APÉRITIF À LA TRUFFE PARA BRINDAR UMA “FRANCESA”

APÉRITIF À LA TRUFFE

PARA BRINDAR UMA “FRANCESA”

Fotos: Dilu Bartolomeo Villela

.

APÉRITIF À LA TRUFFE

APÉRITIF À LA TRUFFE

.

Esse almoço foi Dilucious. Amigos felizes, todos deliciosamente na mesma sintonia em volta da mesa. Homenageamos uma amiga que  é “falsa” francesa, mas no fundo, é uma verdadeira francesa hehehe.. Pensei em fazer o menu todo francês. E fiz. Vejam e me digam se gostaram:

.

Captura de tela 2013-02-12 às 22.42

.

Na minha opinião, um dos melhores ingredientes da França é a manteiga. Pães, Cristais di Vino e Cristais de sal de Guérande sobre a Manteiga President… Nem precisava de mais nada, vocês concordam? É muito bom!!!

.

Pães

Le Pain et le Beurre aux Cristaux de Sel de Guérande

.

Aqui a vedete do dia: Apéritif à la Truffe. Na foto não aparece, mas essa taça é pequenininha, comprida, fina e muito linda. Linda!!! Bom… Comprei a rillete na mesma loja do Apéritif e essa, é uma combinação perfeita. Foi um “aperitivo” realmente inusitado!

.

Rilletes D’Oie a L’Ancienne com Romã Apéritif Truffe du Périgord

Rilletes D’Oie a L’Ancienne com Romã e Apéritif Truffe du Périgord

.

Sempre penso na maravilha que é criar o menu, e ao experimentar a combinação de sabores, é sentir o tanto que deu certo. Fiz um risotto de pato, com ele fiz um Arancini (croquete de risotto) e servimos com uma Confit de Kir Royal. Olha a forma de apresentar, que lindo!

.

Croquettes de riz à la viande de Canard Confit de Kir Royal

Croquettes de riz à la viande de Canard . Confit de Kir Royal

.

Francês sem escargot não é francês!!!

Existem as conchas, pratos, pinças e garfos corretos para servir escargots. Seis é a quantidade mínima. Mas no meu caso, como ainda seriam servidas outras coisas, foi preciso reduzir as quantidades a favor da variedade. Então, aproveitei essas conchas lindas que a Juliana Nunes me deu…. E usei as pinças e os garfinhos para servir apenas um escargot por pessoa. Ah gente!!!… mais uma vez, ficou lindo!

.

Escargot de Bourgogne

Escargot de Bourgogne

.

No restaurante Maison de la Truffe tem uma entrada que é simplesmente inacreditável. É uma galantine (tipo uma gelatina natural feita a partir do consomée saborizado, neste caso usei o vinho madeira) que envolve trufas e uma gema de ovo mole. MOLE. Estou falando sério! Não deu certo na primeira vez que tentei fazer essa receita. Desta vez tive sorte e ficou sensacional. A foto… bem…, a foto nem tão sensacional, mas vocês me perdoem, ainda estou de aprendiz de fotógrafo.

.

Ovo perfeito com Trufas em Gelée au Madère

Ovo perfeito com Trufas em Gelée au Madère

.

Sempre, depois de sabores forte, é bom oferecer sorbets.

.

Sorbet

Sorbet de fruta do Conde

.

Vocês já devem ter visto essa mini pera. Super fofa! Cozinhei no espumante e servi com mini vol-au-vent e um azeite super, mega especial que comprei em Salzburg. E a nossa pimenta biquinho. Não ficou demais?

.

Mini Pera com L'huile de pépins de citrouille da Stiria Vol-au-vent com Roquefort

Mini Pera com L’huile de pépins de citrouille da Stiria . Vol-au-vent com Roquefort

.

Esse vinho maravilhoso foi nossos amigos Letícia e Ingo que nos deram de presente. É um vinho alemão que deve ser harmonizado com sobremesa, queijos azuis ou foie gras.

.

Vinhaço!

Vinhaço!

.

Não preciso descrever esse próximo prato. Só digo que foi o DiluciouS do dia. ES-PE-TA-CU-LAR!!!!!! Apesar do macaron não ter dado certo, o gosto ficou sensacional. Se eu não fosse tão cara de pau, deveria criar um nome tipo: Falso Macaron!

.

Macaron e Foie Gras em compota de Limão siciliano com Brotinhos Confit de figues

Foie Gras dentro da compota da casca de Limão siciliano com Brotinhos. O “falso” macaron (hehehe) foi recheado com Confit de figo 🙂

.

Nesse próximo, coloquei um lâmina de pão preto com castanha, pepino agridoce e crisp de alho poró no fundo do prato. Na hora de servir, levamos a bisque de lagosta numa chaleira e com isso, fizemos uma alusão ao gazpacho. Ficou super bacana!

.

Bisque de lagosta Pão preto com castanha . Concombre aigre-doux . Crisp de Alho poro

Bisque de lagosta . Pão preto com castanha . Concombre aigre-doux . Crisp de Alho poro

.

Copiei o pure de cenoura do Henrique Gilberto. Ele fez no aniversario da Ju Nunes veja mais aqui É uma coisa de bom! Se ele permitir vou dar a receita.

.

Vitela a baixa temperatura Shiitake Purée de carottes aux Epices Farofinha de amêndoas epicée

Vitela a baixa temperatura . Shiitake . Purée de carottes aux Epices . Farofinha de amêndoas epicée

.

Nessa hora que podemos dar o exemplo que nem tudo são flores, né gente? A sobremesa ficou deliciosa, mas a aparência!! Péssima hehheee E nem ligo, porque sei que isso acontece com todo mundo, até com os chefs

.

Flan de Châtaigne Crème anglaise

Flan de Châtaigne . Crème anglaise

.

Esse quindim é do Cosme. Sem defeito! O Macaron é meu. Aquele “falso” com defeitos! kkkkkk Um dia vou aprender a fazer macaron. Dorinha veja mais aqui, professora de culinária prometeu me ensinar. Vou cobrar!

.

Quindim

Quindim e Macaron

.

Espero que tenham gostado! A minha intenção em colocar um ingrediente diferente junto com um prato que o tenha usado é para quem não conhece. Se tiverem oportunidade, tentem conseguir o Apéritif a là Truffe. e se quiserem me sugerir qualquer ingrediente para ser investigado… estou as ordens!

.

Olha que “Tchuco” o que tive de retorno da “falsa” francesa:

Obrigada amiga!

Obrigada amiga!

.

aaaa

Se quiser receber um e-mail avisando quando publicamos novo post, por favor, deixe seu email aqui. Obrigada, Dilu

BBB

Você poderá gostar de:

23 comentários em “APÉRITIF À LA TRUFFE PARA BRINDAR UMA “FRANCESA”

    • Lucia minha linda querida que me esqueceu depois desse trabalho (estou com ciúmes… rsrssss) Acabei de falar com a Patricia para combinarmos em março. Vê o dia que for melhor para você e daí, combinamos.

    • Patricia querida, estou te devendo esse macaron. A vc, a Lucia e a minha nova amiga da “mitologia grega”, diga a ela que não me esqueço dela de jeito nenhum. Vamos combinar pra março, ok?

  1. Dilu, interessante, embora, confesse, muito requintado de A a Z, prá mim, em todos os aspectos, tudo no mesmo evento, me passou algo um pouco “over”. Mas muitas idéias bacanas. Em matéria de comida francesa eu sou mesmo fã da comida de bristôt. Ah e estou esperando os posts da sua seção mesa mineira. Adoro!

    • Vera, obrigada pelo seu retorno. Quero sempre te ver por aqui, pois críticas como a sua, altamente construtivas, fazem o blog evoluir e atingir seu objetivo.

      Sou uma cozinheira extremamente curiosa e exigente, gosto de estudar, adoro criar, e sempre idealizo pratos que saiam do lugar comum. Em nome disso, tento oferecer o meu melhor dentro de experimentos onde acredito, agregam ousadia positiva à cozinha. A intenção é mesmo expor ingredientes primorosos que sintonizem com o padrão Dilucious, e/ou que aliás, façam o blog mostrar a que veio.

      Além da comida mais elaborada, mais sofisticada, também como você, adoro comida de bistrô, que é completamente diferente dessa que ofereci à minha amiga. Prometo fazer uma matéria sobre esse assunto.

      Quanto ao “over”… Hummm… Felizmente, ainda teremos muitas outras boas conversas a esse respeito rsrsss Com o tempo, você vai ver o porque.

      Bjss, Dilu

      • Bj Dilou. Que bom que retornou, depois fiquei pensando se não poderia ser mal interpretada ou não teria sido indelicada no meu comentário. Mas gosto desta troca. E percebo sim que seu blog tem uma proposta de nos trazer coisas inusitadas, um olhar bem específico sobre o tema, que aliás, me mobiliza. Gosto de vir aqui, gosto de ler você e bom que, o facebook me avisa sempre dos seus posts por isto vamos sempre nos falando. bj e dia bom pra ti.

        • Vera, não se preocupe, pelo seu jeito de escrever, percebo que vc não seria indelicada, também… nem teríamos motivos para isso. Hoje postei uma receita mais simples super gostosa e versátil. Se você também gosta de cozinhar experimenta fazê-la e depois me conta. Bjs querida

  2. Só conhecendo de perto,pra ter ideia da sutileza,da sensibilidade ao misturar diversos ingredientes, e fazer com que cada mini porçao dessa fique com sabor inesquecivel,e com gostinho de quero mais.

  3. Good day! This is my 1st comment here so I just wanted to give a quick shout out and say I truly enjoy reading your blog posts. Can you recommend any other blogs/websites/forums that go over the same topics? Thanks for your time!

Deixe seu comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CyberChimps