EM COMPENSAÇÃO…

Para Luiz e eu esquecermos o que relatei no post OS PEPINOS E A FRANÇA QUE EU NÃO CONHECIA, precisava vir algo trazendo coisas boas e impagáveis para motivar pensamento “sorridente”, astral alegre, bom humor e o melhor, um equilíbrio gostoso temperando qualquer resquício de contrariedade. Tudo deu certo logo que pusemos os olhos no nosso primeiro hotel, e foi o que me levou a pensar o quão arrebatador é o sentido da palavra COMPENSAÇÃO.

 ..

.

EM COMPENSAÇÃO…

Por Dilu Bartolomeo Villela

 

Em compensação, o clima se fez agradável e o verde mesclado com o azul do céu compôs uma sintonia – tranquila e prazerosa de olhar. Era o que precisávamos para entrar no “clima”: calma.

Em compensação carneiros

Em compensação verde

Em compensação verde 3

Em compensação verde 4

Em compensação verde 2

.

E aí a viagem começou a ser o que desejávamos: boa estrada… boa acolhida…

Em compensação placa

Em compensação chateau

Em compensação michelan

.

Quando fomos para a Borgonha mostrei um hotel que ficamos da rede Grandes Etapes Françaises veja aqui, que é composto por castelos transformados em hotéis. Vou aproveitar essa viagem para falar sobre outras redes, uma delas se chama CHÂTEAUX&HOTELS, rede que seleciona vários hotéis com perfil, conceito e padrão definido por eles. São associações que se estabelecem como referência nas áreas de gastronomia e hotelaria e a proposta é convidar os hóspedes a realizar uma viagem através dos sentidos, levando-os a obter uma compreensão mais profunda do que é a arte de viver.

n

Guia Michelin todo mundo conhece, mas o SYMBOLES de FRANCE é interessante e eu não conhecia. Importantes construções históricas – como magníficos castelos, palácios, mosteiros, etc. – são transformados em hotéis, e oferecem a nós, clientes, uma experiência cheia de charme. O exemplo disso, é este hotel: CHATEAU DE LA CAZINE. Adoramos!

chareau

Em compensação hotel 2

Em compensação Hotel

Em compensação hotel 3

.

O hotel não é apenas charmoso, é também lindo e o atendimento, primoroso.

Em compensação escada

Em compensação lustre

.

Viva a gastronomie, presente em todos os lugares! Logo na recepção tem uma “vendinha” de produtos culinários. Delícias irresistíveis!

Vive a gastronomie, presente em todos os lugares!

.

E como a gente estava louco para relaxar… Nada melhor que um lindo bar logo na chegada do hotel.

Em compensação quadros

Em compensação bar bonito

Em compensação menu

Bolinho de pé de porco Mousse de salmão  Alguma coisa que não sei o nome de parmesão
Bolinho de pé de porco
Mousse de salmão
Alguma coisa que não sei o nome de parmesão

.

Tomamos um drink que nos preparou para um jantar maravilhoso. Fiquei impressionada com a cozinha desse hotel, mas também com a beleza do lugar. Olha o tom da noite. Era mais ou menos 20h no momento que tirei a foto que posto a seguir, ainda claro, uma delícia!

Em compensação restaurante

Em compensação eu e luiz

.

Ah… e por falar em compensação…  Nada mais compensador que jantar num restaurante estrelado da rede Michelin, e ainda, em um belo e histórico hotel francês…

Manteiga sabor Piment D'Espelet e Fungi
Manteiga sabor Piment D’Espelet e Funghi
Tartar de salmão  Maça verde em palitos Sorbet de beterraba 
Tartar de salmão
Maça verde em palitos
Sorbet de beterraba
Declinação de tomate:  Gaspacho Seco, mas só que em forma de tomatinho, e era uma cápsula, super bacana e gostoso. Sorbet de tomate verde com um retrogosto que me impressionou, junto tinha uma farinha. Tomate amarelo em gomos, que estava meio bobo, sem sal.
Declinação de tomate:
Gaspacho
Seco, mas só que em forma de tomatinho, era uma mousse encapsulada, super bacana e gostoso.
Sorbet de tomate verde com um retrogosto que me impressionou, junto tinha uma farofinha.
Tomate amarelo em gomos, que estava meio bobo – faltou sal, pimenta do reino e azeite.
Foie
Foie com figo corso e uma telhinha meio “puxenta” que não entendi bem o que era.
com Ravioli de açafrão
Esqueci qual era o peixe com Ravioli de açafrão. Essa massa do ravioli era “algo”, dá para ver a transparência. Show!!!
Alcachofra com Chips de abobrinha
Alcachofra com Chips de abobrinha
b
Alcachofra em vários tipos de cozimentos, com um chocante. Luiz não gostou.
n
Vitela em molho de cardamomo com declinação de cenoura. Cenoura em fios, em purê e mini cenoura confitada com anis. Parecia um quadro de tão lindo.
Queijos
Duas coisas interessantes nessa bandeja de queijos. Queijo vermelho de tomate seco e verde, de manjericão. E a geléia de pimenta doce. Uma delícia!
Pré Sobremesa Mousse de choclate e creme brülée (maluco) de chocolate
Pré Sobremesa
Mousse de choclate e creme brülée (maluco) de chocolate
m
Merengue com Pralinée caramelado, Sorvete de Brandy e Sirop de conhaque (uma maravilha!)
m
A sobremesa linda e completa! Por baixo tinha um tipo de torrada que envolvida no sirop, se tornava um verdadeiro… “manjar”.
m
Para acompanhar o café:  Tuille de amêndoas . Pannacotta com calda de café . Caramelos. Esquecemos as balas de caramelo lá… ai que dó!

.

Luiz, que adora esse tipo de bebida, nessa nossa primeira noite teve uma compensação especial: aguardente – portuguesa – reserva de 1900. Parece até que o hotel sentiu como foi nosso dia anterior e quis mimá-lo, em forma de generosidade. Bacanérrimo!

Em compensação aguardente

Em compensação aguardente 2

n

m

m
Fora do Brasil não é possível resistir a um passeio depois do jantar.

.

A gastronomia está de uma tal forma associada ao turismo, que a criatividade não encontra limite – mais uma prova disso é a chave do nosso quarto. Adorei!

n

Em compensação cama

Em compensação quarto

Em compensação cha

Em compensação  lareira

Em compensação banheira

Em compensação banheira_Fotor_Collage

Em compensação abajour

.

Na manhã seguinte, nasce um lindo dia… Abrimos as janelas e em cada uma, com vistas imaculadas, temos um visual que nos faz lembrar de também abrir nossos corações, mais uma vez para a alegria de viver!

Em compensação janela 5

Em compensação janela 4

Em compensação janela 3

Em compensação janela

 

E quando descemos para tomar café, mais e mais janelas insistem em nos convidar a participar da beleza da vida.

Em compensação janelas 2

Em compensação janelas 3

Em compensação janelas

Em compensação café da manha

Em compensação flor

.

Porque um dia feliz começa com um alegre despertar, uma cálida surpresa e uma benção compartilhada”. Acabei de ler essa frase no menu do café da manhã do hotel e não deixaria de compartilhar com vocês, queridos amigos, que já estou morrendo de saudade!

Em compensação frutas

Em compensação geleias

Em compensação figos

Em compensação corn

Em compensação lareira e corn_Fotor_CollageEm compensação sucos

Em compensação frios

Em compensação chás

Em compensação bolos

Em compensação eu.

Bem gente, essa foi nossa primeiro experiência, espero que venham outras tão boas quanto, para que eu possa partilhar com vocês. Mas quero falar mais uma coisinha: existe uma outra palavra tão arrebatadora quanto a palavra COMPENSAÇÃO: PROMESSA. Ainda bem que Deus, maravilhosamente generoso, nos proporciona um novo dia, e ele sempre vem com a promessa de que um jamais será igual ao outro. Ainda bem!

.

aaaa

Se quiser receber as atualizações do Dilucious, cadastre-se aqui. Obrigada Dilu!

.

BBB

41 comentários em “EM COMPENSAÇÃO…”

  1. Fecha-se uma porta, abre-se um janela. Graças a Deus, existe a lei da compensação. O que era nuvem negra, virou uma linda aquarela, como você retratou nas lindas fotos do hotel e dos pratos que saborearam. Parecem obras de arte de tão lindos e, com certeza, deliciosos!

    1. Rsrsrsss… e quantas janelas… com vistas espetaculares Tina.
      Tina, se eu tivesse tido essa ideia linda da aquarela, esse post teria esse título, amei! Pra mim ele vai ficar com esse “apelido”.
      Bjs querida

      1. Todos os seus posts são lindas aquarelas, tamanho o bom gosto, a delicadeza e o primor com que são feitos!
        Sinta-se a vontade para usar a idéia a qualquer hora. Não vou cobrar direito autoral.rs

    1. A França é um país mágico Leonardo. Hoje mesmo estávamos comentando isso. Até as paisagens nas estradas são diferentes dos outros países. O Château de la Cazine é um exemplo desse diferencial. Bjss

  2. Ana Paula Lanari

    Ô moça magra de calça vermelha, (Fada da foto), suas fotos estão mais lindas do que nunca, acho que estão compensadas! Sejam felizes meus amigos! Kisses and hugs

  3. Marta Maria de Fagaça

    Dilu, Esse Chateau de la cazine é maravilhoso, que espaço fantástico bem no meio da França. Ainda bem que existiu a compensação, beijão e boa viagem

  4. Dilu, a promessa é de que todos os dias nós temos coisas boas pra tirar das coisas que acontece de ruim. Olha só esta compensação que voces tiveram… Este Chateau de la Cazine é 1000 e Deus é 100000000000000

  5. Dilu,
    Que maravilha! Fabuleux!
    Depois daquele incidente, vcs merecem o melhor. Que maravilha de menu e apresentacao. Sem comentar o Hotel. Fabuleux!. O que me chamou muito a atencao foi tambem o aguardente envelhecido….Tudo de bom!
    Aproveite!!!!

  6. Mirtes F de Salyn

    São detalhes que fazem a grande diferença. Quando é que seu marido que gosta da bebida vai se esquecer de um agrado deste tipo? Esse hotel entrou pra minha lista de desejos. Chateau de la casine. OK!!!!!!

  7. ELIANA FERREIRA BARBOSA

    Obrigada Ana Paula Lanari , por ter repetido uma viagem que não havia participado , me encantei agora com esta aquarela de cores , manjares , belezas , sonhos de uma viagem feliz ! Parabéns Dilu , sempre se ultrapassando em suas gostosas narrativas . Mil !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima