Carcassone uma JOIA INESQUECÍVEL

Gastronomicamente falando, esse dia nem pode ser chamado de razoável. Chegamos em Saint Antonin, a cidade do filme “A cem passos da felicidade” veja o post às 13h34m, e claro, pelo horário “tardíssimo”, não conseguimos almoçar. Corremos para a cidade vizinha chamada Cordes sue Ciel.

.

Cordes sur ciel 1Cordes sur cielcordes 3

.

Em Cordes, engolimos uma salada na padaria – único lugar que nos aceitou. Valeu para conhecermos rapidamente essa, que é outra linda cidade medieval. Mas tivemos outro tipo de recompensa, pois nosso destino foi Carcassone, onde os primeiros sinais de povoamento foram datados por cerca de 3500 a.C.. Uma joia inesquecível!

.

CARCASSONE uma JOIA INESQUECÍVEL medioPor Dilu Bartolomeo Villela

.

Pergunto: um lugar visitado, visto e conhecido em apenas algumas horas pode se tornar inesquecível? 

.

Carcassone

.

Pode sim! Essa extravagância medieval do século XII, classificada pela UNESCO como Patrimônio Mundial da Humanidade, é impressionante, cheia de surpresas e ficará para sempre guardada na memória de quem a conhece.

.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

.

Aqui a melhor vista não é de cima para baixo, é o contrário. Toda a exuberância daquela soberba visão convida seu olhar para o topo da colina. Uma maravilha inesquecível!

.

Carcassone.

A atmosfera desta “cidade de contos de fadas”, é propícia para narrar amores medievais, por isso, atrai ávidos cineastas. Sim, seu clima romântico atrai também amantes, namorados e toda a sorte de turistas.

.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA.

O lugar parece uma cidade cinematográfica (cerca de setenta filmes foram rodados neste cenário) que domina o turismo de Languedoc, pois está entre um dos locais mais visitados da França, atrás somente da Torre Eiffel, do Palácio de Versalhes, e antes mesmo do Monte São Michel e de Rocamadour veja o post França Impactante – Rocamadour.

.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
.

Em “La Cité”, como é conhecido o maior parque medieval do mundo, quem recebe seus visitantes é a princesa Carcas, que, conta a lenda, foi a responsável pelo nome da cidade: Carcassonne.

.

CARCASSONE escultura carcas

CARCASSONE la cite

.

Suas fortificações acolhem os turistas nas praças, onde quem se assenta sob árvores e toma um vinho em um dos cafés tipicamente franceses, se torna dono de uma experiência romântica e… inesquecível.

 CARCASSONE praça

.

Carcassone é um exemplo de arquitetura militar medieval que não pode deixar de ser conhecida.

.

Carcassone

Carcassone desenho

.

Exemplo excepcional de cidade/fortaleza medieval cercada pelas fortificações que se estendem por 3 quilômetros de comprimento, Carcassonne, além de igreja, museu, hotéis, lojas, cafés e restaurantes, ainda abriga fosso, ponte levadiça e 52 torres.

.

Captura de Tela 2015-01-21 às 17_Fotor_CollageCarcassone

.

O comércio dessa linda cidadela medieval é fonte inesgotável de souvenirs, bugigangas, e claro, capacete, espada e armaduras. Também atrai os visitantes, as muitas gulodices, pois existe um monte de lojinhas com todo tipo de joias: vinhos, épicerie, enfim, empórios cheios de sedutoras guloseimas.

.

Carcassone delices_Fotor_CollageCARCASSONE lojas_Fotor_Collagecaracssone loja_Fotor_CollageCarcassone gourmet

.

Itens de luxo como foie gras, trufas, nougat, cassoulet, enfim, tudo que alegra e é necessário aos gourmets e amantes de vinho para receber em grande estilo. Até a receita do cassoulet, prato mais tradicional da região, é possível levar pra casa!

.

Receita do Cassoulet

.

Ao redor de Carcassone, encontra-se uma linda região, salpicada com aldeias belíssimas, castelos medievais, abadias e vinhedos. O vinho está em todo Languedoc, mas Carcassonne é uma das mais nobres áreas vinícolas da região. Que tal unir o agradável ao… agradável, isto é, unir tudo isso a umas boas degustações que as vinículas oferecem?

.

Carcassone de manha

Carcassone

Vinhedo entre Carcassone e eu
Vinhedo entre Carcassone e eu

.

Sugiro que você se programe para fazer um belo passeio (com picnic) pelo Canal du Midi, pois parte dos seus 240 kms de extensão, passa bem na porta de Carcassone.

.

Carcassone Castelo e canal.

Apesar de ter sido construído para servir de transporte de mercadorias em 1681, hoje o Canal du Midi atende apenas ao turismo e é uma outra joia do Patrimônio Mundial na UNESCO.

.

CARCASSONE canal e barco.

É possivel alugar um barco por quanto tempo for conveniente – todo o dia, uma semana ou mais ou nem que seja ma viagem de meio-dia – comprar um belo sortimento daquelas coisinhas “de luxo” nas épiceries de Carcassonne, escolher bons vinhos da região e… partir pro abraço! Ai que vontade que dá!

.

carcassone barcos.

Bem… mas para quem não quer fazer “shopping”, passear pelos vinhedos ou pelo canal, o “sacrifício” será encarar os encantos da cidade, simplesmente perambulando por suas estreitas ruas e conhecendo suas outras joias, como o museu e a magnífica catedral gótica.

Museu
Museu

Carcassone torre_Fotor_CollageBasilique Saint Nazaire

Olha a foto que consegui fazer do por do sol atras da basilica
Olha a foto que consegui fazer do por do sol atrás da basilica

.

Tudo ali cheira a Idade Média, mas eis que de repente… uma surpresa moderna, quase que futurista! Olha a feira de automóveis que estava acontecendo tendo essa maravilha de cenário como pano de fundo!

.

carcassone carros

.

Então gente, essa joia chamada Carcassone é tão linda que, a qualquer hora, Luiz e eu estaremos prontos para atravessar o  oceano e visitar essa caixinha de surpresas… quero dizer, essa caixinha de joia!

.

Falo sobre o hotel no próximo post. Bjs e até!
https://dilucious.com.br/?p=16885
Queridos, falo sobre o hotel neste link. Bjs e até!

/

aaaa

Se quiser receber um email avisando quando publicamos um novo post, por favor deixe seu email aqui. Obrigada, Dilu

BBB

11 comentários em “Carcassone uma JOIA INESQUECÍVEL”

  1. Ana Paula Lanari

    Nossa! Adorei essa idéia da excursão!
    Fada por acaso você está querendo me matar de saudade dos meus pais? Eles simplesmente amavam Carcassone! Não conheço, mas está na minha lista de lugares onde ir antes de morrer. Bjos

  2. Olha bem, não sabia! Eu conheço Carcassone e nem imaginava que ela é uma das mais visitadas. Legal demais! É maravilhosa mesmo. Beijao diluzinha

  3. Bom Dilu! Queria uma opinião..passarei 4 dias em Toulouse e estou em dúvida se visito Carcassone ou Cordes du Ciel…para além da beleza, pensei também nos preços praticados nessas duas cidades e no meio de transporte (no meu caso, trem). O que você me sugere? Obrigada :)))))

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima