O strogonof não morreu!

LúcioDilu, fico querendo te convidar pra ir na minha casa, mas sem saber o que cozinhar pra você, que é tão chic.

FernandoNu, eu nem tento!

Eu – Ahh que delícia, vou adorar! Só de encontrar vocês, já é ótimo! Então… “fica a dica”… rsrssss..: se existe um trem bom, esse trem chama strogonof !

Lúcio – Ah nãooo Dilu! Você tá falando daquela coisa de filé, manteiga, cebola, conhaque, creme de leite e catchup? Isso nem faz parte da alta gastronomia.

EuAmor… Mas eu gosto mesmo é da baixa.

Amiga desconhecida – Strogonof? Nem morta! Nossa, mas ele nem existe mais, morreu faz tempo!

EuUé… Morreu? (ouço minha voz sair meio sem graça e penso: mas como morreu se ele vive indo lá em casa?)

Amiga desconhecida – Noooossa! Amiga, você que tem até blog de gastronomia, é toda isso e aquilo, não sacou até hoje? Nemmm!!!!

Eu – Não saquei… O quê? 

Amiga desconhecida – Afff! Que o strogonof é coisa do passado, é brega. O strogonof morreu de velho! kkkkkkkkk… Demorô! – e com cara de moderninha, se vira para os meus amigos e diz: a Dilu tá out of date! kkkkkk….….

Quase choro pelo recém “morrido” e chego a questionar o motivo de eu não ter ido ao enterro, já que amo… Amo? Ou amava? Sei não! Amo o sabor do… strogon…. Ai meu Deus, mas o sabor tá vivo, bem gostoso, com o conhaque cheiroso, com batatinha palha feita no dia (guardada não rola… nem é culpa dela, já que tem o mau costume de rançar), cogumelos frescos de Paris (alguma coisa tinha de ser chic, né?) ao invés dos conservados. Olha… é tudo IN OF DATE! rsrssss…. Será que existe essa expressão? Se não, passou a ser o novo nome do strogonof, já que o correto mesmo é stroganov – viu, minha amiga chata desconhecida?

Eu pensava que o stroga era bom só pra comer, mas com a ajuda da minha amiga desconhecida, fiquei imaginando: lá pelos  anos 70 o prato deve ter “se achado” de tal forma, que entrou pro mundo fashion, e de lá, acabou no submundo… E agora, anda na fase “PROCURA-SE”.

Acabo de me lembrar do “surô não sei o quê”… Se não me falha a memória, é Surokôase… (depois corro no São Google para ver como se escreve corretamente). Mas então… me lembrei do surô para tentar salvar seu primo pobre, o strogonof, já que pegou fama de demodé. É injusto, pois as pessoas adoram, só o encontram em casa e o comem quase que escondidas. É só lançar a moda do tal surôkoise, que nada mais é que um delicioso strogonof metido a besta… Acho que assim ressuscito a coisa!

Só mais um lembrete, se minha amiga desconhecida for na sua casa, você pode dar um ar chic, ou IN, no strogonof. Ela vai até achar que “agora é moda” e ainda vai voltar pedindo desculpas, doida pra reaver o tempo perdido. Para isso, você deve sair dos velhos padrões de estética, tal qual o da foto aí em baixo. Enfeite a mesa, arrume pratos lindos, sei lá! Ou… Tchãn nã nã nã… Sirva o arroz em forma de pirâmide, que simboliza fartura e fertilidade. Hummm… Quem deseja mais que isso, algo que nos remeta a outros patamares? A propósito, custei mas achei o tal “surô não sei o quê”. Na realidade, seu nome correto é Emincé à la Zurichoise. Chic né? Difícil de pronunciar… mas facílimo de fazer e perfeito para lembrar que o strogonof não morreu!

.

Bem queridos, depois dessa, virou “última moda” juntar os amigos na cozinha e eleger um belo STROGONOF para prato principal, ainda mais se for preparado a seis mãos!

Eu
Eu
Lúcio Portella
Lúcio Portella
Fernando
Fernando Pio
Lucio, eu e Fê
Lucio, eu e Fê

strogonof lucio, eu e Fe

strogonof flambando menor

strogonof flmbando

Eu
Eu
Salada com alface fresquinha tirada da horta na hora do almoço. Um must!
Salada com alface fresquinha tirada da horta na hora do almoço. Um must!
A
Belíssimo Arroz
Batata palha crocante e cheirosa...
Batata palha crocante e cheirosa…
Strogonof - Chic dos úrtimo!
Strogonof – Chic dos úrtimo!

strogonofe

VER RECEITA

aaaa

Se quiser receber as atualizações do Dilucious, cadastre-se aqui. Obrigada, Dilu! 

BBB

35 comentários em “O strogonof não morreu!”

  1. Porque não participei deste strogonof???? Snif snif!!!! Da próxima quero participar . Aqui em casa temos um almoço nas sextas onde sempre querem comer strogonof! Não e Lúcio Portela!!!

    1. Hummmm Rose! Vcs fizeram falta mesmo! Ah que pena, Lucio poderia ter chamado vcs, a Angela iria adorar. Qdo vc quiser me chamar, eu faço o stroga pra vcs na sexta kkkkkkk OBA!

    1. Vamos combinar de fazer Ana Lucia, só de encontrarmos já vai ser muito bom, ainda mais com strogonof… Relembrar os velhos tempos, tanto tempo que vcs não vêm aqui! Bjs amor

  2. Vera das Alterosas

    Amiga, rindo aqui. Vc escreve e eu vejo a cena. Dilu, deixa eu perguntar aqui , discretamente kikiki. Coquetel de cámarão morreu? Se morreu, deixou algum parente próximo? Bjk

    1. kkkkkkkk Outro dia eu fiz uma “REELEITURA” do coquetel de camarão, mas com aquele jeito chic de ser kkkkk
      Mas nesse dia do strogonof, nós combinamos de voltar com todos esses pratos: o próximo será O DIGNÍSSIMO ARROZ DE FORNO. Depois entraremos com a INCRÍVEL CARNE DE PANELA, não esquecemos da DELICIOSA MAIONESE COM CEREJA E FIOS DE OVOS (aff que delícia), e até onde conseguimos lembrar, com o FABULOSO COQUETEL DE CAMARÃO fechando com chave de ouro. Tudo tendo como entrada os DIVINOS CANAPÉS, batatinhas no vinagre, ovos de codorna (adoro), sanduíches de sardinha em lata , eu já era prafrentex e fazia com atum, creme de leite sem soro, nozes picadinha, gengibre e temperinhos, uma delícia, aliás, faço ate hoje com lâminas de cebola e azeite de limão, e dou o nome de Rillete kkkkkkkkk…. uma maravilha http://dilucious.com.br/?p=1333, espetinhos de salsicha e picles no abacaxi, sem “SACANAGEM”!!!!! kkkkkkkkk
      Ah, tudo acompanhado com PONCHE, que hoje chamamos de CLERICOT pra ficar mais chic, lembra? http://dilucious.com.br/?p=533

      1. Vera das Alterosas

        Dilu, to dobrando de rir aqui. Descobri que minha família era a “breguice” culinária desenhada. Tudo que falou era chic no último em nossa casa. Deu uma saudade….Almoços Retrô! Isto dá um post.Arroz de forno lá em casa era diferente dos outros. era um arroz com molho de alguma sobrinha, queijo ralado , enfeitado com ovos e levado ao forno. carne de panela…hummmm, este é um clássico, por isto imortal. e base de croquetes deliciosos que aprendi com vc. Essa maionese, hummmm. Batida a mão, com cerejas em conserva. Dilu e os espetinhos? Salsichas swift de lata, queijinho e azeitona. COM caroço!! Patética de sardinha era um clássico. Mas o lá de casa era misturado com manteiga, cebola e tomate batidinho e cozido e pasme! Mortadela ralada. Sim, sardinha e mortadela. Eu, à época, adorava. Nunca mais comi. Enfim, entre rir e rir com gosto, seu post me levou lá pra minha infància, numa casa de uma rua de Santa Tereza. E me fez reafirmar a forma como sempre entendi o que é brega. brega é o tombo da pretensão. É quem pretende (me dou conta agora que este verbo, em inglês, significa fingir) ser o que não é e , de repente escorrega e dai lhe breguice! Kikiki. chic é o dar-se de si mesmo, sem medidas, dar-se ao outro, com amor. Suas comidinhas são conceitualmente chiquérrimas. Tdo que vc coloca a mão, fica naturalmente chic. Tem este dom, dons nos são dados de graça. Mas o essencialmente chic em suas comidinhas é que elas são a sua forma de amar também. Bjk Dilu, este post entra pros meus favoritos.
        favor desdobrá-lo, pelasse!

        1. E eu aqui rindo sozinha e minha manicure só fica me olhando…. kkkkkkk
          Patética de sardinha é ótimo kkkkkkkk
          Fora a risaiada, vc vê quantas receitas vc postou ai, precisamos colocar todas sobre a mesa e nós todas ao redor… kkkkkkk vai ser maravilhoso FINGIR que não somos BREGAS! kkkkkkkkkkkkkk

  3. Maria de Menicucci

    hahahaha que história engraçada! Aqui em casa sempre tem Strogonof!!! Aqui ele não morreu! O seu está com cara de ser mais gostoso, vou tentar fazer a sua receita!

    De acordo com um livro meu, Strogonoff é uma comida russa!!

    “O stroganov ou strogonoff tem origem na Rússia, no século XVI, quando os exércitos dos czares tinham de percorrer imensas distâncias sem chances de conseguir comida no caminho. Levavam imensos barris, em lombos de animais, cheios de carne cortada em tiras longas e grossas, imersas em sal grosso e aguardente. Na hora da fome, retiravam aquela carne e a cozinhavam com cebolas em creme azedo. No século XVII, um cozinheiro do czar Pedro, o Grande (1672-1725), resolveu incrementar a receita e acrescentou tomates maduros. Já no século XIX, o prato ganhou notoriedade quando um cozinheiro francês chamado Thierry Costelet resolveu incrementar a receita com ingredientes europeus: champignons, mostarda alemã e pápria húngara. Levada à França, durante a Revolução Bolchevista, em 1917, pelos nobres russos refugiados, ganhou notoriedade mundial. Segundo a Larousse Gastronomique, o nome pode ser derivado do verbo strogat, que, em russo, significa algo como “cortar em pedaços”. “

    1. Maria querida, depois me conta qual é mais gostoso, se vc achar que é o seu, dá a sua receita pra gente, ok?
      Tenho certeza que todo mundo adora saber a história que vem por trás dos pratos, ainda mais resumida e contada assim. Obrigada por completar o post, amei!
      Bjss amor

  4. Dilu, sabe o que eu acho mais bacana nos posts? Depois dos posts claro. São os comentários. Maria, continue contribuindo porque aí a gente fica com o assunto em dia . Obrigada pra Dilu e pra Maria

    1. É isso ai Jussara, eu tb adoro essa interação. É o que me faz mais feliz ultimamente, e agradeço demais por isso. Vcs são minha alegria de viver!

  5. ELIANA FERREIRA BARBOSA

    Eu amo de paixão , aqui em casa nunca saiu de moda , toda as semana tem …muda o sabor ! O 1o que fizemos , foi com meu amigo falecido prematuramente Lúcio Pinheiro Pimenta . Foi ótimo , Dr Caio Benjamim Dias nos emprestou a casa na Av. Contorno em 1965 , Luis Otávio Possas Gonçalves nos deu a coca-cola gratuita e fizemos um jantar beneficiente , Lar das crianças agradeceu. Foi muito Chic e ninguem conhecia . D.Lúcia conseguiu a receita , sra muito fina . O mais surpreendente é que quando lembro , arrepio a carne era : moída k k k k k , que horror mas mesmo assim nos deliciamos e todos se espantaram do creme de leite rssss . Só era usado em sobremesas . O seu post aguça o sabor e antecipei para amanhã o dia do bendito … Com a sobra rsss faço um bolo de paquecas com o recheio e cobertura de maionese que com salada é ótima entrada! Não se esqueça de me convidar quando fizer , o seu , devemos comer de joelhos agradecendo pela companhia maravilhosa ! Beijo .

    1. Ah Eliane, que delícia de historia. Gostei mais ainda do jantar para ajudar os mais carentes. Meninas, a gente poderia montar um desse heim?
      Ah… se eu não fosse viajar, eu me cnvidaria pra esse bendito de amanhã! Ai que vontade!

  6. Dilu, vc lembra qdo o strogonof do Chez era o point? Mas além do lugar ser da paquera, a gente adorava o strogonof, era muito bom. Muito diferente desta receita deliciosa que vc passa, que aliás, será feita aqui em casa hoje de tanta vontade que nós ficamos de comer. Depois eu te conto como que ficou, beijão

  7. Kkkkkkkkkkkkkkk. Dilu, esse fantasma vive assombrando aqui em casa! Meus filhos e neto amam! Eu não sou muito fã, mas como, aliás o que é que eu não como mesmo? Kkkkkkkkkkkkkkk. Agora, a outra assombração que a Vera falou, o coquetel de camarão, bem que podia ressuscitar mesmo! Bj Fada

    1. kkkkkkkk como alguém pode não ser muito fã de uma das maiores delícias da história da gastronomia, ne Maria? Pede o chef da casa para fazer pra vc, acho que vai mudar sua opinião.
      Nós vamos “ressuscitar” o Coquetel de Camarão no nosso próximo encontro!

  8. Ligia Maria de A Vianna

    Dilu, eu adoro fazer strogonof para BEMMMM mais pra sobrar mesmo e depois fazer arroz de forno com queijo ralado, e tb molho pra macarrão. Fica muito bom.

    1. kkkkkkk eu também adoro o strogonof que sobra, mas vou te dar uma receitinha, que você vai pra sempre se lembrar de mim com muito carinho. Olha só: Faça uma omelete simples só com lâminas de queijo e coloque no pão, depois coloque o strogonof já quente, alface e tomate, e tempera com sal, pimenta do reino e AZEITE DE TRUFAS…………. Se não quiser comer o pão, faça o resto…. Affff! Água na boca!

  9. Luciana Ximenes

    Oi Dilu,
    Que saudadessss!!!! Sumimos demaisss!!! Continua na academia????

    Lógico que parei para ver os comentários de uma das comidas que AMO, e que para mim não vai morrer. Faço Strogonoff sempre e já peguei a sua receita para experimentar.
    Na verdade, a culinária explodiu de uns anos prá cá, mas as coisas gostosas de antigamente não perderam o seu lugar. se tiver o S de Frango pode me mandar a receita tb
    Gde beijo para vc, Luciana

    1. Ah não Lu, que saudade!!!!! Voltei pra academia, mas já desvoltei! kkkkkkk
      Claro que não perderam, elas são na realidade as mais fabulosas e gostosas, assim como os clássicos. Essas comidas modernas são muito boas pra ver e experimentar, mas pra repetir… sei não!
      Você faz o strogonof de peito de frango exatamente como o de carne de boi, só colocando muito pouco molho inglês misturado no azeite para não escurecer a carne, e depois vc não coloca azeite na frigideira pra selar o frango.
      Como não consigo deixar de ir além… kkkkkk… com a sobra do strogonof vc faz um prato magnifico que se chama BOUCHÉE A LA REINE (um clássico francês), que é simplesmente usado dentro de vol-au-vent. Vc pode adaptar, se não quiser fazer os vol-au-vent, fazendo uma trouxinha de massa folhada.
      Bjs e boas refeições!

  10. Diluzinha, q doido para mim este seu post hj. Caio ficou “NOIVOOO” e fará uma festa pros amigos e alguns familiares, e pediu strogonof. E eu: “filho do céu, pelo amor, strogonoff nãáooooo!!!! ” rsrsrsrrsrr
    Eu não sou fã nadica. A sua receita devo gostar, lógico!
    Ele se espantou e eu: ” é ‘micho’ filho, ai não, vamos inventar outra coisa”
    Daí q leio seu post e, vindo de vc, confesso q tenho q pensar 2 x agora. A volta das comidas! Acho bem legal.
    E sobre o coquetel de camarão, q minha Mama fazia tão gostoso, acabo de ganhar dela os potinhos próprios – q ela não usa mais.
    Ah, e mais um breguetes antigo q gosto: salpicão de frango…
    Bjss

  11. Telma querida, fiquei super, mega feliz com a noticia do Caio! Desejo que eles sejam abençoados e que tenham milhões de alegrias e motivos para comemorar.
    Uma nova fase de vida pra vcs tb que só têm ele… afff… Ninho vazio… kkkkkk… só ouço falar… Parabéns para todos vcs!
    Olha aqui amiga, vc não é fã do strogonof mal feito, mas um gostoso que só leva coisa deliciosa é impossível não gostar. Vai por mim, vai ser um sucesso!
    Passa pra gente a receita do Coquetel da MAMA… pleaseeee!

  12. Teresa Cristina

    Dilu, seu Post foi totalmente remember….
    Lembra…. já fizemos muitos almoços,comemorações com este que sempre terá o posto de REISTROGONOFF.
    Canapés, Mouse de Pepino,Sardinha com maionese feita em casa, Sacanagem,Torta de Pão de Forma fria, Quindim, Gelatina colorida , Abacaxi em Calda , Pêssego em Calda com creme de Leite batido ….Hum , pirei o cabeção.
    Ah, tem outra coisa que você não comentou no seu Post, que saber fazer STROGONOFF e Lazanha, era pré- requisito para uma cozinheira ser contratada para nossas casas, (uma Goumet rsrrsrsrsrsr)
    Adorei o Post , vou fazer sua receita, pois também adoro a sua majestade.
    Grande beijo.

    1. Ah minha querida eterna cunhada, que linda! Vamos fazer um almoço desse! Só que pra isso, eu preciso arrumar uma moça/ajudante.
      Estava no post da receita do strogonof (rei kkkkkkkk) respondendo o comentário do Felix, vamos combinar de encontrar e o menu está pronto: é esse ai que vc relacionou, amei!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima