Arte com Sabor Família PERA AO GORGONZOLA

Hoje, aproveito para fazer um post de irmãs, realmente em família! Dorinha em vídeo, com a receita da deliciosa PERA AO GORGONZOLA e eu, com a receita da PERA COZIDA.
Depois da receita super fácil, feita com muito amor, e a excelente performance da Dorinha no filme, trago links e fotos para vocês empregarem a receita dela e ainda, tirarem algumas outras ideias de como servir.
Espero que aproveitem as festas de final de ano para “fazer a festa” com a estrela mor do dia: PERAS!

.

.

PERA AO GORGONZOLA

Por Dorinha Bartolomeo

BAIXAR RECEITA DO VÍDEO

.

.

.

ASSIM NASCE UMA ESTRELA…

Por Dilu Bartolomeo Villela

Essa bela e suculenta fruta serve não apenas para ser saboreada, mas também como estrela na decoração de uma bela mesa. Estou dizendo isso porque, por coincidência, ontem fiz um lindo bolinho com recheio de pêra para algumas amigas. Elas adoraram e nem preciso dizer que pediram a receita. Disse que colocaria aqui no blog e aprovetei para “doutrinar” com o velho papo de como fazer do limão, uma limonada – mas é melhor repetir Dorinha: “Tudo que a gente faz com amor fica maravilhoso!” Como?

Arranjo central da mesa

Arranjo central da mesa

.

A decoração daqui de casa normalmente é feita com orquídeas que duram em média 3 meses. Entretanto, outro dia eu estava preparando um almoço e completamente sem tempo para comprá-las – pensei… pensei e ao invés de enfeitar a mesa com flores (que ficariam lindas apenas alguns dias), comprei 180 mini peras e… olha elas aí na foto. Ficou lindo!! E depois??? O que fazer com tanta fruta? 

PERA COZIDA_Fotor_Collagepera cozida 2_Fotor_Collage

Tudo bem, não fiz uma limonada, mas cozinhei as belezuras, depois as congelei em porções e fui servindo aos poucos. Na realidade, fiz delas um grande “quebra-galho” em forma de salada, entrada, acompanhamento de sopinha, sobremesa, prato principal, enfim… já “apresentei” as danadinhas de tudo quanto é jeito. As imagens a seguir são as que achei no meu arquivo de fotos – aproveitem essa ideia!

Mini Pera com L'huile de pépins de citrouille da Stiria Vol-au-vent com Roquefort

Mini Pera com L’huile de pépins de citrouille da Stiria
Vol-au-vent com Roquefort

Arroz de Pato envolto em Philo com Pera cozida no Vinho do Porto e Espuma de Champignon

Arroz de Pato envolto em Philo com Mini Pera cozida no Vinho do Porto e Espuma de Champignon

Mini Pera com Camembert  Mini Alface . Molho de Baunilha Praliné de Amêndoas

Mini Pera cozida no Vinho Branco com Camembert
Mini Alface . Molho de Baunilha
Praliné de Amêndoas

Pera cozida no Vinho do Porto com Spagheti de Abobrinha Gnnogui frito ao molho de Gorgonzola

Mini Pera cozida no Vinho do Porto com Spaghetti de Abobrinha
Gnocchi frito ao molho de Gorgonzola

PERA VESTIDA PRA FESTA Essa sobremesa é criação minha

MINI PERA VESTIDA PRA FESTA
Sobre Pão de ló recheado com Mousse de Amêndoas e envolto em Chocolate . Praliné de Amêndoas

Pera ao Vinho do Porto com Gorgonzola Rúcula selvagem Pignole

Mini Pera ao Vinho do Porto com Gorgonzola
Rúcula selvagem
Pignole

Pera no Bolinho de Chocolate

Mini Pera cozida no Vinho Branco no Bolinho de Chocolate

Pera com

Mini Pera com… esqueci!

Pera com Semente de Papoula Molho de Gorgonzola com Redução de Aceto trufado e Amêndoas

Mini Pera com Semente de Papoula
Molho de Gorgonzola com Redução de Aceto trufado e Amêndoas

Pera com Magret e Aspargos Marron Glace envolto com Bacon

Mini Pera com Magret e Aspargos
Marron Glace envolto com Bacon

Pera com Pignole Sopinha de Morango com Aceto

Mini Pera com Pipeta de azeite trufado 
Sopinha de Morango com Aceto e Pignole

Pera cozida com açafrão e Champagne Endivia recheada com

Mini Pera cozida com açafrão e Champagne
Endivia recheada com queijo de cabra, gorgonzola, passas e Granola salgada

Pera com Praline e Mini Rucula

Mini Pera com Praliné e Mini Rúcula

Pera sobre Risoto de

Mini Pera sobre Risoto de Roquefort e Crocante de Nozes

Bolnho delicioso feito na Thermomix recheado com uma Mini Pera inteira

Bolnho delicioso feito na Thermomix recheado com uma Mini Pera inteira

.

Se acharem interessante a ideia de congelar, garanto que será um super “quebra galho” para vocês também. Dê uma olhadinha nos links

ABRE-TE SÉSAMO!

PERA VESTIDA PRA FESTA

DI-LÚDICO GOURMET

Você pensaria nisso? Eu, nunca… NEVER!!! Ela, sempre!

BABO COM RUIBARBO

RECEITA da PERA PARA USOS DIVERSOS

 

aaaa

Se quiser receber as atualizações do Dilucious, cadastre-se aqui. Obrigada, Dorinha e Dilu!

BBB

Você poderá gostar de:

23 comentários em “Arte com Sabor Família PERA AO GORGONZOLA

  1. Gente, eu adorei mas só não entendi uma coisa. Eu posso fazer a receita da pera com gorgonzola com a pera crua ou cozida no vinho?

    • Luiza, a receita da Dorinha é feita com a pêra crua: de-li-ci-o-sa. Só quero que saiba que você vai viciar. Essa pera é feita aqui em nossas casas há muitos anos e a gente não enjoa.
      Eu fiz com a pera cozida porque tinha muitas aqui em casa, lembra? E ficou também perfeita.
      Bom proveito amiga, bjs

  2. Dilu e Dorinha, vcs acreditam que eu fui lá no Verdemar e comprei tudo e eu estou aqui fazendo. Dificil foi descascar, ai meu Deus. kakakaka As peras estão na calda. Hoje vai ter lanche aqui e eu queria servir como sobremesa. Me dá uma idéia, só não dá pra ser o bolinho que essa é muito pra mim kakakaka O resto que sobrar eu posso mesmo congelar?

    • Ah Cintia que maravilha, fiquei super feliz. Outro dia levei as pêras para a casa de uma amiga e servimos com Ganache de chocolate, sorvete e praliné de castanha. Reduzi levemente a calda na hora e servimos quente sobre a pêra. Show!!! Ficou muito bom mesmo!
      Ganache: coloque creme de leite fresco para esquentar e quebre chocolate meio amargo. Misture até dissolver. Coloque um pouquinho de Cointreau ou Rum ou Wisky ou qualquer licor de sua preferência.
      Praliné: Olhe a receita nesse link: http://dilucious.com.br/?p=3718 Se você não quiser fazer, troque por alguma castanha chocante como nozes por exemplo.
      Bjs querida

    • Leticia querida, faz sim e depois manda uma foto pra gente ver. A Cintia, leitora do blog, comprou as peras no Verdemar, mas lá o quilo é mais caro. Essa semana estava 19 reais, e no sacolão eu comprei por 11 reais. Na quarta Extra sempre tem mais barato, já comprei por 6 reais. Estou te dando esse toque porque para comprar maior quantidade faz uma diferença. Se precisar de alguma ajuda me fala, ok?

    • Juliana, eu me recuso, sabe por quê? Porque é muito fácil de ser feita kkkkkkk A única coisa chata é descascar. Te dou a maior força, vai lá querida!

    • Maria Helena, as peras são facílimas de serem feitas, então você mesma vai fazer. Agora…. a mesa eu acho que você tem razão, é mais difícil. Para isso, você pode contatar JUNIA VAZ DE ALMEIDA da Coisas de Mesa. Ela é uma fofa que quebra os maiores galhos toda vez que preciso. Esse dia mesmo foi ela quem fez. Bjs

  3. Olha, a melhor pêra que eu já comi foi no restaurante Tagide (1 estrela michelin) em Lisboa. Era pêra no vinho do porto servida fatiada com mascarpone. Super simples, mas o sabor era iniqualável!

    Um dia farei esta mini pêra dentro do bolinho de chocolate!!

    • Maria querida, fiquei louca para conhecer esse restaurante, nunca tinha ouvido falar. Quanto a pêra, a gente pode fazer, que tal?
      O bolinho é um fofo. Vou ver se dá para amanhã postar o que fizemos na sexta com um chocolate especial que uma amiga está vendendo. A sua cara!

      • Este restaurante foi uma indicação da Mônica Leite! A comida é tradicional, mas muitíssimo bem feita! Super vale a pena, tive um dos melhores jantares da minha vida lá!

        Quero a receita do bolinho!! E que chocolate é este??? Me conta!

        • Amada, vou ver se consigo postar o bolinho e a aula da Thermomix na terça. Você vai adorar, aliás, se quiser participar de uma demostrarão, me fala, tá?

  4. Peras, peras e mais peras…Uma fruta maravilhosa que se casa muito bem com queijo fortes e vinhos. Como ja dizia o famoso e antigo Chef François Pierre La Varenne,
    “The pear is the grandfather of the apple, its poor relation, a fallen aristocrat, the man-at-arms of our domains, which once, in our humid land, lived lonely and lordly, preserving the memory of its prestige by its haughty comportment.”

Deixe seu comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CyberChimps