto é DEGUSTAR, claro que vou completar o assunto falando sobre a FONDUE, que também é possante, vigorosa e robusta.

fondue 

Dorinha Bartolomeo deu a receita das fondues de carne e chocolate no ARTE E SABOR em FAMÍLIA e na matéria, a mim coube explicar a “sorte” que tivemos quando a Fondue nasceu, e um pouquinho de sua história: FONDUE é uma palavra feminina e A delícia surgiu lá pelos anos de 1700, quando habitantes dos Alpes, na Suíça Francesa, fizeram do limão uma bela “limonada suíça”. Trocadilhos à parte, fondue nada mais é que queijo derretido – foi o que os suíços precisaram fazer com uma produção enorme de queijo que endureceu e poderia ficar prejudicado com a chegada do inverno. Diante dessa probabilidade, todo aquele tesouro foi “fundido” e pequenas doses de Kirsch foram aos poucos, sendo adicionadas com a intenção de agregar sabor e conservar o produto. Enquanto preparavam, com pequenos pedaços de pão, iam provando, provando… até que acertaram o tempero e originaram A FONDUE, delicioso ritual para comemorar a chegada do inverno entre os apaixonados, ou festejar a Paixão Nacional: Futebol! 

pao

Fondue de queijo combina com vinho branco, a de carne com vinho tinto e a de chocolate com um bom Sauternes. Antes de pensar em bebidas, lembre-se que todos combinam com vela e vela é fonte de luz e “calor”. Com ela é impossível ferver o óleo para fritar a carne, mas pode-se derreter chocolate e corações… E agora vem o melhor: ela possibilita manter quente um sopro apaixonado. Pense nisso e sobre a mesa, não controle a chama, nem a temperatura, deixe o romantismo chamar a paixão. O mês é promissor, comemore o dia dos namorados, da melhor forma!

Esqueci de colocar na receita que eles servem o filet mignon já pronto.
Esqueci de colocar na receita que eles servem o filet mignon já pronto.

Como articulei anteriormente, o dualismo admite a convivência de dois princípios eternos, necessários e opostos. Para aqueles que torcem pelo Brasil, a cerveja também pode entrar nessa profusão de sabores e sentimentos, e harmonizar com fondue. O mês também é propício, e se quiser, comemore com o futebol, da melhor forma!

Para terminar esse texto com mais identidade, não posso deixar de ponderar que nem tudo é eterno, necessário e oposto, mas posso afirmar: tudo é melhor com muita sorte e paixão. Ah… A PAIXÃO!

Ah a paixao Degusta parte de cimaah a paixao degusta parte debaixo

BAIXAR RECEITA

aaaaOiiiê, se quiser receber um email avisando quando publicamos um novo post, por favor deixe seu email aqui. Obrigada, Dilu

BBB 

30 comentários em “Jornal Estado de Minas – Ah… a PAIXÃO!”

    1. Ei querida, olha só, o mês é propício, não é mesmo? E na realidade são nossas grandes paixões: o ser amado e o futebol!

  1. Leandra de F. Lima

    Dilu, o que mais gostei foi: Meu marido é apaixonado por mim, adora futebol e Fondue. Eu que também sou apaixonada por ele, faço tudo que ele gosta. Linda declaração, sutil e simples para o dia dos namorados. Beijinho

    1. Mirian querida, quanto tempo! Fia, não sou jornalista não, tenho só escrito uma matéria uma vez por mês. Fico super feliz que você tenha gostado… Nossa! Obrigada amor, bjss

  2. Ana Paula Lanari

    Fada concordo com a Leandra, essa declaração de amor é linda demais! Rsrsrsrsrs Agora que já terminei de aparafusar o que precisava aqui em casa, deu para relaxar e brincar por aqui no Dilucious! Rsrsrsrsrs Você não conhece esse meu lado bombril, sou boa com ferramentas! Precisando de serviços de mil e uma utilidades é só chamar! Rsrsrsrsrs Beijos

  3. Gabriela B de Valadares

    … nem tudo é eterno, necessário e oposto, mas posso afirmar: do jeito que vc vai indo, Dilu, vc vai ser eterna. Parabéns, adoro seus textos.

  4. Dilu, vc nãose lembra de mim, eu acho que deve ter uns 40 anos que fomos colegas. Imagina como a internet é “A” ferramenta, joia pra encontrar amigos que não se ve ha tanto tempo. Parabens pelo sucesso! Michelle

    1. Ah não acredito Michelle, eu lembro sim. Que delicia! Nossa, fiquei feliz demais. Vc tem facebook? Se sim, me convida pra sermos amigas e podermos marcar alguma coisa. Bjss

  5. Ô que pena ontem eu não vi, ainda bem que tá aqui no blog, gostei demais pq a paixão é o que leva a gente a procurar e ter coisas boas.
    Beijão

  6. Nilza da Cruz Silva

    Adorei a matéria … e aqui no blog , ela fica muito especial , mas…. pra quem é apaixonada pelo marido e pela linda Ise …
    … pra quem é apaixonada pela gastromia …
    …. pra quem é apaixonada pelo Dilucious , que também é nossa paixão …
    …. pra quem é apaixonada por amizade … Fica fácil falar de paixão !
    Viu , queridinha ! Deixei a fondue ”de lado” e consagrei a paixão em meu comentário !
    Paixão é vc queridinha , no sentido mais verdadeiro , puro e nobre …
    Sorte nossa te-la sempre ”no nosso pertinho ” , no Dilucious e nos momentos que precisamos de uma palavra amiga , de um carinho , de um afago …
    Vou parando por aqui , meu coração está a mil …
    Bj , abraço apertado e , muito obrigada queridinha !!!

  7. Nossa senhora Nllza! Se o seu coração está a mil, imagina o meu. Imagina ler tudo isso, sendo que “fondue” foi apenas um pretexto, um assunto apenas que condiz e “fecha” a pagina do jornal. Ver que vc entendeu exatamente o que me fez escrever essa matéria… Ah Nilza! Não tem nada no mundo que substitui essa ligação, ou esse encontro entre nós. Quando eu poderia imaginar na minha vida que uma pessoa, que até pouco tempo eu nem conhecia, passaria a ter tanta afinidade, obrigada amiga. Obrigada!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima