Macaron de Lavanda por Jordi Roca

Difícil finalizar a matéria do DEGUSTA sem ressaltar Jordi Roca, que com certeza ficará na história, fazendo jus ao prêmio de melhor confeiteiro do mundo desta década. E um de seus “preparos”, talvez o mais delirante, ficará na história do El Celler de Can Roca, quiçá, na da gastronomia: Helado de masa madre. “Preparo”? Não seria bem isso, mas como batizar algo que chega à mesa se movendo, pulsando de forma rítmica, respirando? Dizer que é uma sobremesa seria colocá-la num lugar comum e definitivamente, não é o caso. Sim, “a E.T.” chega literalmente com vida, parecendo querer caminhar rumo ao conviva e cativá-lo. (no post Y COMIENZA EL FESTIVAL! que postarei na quarta, dia 3/12, será possível vê-la em vídeo). Para a coluna de gastronomia do jornal, eu pretendia dar essa receita, mas ela é, e demanda ingredientes tão complexos, que preferi algo que todos adoramos e é bem mais simples de fazer: MACARON.

Jordi Roca, o melhor confeiteiro do mundo, e eu 

Jordi Roca, o melhor confeiteiro do mundo, e eu

.

MACARON DE LAVANDA por JORDI ROCA  

Macaron

Foto do Macaron feita no El Celler de Can Roca

PARA A MASSA 100 g de claras . 40 g de açúcar / 100 g de farinha de amêndoas / 175 g de açúcar de confeiteiro

Preparo Bata as claras em neve e acrescente o açúcar. Quando estiver rígida, adicione a farinha de amêndoas e o açúcar de confeiteiro, passando-os pela peneira. Mexa delicadamente. Com ajuda de um saco de confeitar, coloque os círculos da massa em um papel manteiga. Deixe-os secar e depois coloque-os no forno a 180oC até que tomem cor.

PARA O CREME DE LAVANDA 200 g de leite / 200 g de creme de leite fresco / 10 g de Flores comestíveis de lavanda / 50 g de açúcar / 100 g de gema / 40 g de maizena

Preparo Ferva o leite e o creme de leite. Desligue o fogo. Coloque a lavanda, tampe e deixe em infusão por 5 minutos. Misture o açúcar com as gemas e a maizena. Coloque no creme de leite e aqueça suavemente, mexendo sem parar, até adquirir densidade. Passe pela peneira. Reserve.

MONTAGEM Coloque o recheio de lavanda entre dois círculos da massa. Pulverize com flores de lavanda para enfeitar e sirva.

BAIXAR RECEITA

VER MATÉRIA DO DEGUSTA 

A foto fui eu quem fez para lustrar a matéria. Linda também, não é?

A foto fui eu quem fez para lustrar a matéria. Linda também, não é?


.

aaaaSe quiser receber as atualizações do Dilucious, cadastre-se aqui. Obrigada, Dilu

BBB

Você poderá gostar de:

2 comentários em “Macaron de Lavanda por Jordi Roca

  1. Agora você mexeu comigo. rsrsrsr Lavanda eh uma coisa que adoro na gastronomia. Muita gente assusta quando eu falo que uso lavanda fresca em varios temperos. Adoro lavanda no martini, na sangria, no azeite… Bom demais. Alem de trazer um sabor com frescor, eh um santo remedio para enxaqueca.

Deixe seu comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CyberChimps