Toujours Paris UMA EXPERIÊNCIA

“Filha querida, lembra quantas noites você dormiu embalada pela história da cigana Esmeralda, do Frolo e do corcunda de Notre-Dame?”.  Fiz essa pergunta para Louise quando ela estudava na Europa e a ajudando a fazer um roteiro em Paris, abordamos a Notre Dame. Agora relendo-o, vejo essa pergunta e me lembro: já uma adolescente, viajando com o namorado, e eu falando de Quasímodo!  É… Só que o personagem do livro, escrito por Victor Hugo, e tudo aquilo que vem vinculado a ele, exerce fascinação em qualquer idade. Hoje, a finalidade é aprimorar o roteiro e repassá-lo para uma amiga e seu filho que estão de malas prontas. Vai lá amiga, viva Paris com seu filhote!

.

Toujours Paris

UMA EXPERIÊNCIA 

.

Em Paris, existe uma praça chamada Parvis, que fica em frente à Notre Dame. Lá tem uma placa que representa o marco zero a partir do qual, todas as distâncias das estradas nacionais francesas são calculadas.

.

toujours Notre_dame-kilometer-zero

.

Essa é novidade pra mim! Confesso: fiquei um pouco nostálgica, imaginando quantas daquelas estradas já percorri, e quantas ainda desejo percorrer. Mas hoje, a “estrada”, que começa nesse “marco”, é da minha amiga e de seu filhote. Desejo que essa viagem só deixe momentos para serem lembrados com muita ternura e consequentemente, imensa saudade!

.

Toujours Notre Dame

.

Não preciso dizer muito sobre a Notre Dame, já que todo mundo conhece – pelo menos de ouvir falar – foi lá a beatificação de Joana D’Arc, a coroação de Napoleão Bonaparte e a inspiração para o livro de Victor Hugo.

.

toujours notre c vitral

.

Sua chocante construção deu início em 1163 e foi finalizada em 1330. O primoroso santuário comove já de longe. É uma visão impressionante com suas duas torres de 69 metros de altura cada!

.

Toujours Notre 2Toujours Notre 1

.

Toda ela é deslumbrante. As três imensas portas, adornadas com primor, cada uma com um significado.

.

Toujours Notre porta

.

“Emmanuel”, o sino que pesa treze toneladas, está desde 1681 anunciando datas importantes e grandes eventos, como visitas de papa, comemorações e funerais presidenciais. Entre os diferentes sinos que compunham o patrimônio histórico da catedral, muitos foram derretidos para a fabricação de canhões durante a Revolução Francesa. Pelamordedeus!!!!!

.

toujours sino emanuel_nd

.

Os vitrais são um caso à parte, dariam um imenso post, já que na catedral existem quase duzentos deles e alguns estão entre os maiores do mundo.

.

Notre Vitral

toujours notre vitral

toujours vitral

.

A torre-agulha ou flecha mede 90 metros de altura…

.

Toujours Notre torre

.

Se você estiver em forma, suba até o alto da torre – são “só” 386 degraus que fazem valer a pena… Rsrssss… De lá é possível ter uma vista rara de Paris. E também pode-se chegar bem perto das gárgulas. Ah! Elas têm função desaguadoura, mas dizem que foram colocadas nas catedrais medievais para lembrar que os anjos maus andavam por ali, sempre por perto sugerindo que, mesmo nos locais sagrados, as pessoas devem ficar atentas… (Você aí, captou a mensagem?)

Toujours Gargula

.

Escrevendo aqui, não sei se sinto mais saudade da infância da Louise ou de Paris! Rsrsrsss….

.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

toujours notre rosacea

Toujours Notre

.

Sabe aquela praça enorme, bem em frente à Notre-Dame? Pois é, muitos não sabem que, sob todo aquele espaço, era para ter um estacionamento. Só que, durante as escavações para sua construção, foram descobertos vestígios arqueológicos com as primeiras pedras de Lutécia. Qualquer pessoa que vai a Paris, deve primeiro conhecer esse lugar: Crypte Archéologique du Parvis Notre Dame.

.

Toujours Cripta

.

Entre na Cripta pelas escadas que se encontram na praça, mas que ficam do lado oposto à Notre Dame.

.

A foto está horrível, mas é só pra você saber que deve descer umas escadas meio escondidas.  

A foto está horrível, mas é só pra você saber que deve encontrar as escadas que ficam meio escondidas.

.

A Cripta foi descoberta em 1965 e aberta ao público em 1980. Olhando tudo isso, a gente pode “viajar” de volta no tempo, contemplando as construções erguidas naquele local, desde a antiguidade até o século XX.

.

Toujours

.

Essa Cripta é uma das mais respeitáveis da Europa, pois conserva um maravilhoso conjunto de elementos galo – romanos.

.

Fundações e restos de habitações

Fundações e restos de habitações

Toujours Cripta

Toujours Cripta

As ruínas antigas e restos medievais revelam várias camadas arqueológicas.

toujours

Restos de habitações medievais do tempo dos romanos.

Restos de habitações medievais do tempo dos romanos.

O espaço apresenta os elementos de fundações de prédios construídos na Antiguidade

O espaço apresenta os elementos de fundações de prédios construídos na Antiguidade

Escada da "maison"

Escada da “maison”

Restos das tribos e civilizações que habitaram a capital francesa há 2000 anos.

Restos das tribos e civilizações que habitaram a capital francesa há 2000 anos

Toujours

Ruínas, maquetes e imagens que mostram a origem de Paris.

Ruínas, maquetes e imagens que mostram a origem de Paris

toujours

Todo o staff envolvido teve a visão do desenvolvimento urbano e arquitetônico do coração histórico de Paris

Todo o staff envolvido teve a visão do desenvolvimento urbano e arquitetônico do coração histórico de Paris

.

Lá de dentro da Cripta, Lutèce… digo, Paris se conserva sigilosa, ostentando sua história. Ao cruzar a porta de saída, uma nova Paris te espera. Daqui pra frente, seu olhar para a cidade “luz” ficará mais respeitoso, com mais deferência (como se isso fosse possível).

.

Lutèce: segundo nome dado a Paris

Lutèce: segundo nome dado a Paris

.

Já que assim é, assim, será! De volta a Paris dos millhões de encantos – com todo o respeito que você puder ter, dê uma última olhadinha pra trás… e agradeça a Deus por essa misteriosa e majestosa visão.

.

Toujours notre

.

Vá em direção a Place Saint Michel, seguindo as placas… E se deliciando com o entorno, claro!

.

Toujours petit pont

Toujours Notre revistas

Toujours Notre revisteiro

Toujours Notre souvinier

.

Passeando por ali, você vai cair na Place Saint Michel. Ainda que não fosse tão linda, se eu estivesse em Paris, eu iria lá para olhar e lembrar o que representa a Fontaine Saint Michel, cuja principal estrutura é um arco do triunfo que mede 15 metros de largura.

.

saint michel

.

Todo seu esplendor com colunas de mármore rosa avermelhado, ocupa uma parede de um prédio de seis andares e é considerada por muitos, a segunda mais linda fonte do mundo, perdendo só para a Fontana di Trevi, em Roma.

.

Saint Michel

.

Só de saber o que ela representa, eu a prefiro. Inicialmente seria erguida em seu lugar, uma enorme estátua de Napoleão. Bom que essa idéia tenha sido abandonada em favor da luta do Bem contra o Mal, simulada pelo arcanjo Miguel contra Satanás.

.

saint michel bem contra o mal

saint Michel arcanjo Michel

Saint Michel anjo mau

.

Há também quatro estátuas de bronze que representam as quatro virtudes cardeais, que querem dizer virtudes fundamentais, assim como quatro são os pontos cardeais, as estações do ano, os lados da cruz, os pés da mesa, etc. (Gente, não consigo deixar de enumerá-las aqui. Desculpe ficar grande demais… mas é tão lindo!) As virtudes são a Prudência (bom senso, equilíbrio), a Temperança (a que ordena afetos, sublima as paixões, organiza a sexualidade, modera os impulsos e apetites… acho que não vou muito com a cara dela não… rsrssss…), a Fortaleza (nos faz fortes no bem, na fé, no amor) e a Justiça (a que possibilita o bem comum, defende a dignidade e respeita os direitos humanos)… Ai… até suspiro!

.

Quatro

Estátuas de bronze simbolizando as quatro vitudes

Fontana

.

Gostou, olhou, apreciou… Outras maravilhas te esperam. Bem ali em frente, tem a Ponte Saint Michel, caminhe em direção a Sainte Chapelle, que se encontra na Île de la Cité.

.

Pont neuf

Toujours Placa p Sainte Chapelle

.

A Sainte Chapelle é uma capela gótica do Século XIII, construída para servir de capela ao devoto rei francês Luís IX. É dito que a coroa de espinhos de Jesus está lá, e foi comprada pela “bagatela” de 135.000 libras. Faz uma comparação: a construção da capela custou 45.000 libras.

.

Saint Chapelle

Saint Chapelle

saint chapelle

saint chapelle

.

São dois andares, duas capelas. O primeiro andar era reservado aos funcionários e moradores do palácio, e o segundo, para a família real. E os dois, deslumbrantes.

.

saint chapelle

saint chapelle teto

saint chapele painel

.

Considerados os mais lindos do seu gênero, os vitrais foram tampados com enormes armários durante a Revolução Francesa. A capela foi transformada em escritório e os vitrais com toda sua beleza “oculta”, foram preservados do vandalismo.

.

Saint Chapelle

m

.

Ao sair da Sainte Chapelle, você vai passar na porta do Palais de Justice. Nós entramos, mas não acho que vale a visita pra quem tem pouco tempo disponível.

.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

.

Hoje, o que aparece nessa foto é o Palácio de Justiça. Dos séculos X a XIV o espaço foi usado como “Palácio da Cidade“, residência dos reis, mas da época só restou o que hoje se chama Conciergerie e a Sainte Chapelle.

.

Daqui já dá para ver a torre da Saint Chapelle

Daqui já dá para ver a torre e parte da Saint Chapelle

.

O restante do palácio desapareceu devido a um incêndio em 1776, sob o reinado de Luís XVI.

.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

.

A foto à seguir mostra a Conciergerie. Este palácio, uma das maravilhas da arquitetura medieval da França, foi a primeira residência do poder real francês em Paris do Século X ao Século XIV. Em 1392, Carlos V, último rei a residir no local, deixou o palácio e contratou um “concierge” para zelar pelo edifício. Adorei saber a origem da palavra concierge.

.

Conciegerie

Conciegerie

.

Observa a escada medieval que dá acesso a Grand’salle.

.

escada

escada

.

O maior vestígio medieval da Europa mede 64 metros de comprimento, 27,5 metros de largura e 8,5 metros de altura e é o excepcional refeitório que servia 2.000 pessoas empregadas a serviço do Rei…

.

Salle des Gens d'Armes

Salle des Gens d’Armes

m

.

Só por curiosidade: a expressão “Gens d’Armes“, que quer dizer “Pessoas das Armas”, originou a palavra “policial“.

.

Gens d'Armes

Gens d’Armes

.

Durante a Revolução Francesa, o edifício foi convertido em prisão e era considerado a antessala da morte, pois poucos saíam livres de lá.

.

Guardião

.

Por lá passaram 2780 condenados à guilhotina.

.

conciergerie

.

Entre eles. a injustiçada Rainha Maria Antonietta que se tornou antipatizada pelo povo francês, e teve atribuída à sua pessoa, a célebre e falsa frase: “Se o povo quer pão, dê brioches a eles!” Sua cela original foi transformada em capela, mas depois, a masmorra onde ela ficou aprisionada na Conciergerie foi reconstituída.

.

Maria Antonieta

Maria Antonieta

.

Se você não quiser entrar e ver tudo isso na Conciergerie, prepare-se! Logo na esquina encontra-se uma das joias da cidade. Essa fascinante relíquia da Idade Média, foi o primeiro relógio público de Paris. Encomendado por Charles V em 1371 e recém restaurado, encontra-se em seu magnífico esplendor.

.

Inscrição: "Machina quae bis sex tam juste dividit horas, justitiam servare monet legesque tueri".

Inscrição:
“Machina quae bis sex tam juste dividit horas justitiam servare monet leges que tueri”.

Tradução:
“Este mecanismo que divide perfeitamente o tempo em iguais 12 horas, convida-o para a administração da justiça e o respeito das leis”.

.

conciegerie ponte

.

Agora, siga em direção a Pont Neuf, que quer dizer Ponte Nova. Olha eu de volta às minhas origens… rsrrsssss… Mas apesar do nome, a ponte construída em 1578, é a mais antiga da cidade.

.

Toujours placa pont neuf

É linda!

pont neuf

.

Quem gosta de livros, revistas e posters antigos deve visitar os boquinistas às margens do Sena. Mesmo quem não gosta, começa a gostar! Viajar no tempo e na história da França garimpando cada sebo daqueles, cheios de preciosidades, é um programa que pode surpreender! Aaiii… uma delícia!

.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

.

Ufa! Depois de tudo isso, parar para comer é um sonho feliz! Sugiro o KONG.

.

Kong

Kong

.

Ousado e espetacular, o restaurante combina elegância com descontração e divertimento. Com decoração de Philip Starck, o KONG fica no último andar de um deslumbrante edifício “haussmannien”, bem em frente à Pont Neuf.

.

Vista especial

Vista especial

.

A grande atração é a gigantesca abóbada de vidro, de onde cada janela envidraçada oferece uma visão, a começar pelo céu, passando pelo rio Sena, pela beleza Art Déco da Samaritaine e a belíssima sede da Louis Vuitton bem ao lado esquerdo…

.

Todo o teto e as laterais do restaurante é em vidro, completamente propício à admiração ao entorno

Todo o teto e as laterais do restaurante é em vidro, completamente propício à admiração ao entorno

.

A atmosfera é tudo, mas ainda tem algo a mais! Você pode chegar lá no meio da tarde e comer uma boa omelete com salada. Isso é interessante numa cidade onde tudo funciona dentro dos horários padrões.

.

Kong a-vista_Fotor_Collage

.

A comida não é nada de muito especial, mas vale a pena chegar à tardinha num dia claro, sentar à mesa da ponta, ver o pôr do sol e a luz sobre o Sena… Aff!

.

m

Kong Plate

.

Agora, vá em direção ao Centro Comercial Les Halles. Fica a poucos passos do Centre Georges Pompidou, por isso vale uma passadinha só para uma apreciada geral na arquitetura, que é completamente diferente de tudo que há em Paris.

.

Les Halles

Les Halles

.

O Les Halles já foi um mercado de alimentos e hoje abriga um monstruoso e moderno shopping center subterrâneo com 15 cinemas. Acho que é um tipo de comércio mais dirigido aos jovens e também, creio que só eles conseguem entrar e principalmente, sair daquele labirinto, super difícil de percorrer.

.

les halles

.

Seu design não conquistou completamente o público. Em janeiro, o complexo passava por uma remodelação. O futuro “Quadrado des Halles” deverá substituir o atual Forum des Halles. Li que o Mercado de alimentos volta com a reforma… Maravilha! Imagina aquele espaço gigantesco lotado de comida… “Paraíso des Halles”! Esse seria um nome apropriado… Rsrrsss

.

Les Halles entrada

.

A Igreja gótica de Saint Eustache, construída entre 1532 e 1632, é considerada uma obra prima da arquitetura gótica. Foi lá que Luís XIV recebeu sua primeira comunhão. Dentro da igreja, está o maior órgão de tubos da França, tem 8.000 tubos, superando a Saint Sulpice e a Notre Dame.

. 

m

saint eustache interior 2

Saint Eustache interior

.

O mais bacana vem agora: a escultura de Henri Miller! A L’Ecoute está localizada em frente à belíssima igreja e para os parisienses, este grande rosto repousando sobre uma mão, está ouvindo bater ali, o coração de Paris! Linda de morrer!

.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

.

Ande mais um pouquinho e dê de cara com o Museu e Centro Cultural Georges Pompidou, com sua arquitetura moderna de plástico e tubos coloridos. Uma maravilha que recebe mais turistas do que a Torre Eiffel. Sua coleção de arte moderna e contemporânea, com mais de 50.000 obras e várias exposições temporárias, é uma das mais importantes da Europa. O edifício usa os tubos coloridos e estruturas da sua fachada para cada cor sinalizar uma função – azul para ar condicionado, verde para o encanamento, amarelo para eletricidade, vermelho para elevadores.

.

g

Centre George Pompidou

.

Para completar, ao lado do Pompidou, tem um espaço lúdico com esculturas e móbiles. Os móbiles, que são em ferro e as esculturas, em resina plástica, se chamam As Nanas, que quer dizer As Garotas.

.

j

As Nanas

.

Tem de torcer e ter sorte para chegar na hora que todos os móbiles estiverem em movimento. É lindo. Tudo na água e na rua, não precisa nem pagar, só tirar fotos.

.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

.

No último andar do Pompidou e com entrada separada, o restaurante George, do grupo dos irmãos Costes, é uma ótima opção.

.

George

George

.

É preciso fazer reserva e lembrar de pedir a mesa “à côté de la fenêtre“, isso é, ao lado da janela. Confie em mim, a vista é linda demais!

.

Vista deslumbrante

Vista deslumbrante

.

Sim, garanto ser uma vista das mais privilegiadas, ainda mais se for no crepúsculo e com bom tempo. Esse dia, o tempo estava um pouco fechado, e ainda assim, foi demais! Ah! Essa “vista” só eu tenho, e nenhuma é mais linda! Rsrssss…

.

m

Meu amor!

.

Então… acaba aqui (claro que com comida! Rsrsss…) o primeiro roteiro, para ser feito em 1 dia. Claro que, se você tiver mais tempo, tudo isso pode ser melhor “degustado” com mais folga e tranquilidade.

.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

.

O percurso desses 3 posts, começando no Institut du Monde Arabe até chegar aqui no Pompidou, pode ser feito em 56 minutos, isso se você vier direto, apenas caminhando e apreciando, sem parar, cada um desses lugares que acabo de citar.

.

k

.

Realize o tanto, que em tão pouco tempo, se ganha de informação, de aprendizado, de cultura, enfim, de enriquecimento. Agora, se puder parar em cada um deles, aprofundando seu conhecimento e transformando tudo isso em uma experiência de vida…

.

mapa Ile saint Loius

.

… pronto, taí a mais legítima alegria de viver, com a qual, uma viagem se delonga na memória, e a vida se prolonga com mais emoção e magia!

.

DILUdica: Os posts anteriores: Toujours PARIS  /  TOUJOURS PARIS! O sabor… ops, o saber confere poder eterno  /  TOUJOURS PARIS Uma ilha em Paris  e o de hoje fazem parte de uma sugestão de 1 dia em Paris. O próximo percurso será do Louvre em direção a Saint Germain, mas se antes você quiser alguma outra sugestão… É só dizer! 

.

aaaa

Oiiiê, se quiser receber um email avisando quando publicamos um novo post, por favor deixe seu email aqui. Obrigada, Dilu

BBB

Você poderá gostar de:

26 comentários em “Toujours Paris UMA EXPERIÊNCIA

  1. Fada, não vou mais te chamar de Fada!!! Acho que Enciclopédia é mais apropriado!!! Putz!!! Que pessoa mais sabonete, sabe tuuuudo!!! Bom, chega de brincadeiras, bacana demais esse post, aprendi muito e estou louca para voltar a Paris e vê-la com um pouquinho dos olhos da Fada!!! Beijos

  2. Preciso descansar , este tour por Paris me enlouqueceu . Fazer tudo isto em minutos é loucura , ainda bem que vc mandou a ordem diária . Que lindo , quanta atenção , realmente como consegue guardar tanto? Devo ser burrinha pois não consigo , fica na memória mas não com tanta clareza . Paris te quero , o mais rápido através dos olhos de alguém tão linda . Parabéns Fada , vc é o gênio da lâmpada maravilhosa . Beijo.

    • kkkkkkkkkk Eliana, entao precisamos ir juntas, pra enlouquecermos juntas!!!! Nossa! Ia ser muito bom!
      Ah fia, vc é a que mais sabe das coisas! Nem vem!

  3. Sininho , seguiremos suas sugestões pq sabemos que nós deu uma seleção do que há de melhor …com conhecimento , historia …. João adorou !!! Vamos dar notícias qdo chegarmos … Pq aqui nós damos ao luxo de ficar desligados do mundo !!!! Mil vezes OBRIGADA !!!!!!! Continue jogando seu pó de pirlimpimpim !!!!!! Bjs Querida !!!! Fica com Deus !!!!

    • Você é uma fofa Gisele. Vc está lembrando dos outros roteiros que te passei inbox? Não tão detalhados como esse, mas dá pra seguir no mapinha. Espero que vc esteja aproveitando TUDO! e mais um pouco!

  4. Diluzinha, essas amigas que vc tem são umas fofas. Eu fiquei aqui lendo e relendo esse roteiro e imaginando a pessoa que te levou a fazer uma coisa tão legal. Aí eu fiquei querendo ser ela! hahahaha Parabéns, vc é um must!

    • Ah minha querida! Com o mesmo carinho que fiz para Gisele, faço para você, basta eu ter as fotos e conhecer a cidade que você gostaria de visitar. Estou interamente ao seu dispor, USE E ABUSE! rsrrsss Um beijo grande!

  5. Dilu, eu já morei em Paris e já dei e recebi muitas dicas. Nunca vi nada tão caprichoso e feito com tanto carinho. Dez! E também achei perfeito o percurso. Um beijo!

    • Ai Marcela, que maravilha ouvir isso! Você me tira um peso na consciência. Imagina! Não deixa de ser uma responsabilidade eu me meter a fazer um roteiro, sendo que não sou guia. Mas, antes de fazer eu falei com minha amiga que era um rabisco feito para minha filha, então com 15 anos. Quando resolvi passar para o blog, é que dei uma caprichada. Muito obrigada, bjs

Deixe seu comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CyberChimps