BABO COM RUIBARBO

Esse encontro aconteceu aqui em casa e foi muito bom… 

Além do alto astral de todos que participaram, a comida estava

Dilucious

Não é sempre que todos os pratos dão certo, mas desta vez… quase todos deram.

.

BABO COM RUIBARBO

Fotos: Jefferson Paulo

.

Dia de Ruibarbo
Dia de Ruibarbo

.

Em algumas ocasiões, pode ser necessário comentar o que é servido. Por isso é interessante imprimir o menu e deixar disponível. Todos ficam curiosos e querem saber o que estão comendo, principalmente quando  são servidos pratos com muitos ingredientes diferentes. Prefiro que alguém fique por conta de ler, pois é melhor para as pessoas compreenderem o que estão comendo. Curioso é que já aconteceu muitas vezes, de eu ter de imprimir mais cópias porque todos querem levar e mostrar aos amigos, principalmente quando são os menus com desenhos dos pratos veja os desenhos aqui

.

Menu
Menu – esse sem desenho pois servimos menos pratos

.

Coloquei Brandade de Bacalhau em mini-mini coquilles que trouxe de Santiago e usei mini-mini garfinhos que achei em Paris. Eles são lindos demais… É uma pena que nem sempre as fotos são fiéis! Esse garfinho, por exemplo, mede 8 cm, é um thuco!

.

Brandade de Bacalhau
Brandade de Bacalhau

.

Mas na hora, ganhei da Lúcia e da Maria Clara uns porta-copos lindos de crochê e os usei como mini sousplat.

.

Mini souplat
Porta copo ou Mini souplat
Brandade de Bacalhau
Brandade de Bacalhau. Não ficou muito mais charmoso?

.

Fizemos Rolinhos de Primavera e o Cosme, meu ajudante, os congelou de uma maneira errada, deixando a massa umedecer. Me aflige o desperdício de alimentos e tenho como desafio fazer dar certo tudo que supostamente não daria. Quem cozinha sabe como é habitual acontecer erros nas receitas. Se não utilizarmos a criatividade nessas horas… Além da perda do alimento, perdemos também uma iguaria que estamos contando e queremos muito oferecer. Esse rolinho de lagosta foi um exemplo disso. Enfim… Coloquei cada rolinho todo “amassagado” dentro de um aro untado com azeite e ao invés de fritar, foi grelhado.

.

Outra maneira de se preparar o Rolinho de primavera
Outra maneira de se preparar o Rolinho de primavera

.

Ficou maravilhoso, e daqui para frente, nunca mais frito rolinho. Só assim, grelhado. Combinou maravilhosamente com Sunomono de Lichia veja receita.

.

Despistamos a feiura com sementes de gergelim.
Despistamos a feiura com sementes de gergelim.

.

Eu não gosto apenas de criar o menu, amo colocar a mão na massa. Amo ajudar na montagem dos pratos. Amo até mesmo o calor da cozinha!

.

Sunomono de Lichia
Amo!

.

Esse rolinho foi feito com o filet da lagosta puxado na manteiga e no óleo de gergelim com alho, cebola, salsinha, gengibre e no final, Pastis. Depois misturo com repolho e cenoura cortados no mandolim. Uma coisa de bom!

.

Sunomono de Lichia - Harumake de Lagosta com Gergelim
Sunomono de Lichia – Harumake???? de Lagosta com Gergelim

.

Esse foi o prato mais  inusitado e eleito odo dia. Fiz o blinis de batata, que por si só, já é delicioso. Coloquei tartar de salmão. Fiz, eu mesma, o sorvete de caviar. Imagino que quem gosta de cozinhar deve estar se perguntando: Como assim? Sorvete de Caviar? Mas não foi criação minha, tive o privilégio de conhecer no restaurante Petrossian de Paris e copiei. Por cima, coloquei uma porção pequena de caviar. O sabor ficou perfeito, maravilhoso, mas olha só que foto hooorrrrrrível!!!! Que dó! Tudo bem… isso me faz querer repeti-lo para ter uma foto decente.

.

Bl
Blinis, Salmão, Sorvete de Caviar e Caviar

Eu tinha muito espetinho de queijo de coalho. Louise, minha filha, gostava, mas não gosta mais. Aqui em casa é assim: Luiz, meu marido, e Louise já não comem nada e ainda se permitem deixar de gostar de certas coisas. Resolvi usar o coalho com Mel de Lavanda. Olha isso… Ficou perfeito. Além de lindo, o sabor suave da lavanda combinou perfeitamente com o gosto untuoso do coalho veja receita aqui. Delícia! Delícia! Delícia! Estou in love! rsrrsssss As florzinhas de lavanda… ah!!! Seria perfeito se todos tivéssemos lavanda em casa… Minha querida amiga Angela Dourado tem! Foi ela quem me deu.

.

Queijo de Coalho em Crosta de Castanha com Mel de Lavanda
Queijo de Coalho em Crosta de Castanha com Mel de Lavanda

.

Camarão com Catupiry em crosta de Aviú. Tucupi ao Leite de Coco e Jambu…  Bem.. pensando bem, agora pegando as fotos, lembrando (e querendo) todos esses sabores… Estou na dúvida… Páreo duro escolher o melhor do dia, pois esse prato também ficou  DEMAIS!

.

Camarão com catupiry em crosta de Aviú . Tucupi ao Leite de coco e Jambu
Camarão com Catupiry em crosta de Aviú . Tucupi ao Leite de coco e Jambu

.

Sempre coloco Sorbets depois de servir algum sabor mais forte. Como usei lichia para o Sunomono, aproveitei a calda para fazer o Sorbet. Lembra? Nada deve ser desperdiçado! Sem contar que é um charme e delicioso!

.

Sorbet de Lichia
Sorbet de Lichia

.

Vocês já viram essas mini perinhas? São lindas e dá cada prato maravilhoso. Experimente fazer! Todos vão adorar veja a receita aqui.

.

Flan de Foie Gras e Pignole sobre Queca grelhada . Mini Pera confitada em Clericot
Flan de Foie Gras e Pignole sobre Queca grelhada . Mini Pera confitada em Champagne

.

Enfim, o ruibarbo! Esse almoço começou porque ganhei um monte deles. Patricia Cotta, prima do Luiz é um doce de pessoa e me deu esse presente maravilhoso porque sabe que BABO COM RUIBARBO Hehehehee! Foi a primeira vez que fiz. Ficou esse molho lindo e, em princípio, achei muito ruim, fiquei até em dúvida se serviria.

.

Molho de Ruibarbo
Molho de Ruibarbo

.

Luiz e Cosme gostaram, por isso decidi servir e dizer que se alguém não gostasse, trocaríamos o prato.

.

Cosme e eu experimentando o molho!
Cosme e eu experimentando o molho! Ele gostou, eu não.

.

Para completar, o dosador não funcionou, caía muito no prato. Achei que era um sinal para não servir, mas mesmo assim… FOI! FOI e deu super certo! Ufa!!!

.

Dosador é um luxo que todos os cozinheiros deveriam ter. saiba mais aqui
Dosador é um luxo que todos os cozinheiros devem ter saiba mais aqui

.

Gente! É numa hora dessa que a gente percebe o quanto é importante o acerto entre sabores. O gosto peculiar do pato entrou em perfeita harmonia com o gosto agridoce do ruibarbo, que enriqueceu com o doce do Marron Glace, que por sua vez, despertou com o Maple Sirop de Marron Glace e tudo, muito bem ajustado com a lentilha Beluga. Ficou muito bom! Obrigada Patricia!

.

Risotto al ragú d’anitra al ruibarbo . Lentilha Beluga com Marron Glacé
Risotto al ragú d’anitra al ruibarbo . Lentilha Beluga com Marron Glacé

.

Quando falei no início do post que quase tudo deu certo… Vem agora o que deu errado. A sobremesa seria um Petit Gateau, mas… Na realidade o que servimos foi uma coisa quebrada e feia que se transformou em SÓ Gateau. O gosto estava muito bom, por causa das especiarias, do zabaglione delicioso, mas a aparência… Triste… rsrrsssss. Petit gateau é uma sobremesa dificílima de dar certo aqui em casa. Poucas vezes tivemos sorte. Desta vez apenas três ficaram no ponto. Essas coisas acontecem e não devemos estressar. Mas também, acho que faltou alguma coisinha para enfeitar.

.

Gateau d’epice em Zabaglione de Café com leite queimado
Gateau d’epice em Zabaglione de Café com leite queimado

.

Mas não importa o que deu errado, o importante é encontrar e “babar” com os amigos ao redor de uma mesa alegre, farta e cheia de carinho – dado e recebido!

.

 Te Saúda!

Venha Sempre Nos Visitar!

Se quiser receber um email avisando quando publicamos um novo post, por favor deixe seu email aqui. Obrigada, Dilu

BBB

36 comentários em “BABO COM RUIBARBO”

    1. Ei Jefferson, que bom que vc gostou. E ainda bem que vc falou das fotos, nao me lembrei quem as tirou. Ja corrigi te dando o credito das fotos. Qualquer coisa que vc quiser opinar, sinta-se a vontade. Toda critica será bem vinda. Bjss e super obrigada

  1. Você é o máááximo, Dilu: tem o equilíbrio perfeito ente a elegância sem afetação e simplicidade sem teatro.
    Seu blog reflete a sua forma bacana, descolada, delicada e doce de andar pela vida e ser absolutamente encantadora. parabéns 😉
    Bjão

    1. Dilu Bartolomeo Villela

      Leo, absolutamente encantadores são, você e seu olhar. E quem também, absolutamente o MÁXIMO, é você. Sem neologismo… Obrigada querido, bjs

  2. Vera das Alterosas

    Então vamos ao meu comentário. Este post me provocou algumas sensações e algumas lembranças, ternas lembranças. Primeiro as sensações: À medida que fui descendo e vendo a sequência dos pratos, senti algo de “curiosidade pré aprovada. Explico: muitos pratos com ingredientes que conheço em separado, mas que não consigo imaginar que alquimia teriam quando agrupados da maneira que fez. Curiosidade então pelo resultado final e prévia aprovação de sabores que conheço em separado. Depois, neste post, algo que me chamou atenção. Muitos ingredientes diferentes como no outro post que comentei, mas assim com uma unicidade tipo, lagosta, bacalhau, camarão, caviar, tudo do mar….isto pessoalmente me dá um conforto, como se me permitisse ir vivendo variações sobre um mesmo tema. Aí o espetinho de queijo coalho. Confesso, achei inusitado e senti vontade de provar…. e nesta lavanda começaram a me revisitar minhas memórias afetivas. Na apoteose a curiosidade total. Porque nunca nem ao menos tinha ouvido falar em ruibarbo, tive de recorrer a São Google. E a descrição me sugere algo que deve ser mto diferente. Como não gosto de pato, com que mais combinaria o ruibarbo? E é difícil de achar em mercados?

    Agora as lembranças…. lavanda, crochet, e a aflição com o desperdício de alimentos. Todas lembranças da minha infância, vivida com minha avó que me criou. Minha avó foi a pessoa mais simples que conheci na vida, mas com uma rara delicadeza de alma. Teceu quilômetros de crochet e enfeitou a vida dos amigos e a própria vida. Se faltava linha, tecia com fios de meias finas desfiadas que ganhava das amigas. Enfeitava os vasos com flores de lavanda, alfazema como ela dizia. E me ensinou duas coisas que nunca me abandonaram. Dizia ela:
    – Aceito você dizer que comeu e não gostou, mas não que não comeu e não gostou. Prove de tudo pelo menos uma vez, se for bom, repita. E dizia também: – deixar comida no prato é pecado. Pois estas duas lições tem me salvado de todas as formas que preciso ser salva vida a fora….
    Gosto de vir aqui. Gosto dos convites que me faz para me abrir para algo que não é meu cotidiano, mas me convida ao diferente.
    Em tempo: seu sorriso para a comida que prepara está belo, enfeitou seu rosto. bj e vamos nos falando por aqui.

    1. Dilu Bartolomeo Villela

      Vera, meu marido sempre brinca que sou “manteiga derretida” até em filme de criança. Por ser assim, quero te dizer que seu comentário me emocionou. Gostaria muito de ter conhecido essa avó, que mais me parece uma personagem de um livro que não li. Senti por ela um carinho de neta que não fui. Desejei compartilhar com ela essa mesa com flores de lavanda e imaginei o quanto aprenderia com ela. Só posso te dizer… Vc é uma pessoa de sorte.

      Além disso, não fica só na parte poética, pois acabei de encontrar em seu comentário, minha primeira realização desde que comecei com essa história de blog. Até então, isso estava me fazendo passar tempo de uma maneira prazerosa em torno dos assuntos que amo. Sinceramente, Vera, não esperava! Nunca poderia imaginar sentir por uma pessoa que não conheço, uma ternura como a que senti por você em cada palavra, em cada frase… Precisei reler o post, porque não reconhecia nele, antes de te ler, tanta poesia. Verdade, você conseguiu poetizar o que era um simples “registro” de um encontro.

      O ruibarbo não é encontrado em BH, esse foi comprado em SP. Combina com peixe, frango e é mais comumente usado em geleias, cremes, enfim, em sobremesas.

      Vou postar a receita do coalho com o mel de lavanda, e faço questão de qualquer dia fazermos juntas.

      Bjs querida, adorei sua preciosa participação. Obrigada.

  3. Kátia Mariás

    Posso dizer pois fui testemunha ocular de tudo que foi preparado nesse dia….
    Ai que dilíciaaaaaa!!!!!!

    O presente, realmente lindo e com gostinho de “lá na casa da vovó”.
    Prá mim o auge sabe o que foi? o queijo coalho com a lavandinha… tudo!
    invenção maravilhosa!
    Do início ao fim… espetacular! Sou suspeita porque, além de gulosa, amo tudo o que vc faz!
    bjsssss

    1. Dilu Bartolomeo Villela

      Ah minha linda, vc não é suspeita porque é gulosa, vc é suspeita porque é minha amiga do coração. Bjjsss

  4. Hey Dilu!
    Você sempre arrasando em tudo. Que cardápio 10! Que apresentação maravilhosa! Que tudo maravilhoso!
    Adoro ruibarbo. A torta doce então….
    Parabéns mais uma vez!!!!

  5. Dilu , poder participar de um jantar assim é privilégio pra muito pouca gente , muito poucos felizardos .Parabéns pela criatividade.Beijão!

  6. Cada um destes pratos leva uma assinatura embaixo.
    Cada gosto que cada prato deste tem, carrega um estilo.
    Cada almoço que vc faz, faz a gente sonhar.
    Mas este almoço ai me faz ter pesadelo.
    Quando é que vou experimentar tudo?

  7. Dilu, falar que esta maravilha que tão poucos tiveram a sorte de participar é cair no lugar comum. Mas é a única coisa que vem na minha mente:
    Que ma-ra-vilha é es-ta que pou-cos ti-ve-ram a sor-te de par-ti-ci-parrrrrrrrrrr! hahaha

  8. Natasha Polovanick

    Minha artista preferida! Quanto talento… Nos mimos, nos detalhes, nos sabores.. Obrigada por compartilhar conosco essas maravilhas!

  9. Pingback: Almoço Dilucious | Jefferson Paulo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima