A ESPERANÇA É FEMININA . TOSSA DE MAR

tossa

Será que a esperança é o bem que nos move? Acho que sim! Esse post conta as delícias de uma viagem e como a palavra esperança entrou nela. Coincidência falar em esperança nesse momento vivido por nós e pelo Brasil. Pergunto: é hora de ficar postando o “bem bom”, quando acabamos de sair da primeira de muitas manifestações? Se me permitem responder, digo que sim. Entre manifestos e desilusões, que venha o “recreio” para que possamos ter um pouco de alegria nesses momentos “sinistros”.

.

A ESPERANÇA É FEMININA

TOSSA DE MAR

Por Dilu Bartolomeo Villela

.

Enfim, Espanha!

.Tossa Bandeira Espanha

.

Muito tempo antes de viajar, faço as reservas dos restaurantes (e consequentemente, dos hotéis). O Sant Pau de CARME RUSCALLEDA, com sua cozinha criativa, moderna, inspirada nas paisagens e na cultura da rica culinária catalã, era uma das mesas que eu mais desejava e não conseguia reservar. Nessa viagem dos sabores, por causa da esperança, conhecemos TOSSA de MAR (na esperança de, estando lá, conseguir a reserva no Sant Pau).

.

.

Em Loret de Mar, a pergunta que não queria calar: por que um hotel deste gabarito se encontra num lugar que não tem nada a ver com ele?

.

Alva Park

Alva Park

.

Todo o luxo e maravilha do ALVA PARK, hotel em que hospedamos na região, não combina com a cidade que é feinha e sem charme algum.

.

Só a vista do quarto, mesmo assim, pelo ângulo da foto, é bonita.

Só a vista do quarto é bonita, mesmo assim, pelo ângulo da foto que a enobreceu.

.

Para a pergunta que não queria calar, me responderam que é um hotel VIP, onde se encontra bálsamo disponibilizado em tempo integral aos hóspedes. Enfim, o ALVA é um oásis 6 estrelas que oferece além de conforto, muitas cortesias.

.

Uma das cortesias foi o smart, e outra, foi o chapéu

Uma das cortesias foi o smart, e outra, foi o chapéu

.

Acreditando na máxima “a esperança é a última que morre”, confiamos que, estando no ALVA, conseguiríamos a tal reserva no Sant Pau, pois a cidade de Sant Pol, onde o restaurante se encontra, é bem próxima. Que nada, desta vez a esperança nos traiu! Não fomos felizes para conseguir a reserva.

.

Mas valeu a pena percorrer as estradas da Costa Brava.

Aproveitamos a cortesia do Smart e percorremos as estradas da Costa Brava.

.

E de qualquer maneira, foi ótima a trégua naquela que estava sendo uma viagem super corrida ver post SURPRISE… com CUISINE DU TERROIR, já que reservei dois dias para a tentativa (frustrada).

.

Tossa, pequeno vilarejo a 15 minutos do hotel

Tossa, pequeno vilarejo a 15 minutos do hotel

.

TOSSA DE MAR fica ao norte da Espanha, a 100 quilômetros da fronteira sul francesa e a uma hora de Barcelona. É uma cidade de muitas facetas… Ao lá entrar, olha a primeira visão que se tem!

Tossa

Tossa placaTossa torre_Fotor_Collage

Praia

Praia

Vilarejo pequeno com suas praias de água morna, transparente e super azul.

Tossa praia vista de cima

Ajuntamento de Tossa de Mar

Ajuntamento de Tossa de Mar

..

Ao adentrar a cidade, você passa pela parte mais moderna.

..

A parte da cidade mais moderna

tossa placa . .

Até o ano de 1500, as casas foram construídas extra-muros para acomodar o normal crescimento populacional. Este processo foi acelerado nos séculos XVII e XVIII, moldando uma configuração urbana que assim permaneceu até a chegada do turismo de massa na década de 1950.

. Tossa varandas_Fotor_Collagetossa telhado

.

Mas ainda bem que Tossa conservou sua parte antiga, que é muuuito linda.

.

Em nome da esperança, pudemos conhecer Tossa de Mar na Costa Brava.

 É uma cidade de muitas facetas, com sua beleza medieval...

Cidade construída em pedra que ainda mantém sua atmosfera medieval.

.

Só por curiosidade, em 1989 Tossa de Mar foi a primeira do mundo a declarar-se Cidade Anti-Touradas. Palmas para Tossa e um tim tim para a liberdade, ainda mais essa sendo dos touros – grandes, fortes e indefesos!

..

Minha terra Catalonia Falo Catalão Minha dança sardana Meu desejo, A liberdade

Minha terra Catalonia
Falo Catalão
Minha dança sardana
Meu desejo,
A liberdade

.

Depois da parte mais moderna, vem literalmente, o ponto alto da cidade: Monte Guardi. Para lá chegar, é preciso subir…

.

Tossa telhados e fios

.

Subir…

.

Tossa vista

.

Subir…

.

Tossa vista 3.

Subir… para lá em cima ter a vista dessas paisagens… Vale a pena demais!

.

Tossa vista 5

.

No século XII, no topo desse monte, foi construído o castelo.

.

tossa vista

tossa vista 2

.

Na mesma época, Tossa ganhou a construção de uma igreja também no topo do monte. A foto mostra os restos do que ainda pode ser visto dela nos dias de hoje.

.

Igreja

Resto do que sobrou da Igreja

Tossa igreja

.

E as ruínas do castelo com vistas extraordinárias para o mar? É a parte mais bacana de Tossa.

.

Tossa buraco 2

Tossa escada 2

tossa vista barco.

A cidade ainda nos reserva mais surpresas, aliás, agora vou mostrar de onde surgiu a coincidência desse post e de seu título! Tossa é linda e nos remete a um belo filme. Com isso, conhecemos outro tipo de esperança.

.

Escultura de Ava Gardner

Escultura de Ava Gardner

.

O poema escrito no mármore da escultura da atriz Ava Gardner, aparece no início do filme “Pandora”, filmado na cidade de Tossa em 1950.

.

Mas o dedo implacável do destino segue e segue escrevendo. Seduzir ele não pode nem com a sua piedade nem com a sua trapaça para esmerar o que está escrito, e com todas as tuas lágrimas lavar nem uma vírgula nem um acento Fragmento do Rubaiyat, do poeta persa Omar Khayyam.

Mas o dedo implacável do destino segue e segue escrevendo.
Seduzir ele não pode
nem com a sua piedade
nem com a sua trapaça
para esmerar o que está escrito,
e com todas as tuas lágrimas lavar
nem uma vírgula nem um acento.
Fragmento do Rubaiyat, do poeta persa Omar Khayyam.

.

Foi esse filme, apoiado em antigos mitos, que projetou a Costa Brava como destino turístico ao resto do mundo.

.

tossa vista janela.

No filme, ao pequeno porto espanhol, deram o codinome Esperanza. Lá viveu a linda e enigmática Pandora (Ava Gardner), mulher culpada pelos males do mundo e objeto de desejo de todos os homens do vilarejo. Até aparecer um misterioso “navio fantasma” com um marinheiro amaldiçoado a vagar pelos mares à procura da mulher que morreria por ele. Pandora viu seu coração ser conquistado por ele num clima de magia, romance, beleza e… esperança.

.

tossa vista arvore

.

O filme é baseado em lendas da mitologia grega. Pandora, aquela que Zeus elegeu como a sua primeira criação feminina, recebeu uma caixa com nefasto conteúdo, por isso, jamais deveria ser aberta. Dentro dela os deuses colocaram todos os males do mundo e apenas um único bem: a esperança. Nem preciso dizer que Pandora, vencida pela curiosidade, abriu a tal caixinha… e todas as tragédias humanas fugiram, mas Pandora ainda conseguiu fechá-la, antes que a esperança pudesse escapar.

.

tossa vista barquinho

.

Essa metáfora foi como a mitologia simbolizou a natureza feminina, com toda sua beleza, sensualidade, poder de dissimulação e claro, de sedução. Mesmo Pandora sendo a portadora das mazelas no mundo, ela mostra que é a mulher quem tem a força!

.

Tossa escada.

Cá com meus botões, fiquei pensando por que será que a lenda só poupou a esperança? Deve ser porque a esperança é o que nos move, é o alento do nosso caminhar e “se a ideia não é absurda, há esperança para ela”.  Albert Einstein

.

Tossa agua azul

.

Ah… e tem mais, A ESPERANÇA É FEMININA, e se é algo “mulheril” o que aqui se cogita… logo, pensa-se na probabilidade de que a mitologia tenha se enganado, e da caixinha de Pandora só desponte o bem (fica essa sendo a mensagem desse post, ok?).

.

Tossa vista 2.

Outra lenda contida no filme é a do marinheiro amaldiçoado a encontrar uma beldade disposta a morrer por ele… Ah.. a esperança!

.

tossa fonte

.

A propósito, outra curiosidade: dizem que durante as filmagens, Ava caiu de amores pela Espanha, ou melhor dizendo, pelo toureiro Cabré, participante do filme, e isso destruiu seu casamento com Sinatra.

.

Acredite no poder da mulher

Acredite no poder da mulher… (sóquenão… rsrsssss)

.

Então… atrás da esperança, conhecemos Tossa de Mar na Costa Brava. Cidade linda que, além do belo filme, nos remete à reflexões… Claro que incluem as gastronômicas…

.

Caímos numa rinha em que cada porta tinha um restaurante!

Ruínha em que cada porta tem um restaurante!

.

Bem, voltando a nossa real realidade, não consegui mesmo a reserva… Nem com insistência e muito menos acreditando naquela outra máxima que o “universo conspira…”. Hoje o dia não está para as “máximas”… kkkkkkk…

.

Ruazinha cheia de restaurantes, e o melhor, na Espanha não tem a chatisse do horário de amoço

Ruazinha cheia de restaurantes, e o melhor, na Espanha não tem a chatisse do horário de amoço

.

Já tínhamos a indicação do restaurante La Cuina de Can Simon, situado numa ruínha super charmosa e instalado em uma antiga casa de pescadores aos pés das muralhas medievais da Vila Velha de Tossa.

.

Interessante a maneira que o pequeno garfinho foi colocado no guardanapo Nos "Snacks", duas coisas interessantes: os biscoitinhos sobre uma PÁ e os patês dentro de pontinhos de plástico, como se fossem comprados na mercearia

Interessante a maneira que o pequeno garfinho foi colocado no guardanapo
Nos “Snacks”, duas coisas interessantes: os biscoitinhos sobre uma PÁ e os patês dentro de pontinhos de plástico, como se fossem comprados na mercearia

.

O Can Simon – 1 estrela Michelin – com sua atmosfera descontraída e cozinha catalã serve comida mediterrânea com um toque pessoal do chef e, como o próprio diz, com sotaque marinheiro (adorei essa!).

.

"Snacks" Biscoitinhos de polvilho saborizados

“Snacks”
Biscoitinhos de polvilho saborizados

.

Além do cardápio normal, o chef serve dois tipos de menu degustação: um de quatro cursos e três sobremesas, e outro de seis cursos e três sobremesas.

.

"Snacks"

“Snacks”

.

Escolhi o GASTRONOMIC MENU que começou com algo a mim desconhecido. GOELA DE PEIXE.

.

HAKE KOKOTXAS IN PIL-PIL SAUCE com grão de bigode Mura e Black Sausage (boudin)

HAKE KOKOTXAS IN PIL-PIL SAUCE
com grão de bico de Mura e Black Sausage (boudin)

.

Olha a lindeza da panelinha de VIDRO… Tchuco demais!!! Ainda não perdi a “esperança” de um dia possui-las… kkkkkkk… E um dia fazer a receita a “la Dilu“. Nela, o chef usou caldo de carne, ficou deslumbrante! Eu ainda colocaria umas cositas más!

.

MINI CASSEROLE OF STEWED SEA CUCUMBER AND LANGOUSTINES

MINI CASSEROLE OF STEWED SEA CUCUMBER AND LANGOUSTINES

 

Dominando o conhecimento da sua cultura gastronômica e do seu povo, o chef prepara pratos regionais com toques modernos.

.

tossa vieiras

SCALLOPS  Servida com coral, presunto, bacon, purê de batata trufado.

SCALLOPS
Servida com coral, presunto, bacon, batata com molho trufado

.

O menu muda a cada dois meses, por isso, quem passar por lá não terá as delícias que estou mostrando, pois vai desfrutar de novas propostas.

.

PURÊ TRUFADO COM LEGUMES E TRUFAS

PURÊ TRUFADO COM LEGUMES E TRUFAS

.

Alguém já viu lula defumada? Prepare para ver agora, pena não poder sentir o sabor…

.

SQUID AND LEEKS BAKED OVER EMBERS

SQUID AND LEEKS BAKED OVER EMBERS

A taça cobrindo o carvão fazia parte de uma brincadeira

A taça cobrindo o carvão fazia parte de uma brincadeira

.

Amo atum! Amo atum! Esse veio com nhoque de wasabi, bolinha de wasabi e redução de shoyo… Perfeito!

.

LOIN THE RED TUNA

LOIN THE RED TUNA

.

Ai meu Deus… um Foie Gras maravilhoso feito a baixa temperatura e servido com figos e cebolas carameladas.

.

FRESH DUCK LIVER

FRESH DUCK LIVER

 

.

Eu teria servido a Granita de Alecrim antes do prato do Foie – acho que vocês vão concordar comigo. Além de o atum tem gosto forte, logo após vamos ter outro tipo de refrescante.

.

TO AROUND OFF THE MEAT Granita de alecrim com aceto

TO AROUND OFF THE MEAT
Granita de alecrim com aceto

.

A pré sobremesa trouxe uns cubos refrescantes de picolé de frutas vermelhas com açúcar cristal – ideia muito leve, interessante e gostosa!

.

CUBES OF  RED FRUIT MOUSSE

CUBES OF RED FRUIT MOUSSE

.

A sobremesa foi um esférico de chocolate com recheio de leite de coco e ao lado, um sorvete (ruim) de coco.

.

tossa sobre

tossa sobremesa

CHOCOLATE COCONUT WITH COCONUT MILK INSIDE

CHOCOLATE COCONUT WITH COCONUT MILK INSIDE

 

É isso ai pessoal, tudo muito doce, tudo muito lindo! Falar do “bem-bom” é uma delícia, mas falar da esperança é melhor. Ah… ainda mais que A ESPERANÇA É FEMININA, lembra?

.

TOSSA eu

.

Tomara que da caixinha de surpresas que é esse nosso Brasil, só desponte o bem! É isso o que desejo, e é nisso que deposito toda a minha esperança de hoje!

.

aaaa

Se quiser receber todas as atualizações por email cadastre-se no http://dilucious.com.br/?page_id=2766

BBB

 

 

 

Você poderá gostar de:

20 comentários em “A ESPERANÇA É FEMININA . TOSSA DE MAR

    • Jussara, as fotos são lindas, mas Tossa possui vistas do mar que são realmente de babar. Vale a pena conhecer, isso é, se tiver passando por lá. Bjs

  1. Dilu querida, eh sempre muito bom ler o que você escreve. Saber e ver a beleza de algum lugar que provavelmente você nunca vai conhecer eh maravilhoso, e melhor ainda quando vem com um acréscimo da parte cultural, ainda mais contada deste jeito, com a Caixa de Pandora (eu nao sabia da historia, você acredita?), com a gastronomia, com as paisagens, com você linda e charmosa com este chapéu junto. Mas fiquei curiosa quanto ao tempo. Tudo que você colocou neste post foi feito num dia só?

    • Tabata querida, muito obrigada pelos elogios, você foi carinhosa.
      Sim, tudo que coloquei nesse post foi feito em um dia. Saímos do hotel depois do café e fomos para Tossa. Passeamos pela cidade, subimos no castelo e depois fomos almoçar. Não carece mais tempo do que isso.
      Olha, senti sua falta aqui, vc sumiu, que bom que voltou.
      Bjs

  2. Dilu, eu venho percebendo que os posts estão seguindo um roteiro, é isto mesmo? Se for, isto eu queria de te dar uma sugestão. Que que vc acha de colocar um mapinha mostrando a localzação, pq se a gente quiser seguir, fica mais fácil da gente acompanhar. Desculpe a invasão. Beijos, Gisele

Deixe seu comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CyberChimps