Le Bernadin DIA INTERNACIONAL DO AMOR – Literalmente precioso

Hoje nem é 14 de fevereiro e você nem vai entender todo esse falatório com fotos nada a ver. Nada a ver nada! As fotos a seguir são do restaurante que originou esse post, que aliás, sugere uma comemoração bem ousada, mas A DATA me deixou curiosa e pesquisei como nasceu o Valentine’s Day. Já que no Brasil, como veremos no texto, o 14 de fevereiro não é dedicado ao amor (sentimento dos mais preciosos), que tal entrar no clima e consagrar o dia oferecendo algo “ardente” a pessoa amada? Exemplo: uma viagem especial e um, literalmente, “precioso” jantar! Essa dica vem a calhar para quem foge do “ardente” carnaval tupiniquim. Tudo de bom comemorar o Dia dos Namorados em dose dupla, uma em junho mesmo, e a outra, antecipadamente em NY. Eu adoraria ganhar a passagem junto com a reserva no LE BERNADIN para o DIA INTERNACIONAL DO AMOR. Fica a dica meu amor!

.

LE BERNADIN eu

.

LE BERNADIN tira gosto salmao

.

TUNA Layers of Thinly Pounded Yellowfin Tuna; Foie Gras and Toasted Baguette, Shaved Chives and Extra Virgin Olive Oil

TUNA
Layers of Thinly Pounded Yellowfin Tuna; Foie Gras and Toasted Baguette, Shaved Chives and Extra Virgin Olive Oil

.

LE BERNADIN aspargo.

OMELET WITH TRUFFLES

OMELET WITH TRUFFLES

.

“Almond-Pistachio-Barberry” Golden Basmati

“Almond-Pistachio-Barberry” Golden Basmati

.

BLACK BASS Crispy Black Bass; Wood Ears and Water Chestnuts, Black Truffle Hot and Sour Pot au Feu

BLACK BASS
Crispy Black Bass; Wood Ears and Water Chestnuts, Black Truffle Hot and Sour Pot au Feu

.

Chocolate-Popcorn Madagascan Chocolate Ganache, Candied Peanuts, Popcorn Ice Cream

CHOCOLATE POPCORN
Madagascan Chocolate Ganache, Candied Peanuts, Popcorn Ice Cream

.

CHESTNUT RUM  Chestnut gateaux, candied chestnuts, chestnut tuile, chestnut cream, Meyer Lemon puree, rum-vanilla sorbet

CHESTNUT RUM 
Chestnut gateaux, candied chestnuts, chestnut tuile, chestnut cream, Meyer Lemon puree, rum-vanilla sorbet

.

HAZELNUT MARSHMALLOW Light Mast Brothers Sambirano Valley chocolate ganache, dehydrated chocolate mousse, chocolate-hazelnut daquoise, vanilla marshmallow, candied Piedmont hazelnuts, Piedmont hazelnut ice cream.

HAZELNUT MARSHMALLOW
Valley chocolate ganache, chocolate mousse, chocolate-hazelnut daquoise, vanilla marshmallow, candied Piedmont hazelnuts, Piedmont hazelnut ice cream.

.

LE BERNADIN cafe

 

DIA INTERNACIONAL DO AMOR

Literalmente precioso

Dilu Bartolomeo Villela

Ah, o amor!

Você sabia que existe um Dia Internacional dedicado à celebração do amor? Se responder NÃO, estará respondendo sem pensar, pois o que aqui no Brasil comemoramos todo 12 de junho, é comemorado no resto do mundo no 14 de fevereiro e chamado DIA INTERNACIONAL DO AMOR. É o célebre Dia dos Namorados ou Valentine‘s Day ou dia de São Valentim, que é um santo lindo – pra mim, o mais importante, pois ele reverencia o amor.

Talvez como eu, você também não saiba que, enquanto bispo, Valentim se posicionou contra o imperador romano Cláudio II, que simplesmente proibiu casamentos durante as guerras, pois acreditava serem os solteiros, melhores combatentes. Afff! Quanta falta de amor no coração! Contudo, Valentim continuou, “por trás dos panos”, celebrando os casamentos, mas depois, foi descoberto, preso e condenado à morte. Na prisão, ele se apaixonou pela filha cega de um carcereiro e, milagrosamente, devolveu-lhe a visão. Antes de sua execução, ocorrida claro, num 14 de fevereiro, Valentim escreveu uma mensagem de adeus para a amada, na qual assinava como “Seu Namorado” ou “De seu Valentim”. Ah gente… chorei!

Uma outra versão narra que, os namorados da Idade Média deixavam mensagens de amor na porta da pessoa amada no dia 14 de fevereiro, que era o primeiro dia de acasalamento dos pássaros. Linda também, mas prefiro acreditar na primeira.

E no Brasil? Aqui celebramos o amor entre casais, mas o certo seria comemorar como o resto do mundo, o amor mais amplo. Na Europa e nos USA é costume presentear amigos, familiares ou qualquer pessoa por quem se tem carinho. Na Inglaterra, as crianças ganham doces e guloseimas, brincam e cantam o amor.

Mas uma coisa é unânime, todos os povos têm o dia associado a um coração. Nenhuma outra simbologia pode ser mais perfeita!

Valentines original
le bernadin
.
.
menumenu 2

aaaa

Se quiser receber um email avisando quando publicamos um novo post, por favor deixe seu email aqui. Obrigada, Dilu

BBB

Você poderá gostar de:

10 comentários em “Le Bernadin DIA INTERNACIONAL DO AMOR – Literalmente precioso

    • Ai Monica querida, desculpe minha demora para te responder, mas esses dias… Mas saiba que tenho estado com você nos meus pensamentos, tá?
      Depois conta pra gente como é Valentine’s em Portugal! Vou adorar saber, bis

    • É verdade Tati, quando nos informamos e sabemos o porque das coisas, elas passam a ter um outro significado. Nesse caso, entra o romantismo… nada melhor, não é? Bjs minha querida

  1. Dilu , eu vou passar este mês na casa de uma amiga aqui em Nova York , mas é uma pena ser um menu tão caro . Eu sei que este restaurante é super famoso e bem conceituado aqui nos Estados Unidos , massss… infelizmente , vai dá não ! Se não fosse , eu ia lá conhecer .
    Kissss !

    • Ah Laura, é verdade, no Valentine’s é puxado pra valer. É um restaurante interessante pra vc conhecer na hora do almoço, quando eles trabalham com menu executivo dando oportunidade de mais pessoas degustarem sua maravilhosa comida. Vou ficar torcendo pra que vc consiga uma reserva para o almoço, se isso acontecer, conte pra gente, ok? Bjs querida

  2. Dilu, eu quero em primeiro lugar te falar uma coisa, é a primeira vez que eu leio o dilucious. A segunda é que eu estou encantada. A terceira é que vc deve tá cansada de ouvir isso , que o blog é um espetáculo. Parabéns!

    • Ahhh meu Deus, que fofa! Acho que jamais um elogio se torna algo cansativo Paula. Você me deixou imensamente feliz com o seu, muito obrigada pelo carinho e pela oportunidade de se deixar encantar pelo Dilucious. Um grande abraço, de sua nova amiga , pois espero que venha a acontecer e espero tb que volte sempre.

  3. Dilu, quem dera poder comemorar o dia dos namorados em dose dupla. Eu tb queria muito
    FICA A DICA MEU AMOR hahahaha bunitinha dimaissss

Deixe seu comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CyberChimps