ENTRE TAPAS E BEIJOS

Não falei que tomei gosto pela coisa? Rsrssss… Olha eu aqui de novo “tapeando”… ops… papeando com vocês e mais uma vez, postando! Acabei o último post veja aqui dizendo que o de hoje será… ENTRE TAPAS E BEIJOS! Engraçado esse título né?? A palavra “tapas” dá um monte de interpretação. Mas na Espanha, o que atende pelo nome de tapas, são pequenas porções, servidas com a sugestão de serem partilhadas. Por serem pequeninas, as típicas tapas “tapeam” o paladar sem afetar o “entusiasmo” para o prato principal. Mas estou aqui fazendo uma paródia, aproveitando para passar pra vcs, experiências em alguns restaurantes de tapas que estivemos aqui em Barcelona, tudo ENTRE TAPAS E BEIJOS! Olha que essa expressão pega!

.

ENtre tapas e beijos

Por Dorinha Bartolomeo.

Hoje começo com o Cuines, que fica no mercado Santa Caterina, renovado em 2005 por dois arquitetos tops. Só pelo mercado, vale uma visita.

Cuines Santa-Cat

Cuines Santa Caterina

Cuines

Cuines

Os ambientes são super bacanas. Propícios aos tapas e beijos…

ENTRE TAPAS E BEIJOS...

ENTRE TAPAS E BEIJOS…

No verão, são colocadas mesas na calçada e ainda existe a opção de ficar no bar, que é mais simples, fica bem na porta do mercado e onde também são servidos pratos do restaurante, mas, os tapas são os mais pedidos. Só que, neste caso, prefiro ficar dentro do restaurante.

Cuines

Cuines

Cuines

Cuines

CUINE significa cozinha em Catalão. Eles colocaram a letra S, pois servem quatro diferentes tipos de cozinha. Asiática, mediterrânea, italiana e vegetariana. O cardápio é muito legal e ainda tem as sugestões do dia.

Cardápio do Cuines

Cardápio do Cuines

cuines_Fotor_Collage

Cuines

Cuines

.

Falando em mercado, não poderia deixar de mostrar o mais antigo (1836) e talvez, o mais famoso, La Boqueria. Quando foi inaugurado, funcionava como uma feira ao ar livre. A atual estrutura metálica foi colocada em 1914, transformando o local no mercado que é hoje.

La Boqueria

La Boqueria

Super legal, mas apinhado de turistas. Mesmo assim, tem de conhecer, pois o astral do espaço é muito bacana. Para comer, escolheria outro lugar, mas se resolver ficar, tem o BAR CENTRAL, que é gostosinho…

La Boqueria

La Boqueria

.

Gente… mercado lindo é o ST ANTONI, construído em 1872. Pena que no momento está sendo restaurado, mas daqui a alguns meses, vale muito uma visita.

St Antoni

Mercado de St Antoni em obras

St Antoni

Mercado de St Antoni em obras

.

Eu estava voltando do Arc de Triomf e Parc de la Ciutadella – lugares maravilhosos de Barcelona que valem uma visita, quando encontrei a maior novidade do momento: CENTRO CULTURAL MERCAT El BORN CC…

Mercado EL BORN CC

EL BORN CC

El BORN CC

El BORN CC

Como o mercado estava paralisado há mais de 20 anos, resolveu-se construir ali uma biblioteca.

EL BORN CC

EL BORN CC

No início das obras de restauração, 1999/2000, descobriu-se que o mercado estava em cima de ruínas medievais, que datam antes da guerra da Sucessão Espanhola (1701/1714).

Sítio arqueológico

Sítio arqueológico

Parou-se a obra para repensar o que fariam com essa novidade. E para nos deleitar, se transformou em um centro cultural fabuloso que inclui 4 salas de exposições, um sítio arqueológico e um restaurante com receitas históricas da Catalunha. No menu do restaurante, se conta a origem de alguns pratos.

EL BORN CC restaurante

EL BORN CC restaurante

O MERCAT DEl BORN inaugurado em 1876, foi o primeiro mercado coberto com estrutura de ferro e vidro em Barcelona. Essa construção conferiu à cidade ares de modernidade. Muito bacana!

EL BORN CC

EL BORN CC

.

Uma amiga me falou de CIUDAD CONTAL, que por maravilhosa coincidência é do mesmo dono do CERVESERIA CATALANA (lembra do post?, se quiser rever clique aqui) e tão bom quanto. Uma ótima dica!

.

Aqui em Barcelona acontece uma coisa muito interessante: pessoas idosas vão ao balcão, pedem uma “caña” (chopp), comem um ou dois tapas e vão embora. Um dia fiquei conversando com uma senhora que conheceu o Brasil, e foi nos lugares mais inóspitos, alguns eu não conheço… Ela, logicamente, me falou de lugares ótimos perto de Barcelona, que ficarão pra próxima viagem e, quem sabe, um novo post, né Dilu? Claro que será também ENTRE TAPAS E BEIJOS!

ENTRE TAPAS E BEIJOS

ENTRE TAPAS E BEIJOS

 

aaaaOiiiê, se quiser receber um email avisando quando publicamos um novo post, por favor deixe seu email aqui. Obrigada, Dorinha

BBB

Você poderá gostar de:

14 comentários em “ENTRE TAPAS E BEIJOS

  1. Adorei ” ENTRE TAPAS E BEIJOS ” !Tapas podem ser deliciosos mas , os beijos são melhores ! Beijos de cabeça para baixo , ameeeii ! Lindo post … Parabéns Dorinha . Vou fazer no final de semana , animei experimentar , vou fazer e te conto . Beijo querida , astral maravilhoso , amei.

  2. Dorinha, eu e meu marido e mais um casal de amigos, vamos pra Espanha, na regiao do norte. Vc sabe me dar umas dicas bacanas, nem muito de restaurante não, a gente quer mais é lugar bonito pra gente conhecer. A gente vai chegar e alugar um carro em Madrid e rodar e voltar pra Madrid pra entregar o carro e voltar pro Brasil. Um abraço

    • Helena, infelizmente ainda nao conheço essa região. Mas quando for, quero conhecer San Sebastian, Bilbao, Salamanca, Montserrat. A Dilu conhece bem. Beijos e ótima viagem!!!

  3. Barcelona é um lugar fantastico. Eu conheço mui pouco do resto da Espanha mas como virou O lugar da gastronomia, a gente pode literalmente juntar a fome c a vontade de comer hahahaa

  4. Barcelona realmente tem otimos lugares, pena que nao consegui ir no Mercado Santa Catarina porque era feriado e nem nas Champanherias que sao super requisitadas pois estavam de ferias.Mas em uma proxima oportunidade.Fiquei so no Tapas sem beijos e para acompanhar um Vinho Rosê porque o calor estava convidativo.Bjos…

Deixe seu comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CyberChimps