O melhor vinho é aquele…

O MELHOR VINHO É AQUELE…

Por Aline Mendonça

Resolvi escrever um artigo em relação às mais frequentes perguntas que ouço e recebo durante as viagens ou nos cursos que dou. “Qual é o melhor vinho: o italiano ou o francês ?“, “Qual o melhor vinho do mundo?”, etc. É um assunto que rende uma boa conversa!

.

vinho conversa

.

Em primeiro lugar, quando falamos de gosto, não existe uma verdade absoluta. O melhor vinho é aquele que gostamos, é aquele que nos traz boas lembranças – seja de uma viagem, acontecimento, de uma pessoa especial e claro, seu próprio gosto.

.

vinho Ramires

.

Normalmente, quando somos apaixonados por vinho e gastronomia, nos tornamos curiosos e nos interessamos por algo que vai além da bebida. Sim, nos interessamos também pela história e pela vida que está por trás de cada garrafa.

.

Vinho produzido especialmente para o segundo melhor restaurante do mundo

Vinho produzido especialmente para o segundo melhor restaurante do mundo

.

O meu papel como guia e formadora, é de explicar as características da região onde moro e pela qual me apaixonei, a Borgonha. Quero contar cada detalhe, mostrar cada ruelazinha e sim!!!!!! falar muito de vinho. Quando falamos de vinhos, queremos compartilhar. É possível ficarmos horas e horas filosofando sobre esta bebida tão antiga e apreciada.

.

vinho 1962

.

Então, quando visitar uma região de vinho, não se preocupe em descobrir qual é o melhor vinho do mundo, pois o melhor vinho é aquele (ou aqueles) que você aprecia – isto não te impede de descobrir novas paixões ou melhor, novos vinhos.

.

sake

.

Quanto experimentamos um novo vinho, devemos fazer duas perguntas: eu gosto ou não gosto? Se gosto, quais são as características que existem nesse ou naquele vinho para que eu o aprecie.

.

vinhos tamanho natural

.

Se não gosto, o porquê: “é ácido?”, “é muito encorpado?”, “é frutado/amadeirado?”, “é suave?”, enfim, por meio destas questões e as respondendo com franqueza, podemos conhecer mais nosso paladar, aprender mais sobre vinho e acertar mais nas próximas escolhas, que são infinitas.

.

vinho adega

.

No próximo post, falarei do Clos de Vougeot, um local lindo na Borgonha. Por hoje, deixo abraços e meu desejo de um Feliz 2015 para todos… Com muitas realizações, muitos vinhos e espumantes para comemorar.

.

vinhos aline 3

.

Me coloco à disposição aos apaixonados por vinhos, sejam eles profissionais, curiosos, turistas, enfim, aos que cogitam realizar o sonho de conhecer a rota dos vinhos na Borgonha, maravilhosa região inserida bem no meio desta arrebatadora França.

Me coloco à disposição aos apaixonados por vinhos, sejam eles profissionais, curiosos, turistas, enfim, aos que cogitam realizar o sonho de conhecer a rota dos vinhos na Borgonha, maravilhosa região inserida bem no meio desta arrebatadora França.

Aline

/

aaaa

Se quiser receber um email avisando quando publico um novo post, por favor deixe seu email aqui. Obrigada, Aline

BBB

Você poderá gostar de:

3 comentários em “O melhor vinho é aquele…

  1. Aline você disse exatamente o que meu padrinho de casamento me falou uma vez, lógico que guardando as devidas proporções! Rsrsrsrsrs Para explicar isso ele disse que se você gosta de um vinho bem baratinho tipo Chapinha ou Sangue de Boi, então para você esse é o melhor vinho. Obrigada pela lembrança gostosa que seu post me trouxe! Espero um dia ter aulas com você na Borgonha! Bj

  2. Feliz Ano Novo ao sabor de um vinho, o vinho, aquele vinho, o vinho do dia, da hora, do momento. Não interessa qual seja é aquele. Foi muito bom que trouxesse este ensinamento. A espera do próximo post. Quando quiser vir provar um vinho a Lisboa estou ao seu dispor. beijo, Mônica

Deixe seu comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CyberChimps