Bichinho, AQUI TEM FADA!

Bichinho bem vindoAqui tem fada! Foi essa a frase que nossa amiga suiço/brasileira soltou logo que entramos na loja de Rita Lessa, em Bichinho, a sete quilômetros de Tiradentes. Fada… pequena fulaninha que possui varinha de condão, símbolo da inocência, da infância. Fada… a que nos faz ter o anseio de buscar a criança que fomos um dia, aquela que desafiava a imaginação. Sim queridos, Bichinho tem fada sim. Mas onde tem fada, tem outros seres encantados. Tem também bruxa, bailarina, boneca, trapezistas, flores, gnomos, amor, fé, cores, sabores e muito mais. Tudo aos pés da magnifica Serra São José.

.

Bichinho Boi

.

Bichinho, AQUI TEM FADA!

Por Dilu Bartolomeo Villela

Bichinho por rita lessa

Rita Lessa é “dessas gentes raras” que por si só merece um post. Um post não, vários, e eles virão, aguardem! Você “não tem ideia do que seja essa adorável criatura”, mas por ora deixo aqui apenas uma pequena amostra do que essa fada é capaz de criar. Sim Rita, eu sei, seu “coração é fraco fraco!….guenta não”. Mas “guenta” essa!

Loja SENHOR DO BICHINHO de Rita Lessa

Loja SENHOR DO BICHINHO de Rita Lessa

.

Assim posso mostrar como me sinto por estar aqui…

bichinho eu alegria

A boneca simboliza a essência da familiaridade, da ternura e da maternidade. Além de companheira, conta um pouco as lendas do lugar onde é criada. Depois de adquirida, penetra num mundo de fantasia onde sua doninha (ou mãezinha) conta estórias e histórias, que enternecem os corações envolvidos!

IMG_9458

E bonecas usam bolsas, para carregar toda a sorte de bagagem, fica a seu cargo imaginar o que vai lá dentro! Se quiser, escreva nos comentários rsrssss….

 Bichinho bolsinha

.

No “céu”, terreno mágico e habitado por personagens “voantes” que dão saltos mortais, surgem, entre a força e a fragilidade, trapezistas! Será que estes seres pendurados e anônimos desejariam descer do mundo suspenso e viver uma vida normal? Será que eles são felizes ou será que gostariam de transformar seu mundo anônimo em outro de convívio, com os pés fincados na terra? De preferência, terra com um nome tipo… Bichinho!

malabaristas_Fotor_Collage

.

Contam que a pipa foi criada na China. Pelo ponto de vista simbólico, além de adornar, fazer acrobacias, mapear os céus, elas eram empregadas como oferendas aos deuses, mas dizem que, afora fábulas, lendas e crenças, as pipas eram a continuação das mãos, querendo tocar as ilusões…

bichinho pipa

 .

Dança é a manifestação da alma feminina e é quando cada parte dela desvenda expressões… O corpo faz curvas desenhando o equilíbrio e a harmonia. Os movimentos são capazes de representar e celebrar a alegria de ser mulher.

Bichinho fredolina papier marche

.

Por si só, a flor é a incorporação da natureza e traz consigo a mensagem dos nobres sentimentos.

Bichinho flor.

As flores sempre demonstram a importância do outro e fazem com que, o dia de quem as recebe, seja mais alegre e harmonioso. E assim se constrói uma linda relação!

flor na bota

Bichinho mapas_Fotor_Collage

Loja Fredolina desse casal mais fofo e super criativo

Loja Fredolina desse casal mais fofo e super criativo, que coloca flores dentro de uma bota no jardim da sua casa/loja

.

Ao homem foi entregue a terra, e coube a ele tratá-la com amor, com respeito. Coube a ele gerar frutos e misturar as cores da terra fazendo brotar arte na vida e vida na arte.

bichinho cores da terra_Fotor_Collage

.

E há os que, na arte, vislumbraram um sonho, o de trabalhar naquela terra e dela tirar o sustento e ser um ser feliz, um ser risonho, um ser de bem com a vida.

fulano_Fotor_Collage.

Assim posso demonstrar o quanto estou…

bichinho eu feliz

.

Meu Deus! Até esse bichão tem no Bichinho! Eu pensava que os dinossauros estavam ligados a um passado distante e misterioso, de um Mundo Perdido. Mas não… Ele encontrou aqui, um mundo encantado e sem mistérios, onde o passado convive harmoniosamente com o presente.

Bichinho bichao

.

Os gnomos, também chamados de encantados, são pequenos humanoides que vivem sob a terra, em minas ou em ocos de troncos de árvores, onde guardam seus tesouros. Quem nunca os viu, precisam vir a Bichinho, porque aqui, eles vivem livres e felizes, observando toda a gente.

Bichinho bonequinhos sentados.

Ah, as mandingas! Para criar os seus próprios fetiches… opsss… feitiços, é preciso aceitar, sentir, experimentar, provar, apreciar, cantar e encantar sua vida como elas, as bruxas… Aqui tem tudo isso, tente!

bruxa bichinho.

Fé: confiança, crença. Sentimento contrário à dúvida. Esperança de que algo vai mudar de forma positiva, sempre para melhor. Presente em cada conversa, querida em cada pensamento, adquirida em cada passo.

Bichinho igreja

.

Os rituais à mesa patrocinam alianças e as diferenças culturais são poderosas por colaborar nessas uniões. “Comer não é apenas um modo de se manter vivo e aplacar a fome, mas também um meio de comunicação e forma de obter prazer.”

Alegro - Uma paradinha porque ninguém é de ferro!

Alegro – Uma paradinha porque ninguém é de ferro!

bichinho alegro

Alegro - Uma paradinha porque ninguém é de ferro!

Alegro – Uma paradinha já que ninguém é de ferro!

Atelier da cerveja placa_Fotor_Collage

Atelier da Cerveja

Outra paradinha, já que ninguém é de ferro (2) rsrrssss….. Atelier da Cerveja

.

Em meio a tudo isso, êta natureza admirável – cenário povoado por indivíduos primorosos que apresentam uma obediência ao espírito criativo, cerne da tradição de Bichinho.

Bichinho casa

Bichinho poste

Bichinho rua

.

Poderia ficar aqui falando as maravilhas desse pequeno tesouro enfiado bem no meio das montanhas. Mas fico pensando que talvez você ache que estou exagerando. Vou deixar o resto para você descobrir.

Bichinho bem vindo_Fotor_CollageBichinho casa pintadaBichinho vasos_Fotor_CollageBichinho fredolina bicicletacanon_Fotor_CollageCruzBichinho museu do automovel_Fotor_Collage

.

Só posso agradecer a todos que participam dessa cidade, com muito…

Bichinho eu amor.

Amigos, dêem-se de presente uma viagem ao Bichinho. É bem provável que lá, você descubra a bucólica beleza da humanidade e se, assim como eu, com ela se apaixonar, poderá trazê-la para compartilhar com outros, talvez os “não mais bucólicos habitantes dessa terra”, colocando-os para partilhar a dança, os movimentos, as cores, os sabores, a acrobacia dos trapezistas, as fadas… ou a magia de tudo isso!

.

aaaa

Se quiser receber as atualizações do Dilucious, clique aqui

BBB

Você poderá gostar de:

32 comentários em “Bichinho, AQUI TEM FADA!

  1. Estou totalmente conquistada… em todos os anos que fiz faculdade em Belo Horizonte e estágio no escritório do Dr. Paulo André Rohrmann era cliente habitual de Tiradentes, vi nascer a Pousada Três Portas. A Pousada Solar da Ponte era o “must” do momento. A minha querida irmã que tanto adora a Oficina de Agosto e muito tem me mostrado desta linda cidade nas suas aquisições que embelezam a sua casa. E agora a Dilu com chave de Ouro me encanta com suas imagens e doces palavras. Obrigada por me rememorar tão feliz período de minha vida. Diverte e continue nos transmitindo toda esta beleza…. em tempo e respondendo ao desafio fico imaginando que na bolsa das bonecas só podem estar estrelas de todas as cores que representam a alegria, o amor, o fascínio que tanto inspiram esta loja Solar do Bichinho. beijo, Mônica Leite de Campos

    • Ai que lindo, Monica, fiquei arrepiada com seu comentário, lindo (ao citar a alegria, o amor e o fascínio), sensível (ao colocar estrelas dentro da bolsa), saudoso (ao rememorar o feliz período da sua vida) e mais uma vez, pude perceber a Monica que tenho tão agradavelmente conhecido.
      Obrigada JUNIA por nos ter trazido essa pessoa adorável!

  2. Adorei!!!
    Você, como sempre, consegue colocar em palavras sentimentos e emoções com perfeição..
    Adoro Bichinho! Adoro todos as lojinhas e ateliês, adoro as coisinhas da Rita Lessa!
    Realmente um passeio imperdível e inesquecível.

    Bjooosss, Dilu!!!

    • Valerie, amor de minha vida! Ontem eu estava passeando com o Duke e pensando em você, não sei porque me vieram seus escritos no pensamento lá no meio da rua. Não entendo como você, que escreve tão bem, ainda não tem algo no IT AMIGOS, sendo que somos tão mais que IT AMIGAS. Sim fia querida, me peguei me perguntando como ainda não ganhamos, os leitores e eu, um daqueles criativos e super gostosos textos. Esperando….

  3. Parece que o tempo parou na eternidade da doçura e da contemplação!
    Com os dias de hoje tão conturbados e cheios de informação, ao ler este post senti como que admirando uma paisagem.
    Delícia de tempo que anda parado, de poesia em forma de delicadeza, de criatividade estampada em formas e cores.
    ADOREI!!!!

    • Ai Junia, fiquei arrepiada com suas palavras, que lindo! Elas deveriam estar lá no texto, como você escreve bem amor, obrigada!

    • Uma hora vamos combinar de irmos juntos Leninha, e descobrir as delícias da mesa. Ou quem sabe várias matulas e direto pegar a Maria Fumaça, tendo na bagagem, escondido um frango com farofa no isopor? Ai meu Deus, quanta lembrança boa!

  4. Dilu, sempre falo que na próxima encarnação quero ser acrobata do Cirque de Soleil pelos cenários, figurinos, maquiagens e magias que me transportam para um mundo especial, Bichinho tem esse poder sobre mim, lá me sinto dentro das páginas de um livro mágico onde brinco com os personagens! Fico tonta, não sei quem escolho para brincar e não consigo parar de olhar, ver e deslumbrar! Lá quero ser tudo! Marceneira, ferreira, escultura, desenhista, pintora, ceramista, mas…fico muito feliz em ser simplesmente espectadora de maravilhas!

    • Mas bem que sua maravilhosa arte poderia estar no meio de toda aquela maravilha, não é Polinha? Imagina ter uma loja como a da Rita Lessa… nossa… seria uma maneira de completar tudo aquilo, pensa nisso!

  5. Eu simplesmente adorei tudo, tudo, tudo, que post lindo! Lindo! Eu fico aqui com vontade de ficar repetindo lindo lindo lindo…………

  6. O Brasil tem lugares fantásticos, e Bichinho é um deles. Parabéns pela forma como vc colocou essa cidade simples, porem cativante.

    • É verdade Viviane querida, pena que o turismo brasileiro é tão caro, o governos não colabora, é de difícil acesso e o brasileiro que o explora não sabe aproveitar tanto quanto deveria. Vou te contar uma coisa: você acredita que gastamos 6 horas para chegar em Tiradentes? Ficamos praticamente parados na estrada por quase duas horas, porque resolveram fazer uma obra no dia do feriado… Aí como o horário extrapolou, tivemos de almoçar num posto da estrada. Pode?

  7. Eu acho que esse foi um dos posts mais bacanas que eu li aqui no dilucious. Fazer coisa bacana com coisa sofisticada e chic é fácil, agora fazer um post lindo desse com um lugar mais simples… só você Dilu, parabéns!

    • Ô amor, obrigada! É aquela coisa do vinho, né? Vinho caro tem obrigação de ser bom, difícil é o tal do custo benefício… rsrsrsss Gostei demais de seu comentário, criativo, parabéns!

  8. Diluzinha, já fui a Bichinho e não “vi” nem a metade do que você viu e contou aqui.
    Preciso aprender a ver as coisas como você as vê.
    Estou no caminho.
    Bjosss.

    • Amor, talvez vocês tenham ido há mais tempo e hoje está tudo bem diferente. Mas de qualquer maneira, é uma boa desculpa para planejarmos, topo demais da gente combinar de ver tudo isso juntos, que tal?

  9. Eu vou sempre a Tiradentes, e consequentemente, a Bichinho, que é uma cidade especialíssima. Pena ter muitos lugares para comer (de qualquer jeito), mas poucos pra comer bem. Todo mundo enche a boca pra falar do Tempero da Angela, eu não acho um lugar bacana. Monta um restaurante lá Dilu, “fica a dica”!

    • Ah amor, restaurante realmente não está nos meus planos. Amo cozinhar, adoro comer, mas sei o quanto é difícil.

      Realmente a questão gastronômica ainda está bem longe de ser a ideal. Passamos no Tempero da Angela, a comida não sei, mas o espaço também não me cativou. Com tanta vista maravilhosa… talvez eles deveriam aproveitar melhor esse presente de Deus. Juntar a “fome com a vontade de comer”.

  10. Bichinho realmente é tudo de bom! Estive lá há quinze dias com uma turma de gaúchos que ficou encantada com tudo, nunca ouvi falar de alguém que não gostou. Achei a dica acima, sobre o restaurante, excelente. Eu não só aprovo como serei frequentadora assídua e ajudo a divulgar.
    Abç.

    • Ah Marcia, é tão bom ouvir isso. Os nossos visitantes precisam ter do que se lembrar e levar para sempre na memória. Ontem jantamos com o casal que foi conosco, e ainda outro casal. O suiço é apaixonado por fotos e faz vários filmes dos lugares por onde passa. Você precisa ver que coisa maravilhosa o filme que ele fez de Bichinho e Tiradentes.
      Querida, adorei por sua participação, efetiva, né? Um grande beijo de agradecimento!

  11. Olá Léo, me desculpe não ter te respondido antes, mas só hoje estou vendo seu precioso comentário. Foi ótimo você ter colocado o link, porque na realidade, o Dilucious nem sempre é um blog informativo, às vezes todos que colaboram com ele, caem num lado meio “viajandão”. Você deve ter reparado nesse texto sobre Bichinho, cidade mágica… rsrsrsss

    Sinta-se à vontade para nos informar tudo que for interessante, nós adoramos saber.

    Um grande abraço de agradecimento

  12. E eu adoro a Rita…
    E tudo que vem dela, seus desenhos,suas belas escritas e seu carinho… E como chora essa criatura que encanta a todos qua a conhece.❤️
    E o coração maior que ela.

Deixe seu comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CyberChimps