SURPRISE… com CUISINE DU TERROIR

Desta vez, nossa passagem pela França está super corrida. Ao comprarmos nossas passagens para Paris, a ideia inicial era subir em direção a Rússia. Como as coisas por lá não estavam nada interessantes, decidimos mudar o roteiro para conhecer o norte da Espanha e seus poderosos restaurantes. Experimentaremos as comidas do segundo, do sexto, do oitavo, do vigésimo-sexto, do trigésimo-quarto, do trigésimo-quinto, do octogésimo oitavo melhores chefs do mundo, fora Carme Ruscalleda, a única mulher detentora de 7 estrelas Michelan no mundo. Porém…

.

SURPRISE Face

 Por Dilu Bartolomeo Villela

Hoje saímos do hotel sem grandes expectativas, com a esperança de conseguir chegar em Sarlat ainda para almoçar, mas pela estrada afora… aparece um lugar aqui, outro acolá…

SURPRISE tour les brides_Fotor_CollageSURPRISE casasSURPRISE torre quadrada_Fotor_Collage

Meu Deus, essa França linda é sempre deslumbrante e nos surpreende a cada esquina. Como já estivemos nessa mesma região em outra temporada, imaginamos que não haveria muitas novidades, mas chegamos à conclusão que, se voltarmos e deixarmos mais 1 mês só para perambular por aqui, ainda vai ser pouco. Êta país abençoado!

SURPRISE cidadizinhaSURPRISE estatua_Fotor_CollageSURPRISE pomme du limousan_Fotor_Collage

Almoçar em Sarlat? Rsrssss… Claro que não deu tempo: lembra do intransigentíssimo horário francês de almoço? Pois é! São 13h30 e ainda procuro um restaurante que conste nos muitos livros, recortes e revistas que vou juntando dentro do carro, mas… só nos resta parar em qualquer lugar… olha o medo da fome apertar… Rsrsrsss…

SURPRISE Boulangerie_Fotor_Collage

Já que, de onde nós nos encontramos até cada um dos restaurantes pesquisados, a distância não está favorável a nós, ou ao nosso apertado tempo, o jeito é nos contentarmos com pelo menos um sanduíche. Ah! Só que por aqui não é fácil encontrar esse tipo de coisa.

SURPRISE Faxada

Passamos na porta desse restaurantezinho umas duas vezes, procurando um outro melhor, mas… já são 13h40 e estão todos fechados. Esse é aberto tout le temps.

SURPRISE placa

CUISINE DU TERROIR? Ok! Vamos à comida da região! À noite jantamos num restaurante bem indicado, para “em compensação…” compensarmos um almoço mediano… Rsrsrsss….

SURPRISE enfeites pendurados

Entro já com aquele certo mau humor, xingando e culpando a TAM veja aqui por tudo que, antes da viagem ter sido tão bem planejado, agora estar indo pro beleléu. Uai, pensando bem… Até que esse beleléu é bem simpático…

SURPRISE bar

SURPRISE França_Fotor_CollageSURPRISE quadro trufa_Fotor_CollageSURPRISE escritos

Me parece no mínimo, divertido, e observando sem predisposição, interessante. Os donos, ciclistas que foram na juventude, decoraram seu BRASSERIE LES SPORTS com referências, como o próprio nome indica, aos esportes.

SURPRISE luvas box_Fotor_Collage

Mas como tinham muito que contar, não se contiveram no esporte. Expõem com orgulho fatos que foram acontecendo em suas jornadas.

SURPRISE jornal_Fotor_Collage

Pelas paredes, fotos de pessoas famosas que comeram de suas comidas e ajudaram na construção de seus momentos inesquecíveis.

SURPRISE fotos

São com as mil coisas penduradas, as fotos, etc e tal, que as paredes apresentam a história deles, “falando” de vida.

SURPRISE diploma

SURPRISE honraria

Relembram como elogios fazem bem…

SURPRISE declarçao_Fotor_Collage

E além do mais, um restaurante muito conveniente para “alguéns” com fome e sede, assim como Luiz e eu.

SURPRISE vinho

Para aplacar a danada, logo de cara, o dono, um senhor muito boa-praça, nos traz mini tacos e uns biscoitinhos franceses… Tudo aqui é nacional, por isso deve ser tão bom. Rsrrsss…

SURPRISE biscoitinhos

Putz!… A pergunta que não quer calar: o que temos para o almoço??? Agora, a resposta que não se faz de rogada: TRUFAS!!!! Como assim? Estamos no Perigord e aqui é tempo de trufas. Como o tempo ficou maluco, as chuvas vieram mais cedo e com elas, as trufas também resolveram dar o ar da graça, ou melhor, nos alegrar com seu aroma e sabor inigualáveis.

SURPRISE Eu com Trufas

Luiz pede uma omelete que vem carregando umas “tala larga” das pretinhas. A chef do restaurante é a mulher do proprietário boa-praça. Pelo jeito, ela deve ser como ele, e mais, um tanto quanto generosa. Olha isso:

SURPRISE omelete

Eu começo com VIEIRAS. Eu sei! Você deve estar se perguntando: será que a Dilu enlouqueceu? Não estou perturbada não… pode acreditar. Eram vieiras maravilhosas, e ainda por cima, trufadas!!!! kkkkkkk….

SURPRISE vieiras

Agora você vai achar que além de “tã tã”, estou de gozação. Depois das vieiras, nada melhor que… FOIE GRAS!!! Com maçãs caramelizadas. Tudo corretamente preparado: o foie super bem feito, as maçãs no ponto certo, nem doces nem salgadas, nem duras nem macias demais. Porém, preciso ser honesta: aqui o que não está no ponto é que tem beaucop Foie Gras, sim, a porção é por demais generosa…. kkkkkkk

Surprise Foie

Sobremesa? Só mesmo um perfeito Creme Brülée para fechar com chave de ouro essa delícia de almoço.

SURPRISE creme brulee certo

Luiz que ama profiteroles, não se contém. Pede um que chega também demonstrando fartura…

SURPRISE profiteroles

Fartura? Hummm… palavra que combina bem com os donos desse grande restaurante.

Surprise casal e luiz

O casal é super agradável e não mais que de repente, ficamos amigos de infância. Ela, uma fofa, vem da cozinha para nos conhecer… e pronto!

SURPRISE dona

Acontece uma sintonia entre nós através do amor pela culinária. Eles, Christine e Jean-Laurent Pradeau, também viajam pelo prazer de comer. Conhecem todos os restaurantes e hotéis por onde ainda vamos passar, e têm sempre algo prazeroso e interessante a dizer sobre cada um.

SURPRISE eu e o dono

Mas juro! Isso tudo é mesmo nesse restaurante, diga-se de passagem, de alta gastronomia, que até uma carta gourmet de chás e cafés nos é oferecida. Tudo numa displicência, e eu num encantamento…

Olha nossas Minas Gerais fazendo sucesso pelo mundo afora

Olha nossas Minas Gerais fazendo sucesso pelo mundo afora

.

E conversa vai, conversa vem, até um Armagnag – antigo – é tomado para brindar esse almoço maravilhoso em Magnac-Bourg.

SURPRISE armagnac

SURPRISE luiz e o dono

.

Então gente, no meu último post, EM COMPENSAÇÃO, falei do quão arrebatador é o sentido da palavra PROMESSA, considerando o que ela vem trazendo para nos surpreender. Nesta nossa viagem dos sabores estrelados, nem de longe eu cogitava encontrar um restaurante tão surpreendente no meio do nosso caminho. Esse momento ganhou outra palavra com sentido arrebatador que deu nome a esse post: SURPRISE.

surprise cuisine du terroir

Mas dá pra entender! É que às vezes, temos a mania de não prestar atenção nos sinais e ficamos sugestionados com a grande mídia. Olhe bem como esses detalhes mostram que atrás deles só vem coisa boa.

Bonnes Tables Francaises quer dizer

Bonnes Tables Francaises quer dizer uma seleção de bons restaurantes

.

Quando eu poderia imaginar que um fofo desse, com sua esposa, iria nos proporcionar um almoço tão gostoso?

SURPRISE caricatura

.

Se algum dia você estiver passando entre 08:00 e 22:00 por aquelas bandas, e por uma feliz coincidência, estiver com fome, aproveite! Conheça o Brasserie Les Sports que fica numa pequena cidade chamada Magnac-Bourg no coeur du Limousin. No coração de onde? Da França, é claro!

.

aaaa

Se quiser receber as atualizações do Dilucious, cadastre-se aqui. Obrigada, Dilu!

.

BBB

Você poderá gostar de:

24 comentários em “SURPRISE… com CUISINE DU TERROIR

    • Que lindo Mônica, adorei o “história da estórias”.
      Estou triste, vc se esqueceu do Dilucious! Sumiu demais. Rsrsrsss Brincadeira querida, bis

    • Soraia querida, minhas irmãs, uma amiga e eu já fizemos uma viagem assim. Foi muito bacana, adoramos. Acho que a experiência se torna mais leve e engraçada. Bjs

  1. Dilu, eu acho muito legal viajar com tudo arrumado, reservado etc e tal. Mas quando acontece um dia assim é muito gostoso. Mas tb podia ser que não encontrasse nada e ai…. O beleleu ia ser bebeleu mesmo hehehe
    Beijinho

    • kkkkkkk Patricia, nessa mesma viagem aconteceu beleleu! Não é possível tudo sair exatamente como planejamos. Mas o saldo é sempre positivo. Bjs amor

  2. Dilu, mesmo com tudo programado e muito bem planejado, tem um dia ou outro que as coisas não dão certo mesmo, e é preciso contar com a sorte. Nesse beleleu que vc tão bem descreveu, vcs arriscaram e sairam satisfeitos. Mas poderia ser que não e eu quero te falar que mesmo que não desse tanta sorte, só de tá viajando, curtindo, na estrada, já é tudo de bom. Né não?

    • É verdade Lucas. Temos mesmo é de agradecer, só de estarmos com os pés literalmente na estrada! Muito obrigada por sua participação, bjs

  3. Eu adorei o restaurante, a carinha do dono, e as comidas nem se fala. Eu amo sair ao Deus dará. Mas sempre tenho de planejar a viagem toda antes, porque meu marido fica temeroso da gente ficar sem lugar pra ficar. Bjinho

    • Rsrsrssss… Eu também tenho de arrumar tudo com pelo menos 2 meses de antecedência Rita, senão meu marido não me dá sossego. Ele me cobra todos os dias até ter todas as confirmações dentro da pastilha de viagem. Toma um tempo incrível, porque gosto de eu mesma pesquisar tudo, mas é melhor do que gastar nosso precioso tempo durante a viagem. Bjs e obrigada querida

  4. Dilu, minha Fada! Esperei a Polinha voltar para poder palpitar por aqui, é fia só comigo não dava, precisava das criancices da piveta para sacudir meu esqueleto um tanto obeso! rsrsrsrs Viu só? Já está ela a bagunçar o coreto. Menina, que espetáculo de almoço, inté parece aquele filme que a gente assistiu de turma ( A 100 passos de um sonho)! Que lugarzinho mais manero, como diz meu neto! Fiquei feliz demais por vocês terem começado a se vingarem da Tam. Muito bem Dilu, dá um tam neles!!! Tô esperando, sei que ainda vem muito post bacana por aí! Beijos

  5. kkkkkkk adorei o Tam neles, é isso mesmo! Vamos dar um TAM é nisso tudo que passou e esperar tudo de bom que vem ai pela frente – dos novos posts e da nossa nova vida pós eleições. Deus será nosso protetor e nada nos faltará, aliás, sobrará! Bjs amor de vida

  6. Ai Dilu, tudo tão lindo: a estrada, as cidades pela estrada, a decoração do restaurante, os pratos, aiiiii E eu não sabia dessa historia da trufa chegar antes. Legal!

    • Vitoria querida, além de eu amar ter o blog e escrever pra alimentá-lo, minha intenção é trazer um pouquinho de curiosidades, mesmo que seja cultura inútil, é gostoso sabermos mais “cosidas”. Bjs e obrigada por sua participação, volte sempre

Deixe seu comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CyberChimps