MASSA CASEIRA ITALIANA . Experimente, você vai adorar!

Você vai adorar reunir os amigos para preparar a massa, é um programa muito gostoso, veja aqui o nosso como foi. Agora… faça muuuuita massa, porque nesse dia, eu fiz o que achei que daria para todos, mas… Ai que vergonha!!!!, não deu nem pra começar. Tivemos de cozinhar massa comprada pronta, uma marca que todos gostamos, mas só aí vi como é inferior, chega a ser ruim. Por isso, prepare-se, você vai viciar!

VER RECEITA

 

INGREDIENTES para 10 porções

800 gr de farinha de trigo

200 gr de grano duro

30 gemas caipiras pequenas ou 10 ovos caipiras inteiros

1 colher de café de sal

 

PREPARO

– Coloque a farinha sobre uma bancada e no centro, acrescente as gemas e o sal. Incorpore cuidadosamente as gemas na farinha. Sove até formar uma massa uniforme, cerca de 5 minutos. Se depois de sovada ela ainda estiver grudando na mão, ponha um pouco de farinha. Se estiver muito seca, coloque um gema. A massa deve ficar macia e úmida, mas não pode grudar nas mãos.

– Coloque a massa em um saco plástico e deixe descansar por 30 minutos na geladeira.

– Retire a massa da geladeira e corte-a em 10 partes iguais. Abra cada uma das partes com as palmas das mãos até obter um retângulo com uma espessura de mais ou menos 1,5 cm. Deixe os pedaços que não estiverem sendo trabalhados dentro do saco plástico.

– Ajuste a máquina na graduação maior. Polvilhe e passe a massa pela fresta. Polvilhe novamente e dobre a massa em três, levando as extremidades para o meio. Passe a massa novamente pela fresta. Polvilhe as tiras de massa levemente com farinha e continue o processo de afinar, diminuindo a abertura da máquina, uma por vez. Cada vez que reduzir a graduação, a folha da massa se tornará mais longa e mais fina. Caso as tiras fiquem muito grandes, corte-as ao meio.

– Escolha o formato desejado para o macarrão e passe a massa pelo cilindro cortador. Tente segurar a massa com cuidado na saída da máquina para que não se rasgue.

– A seguir, é preciso:

1a opção: formar ninhos com o macarrão cortado e reservar os ninhos em uma bandeja;

2a opção: usar um varal de massas para deixá-la dependurada;

3a opção: deixar as porções sobre panos de prato.

Qualquer que seja a opção escolhida, é importante polvilhar com farinha antes de reservar, pois como a massa ainda está fresca, ela pode unir e ficar inutilizável.

 

PARA COZINHAR

– É imprescindível que o molho já esteja pronto para receber a massa logo que ela estiver cozida.

– Coloque uma panela grande com bastante água no fogo bem alto (mesmo se estiver fazendo uma pouca massa). Quando levantar fervura, adicione duas colheres de sal para 1 kg de massa (dizem os italianos: “a água deve ser “salgada como a do mar”). Espere a água ferver novamente e adicione a massa, e delicadamente, não pare de mexer, evitando assim, que a massa grude uma na outra. A massa caseira fica pronta bem mais rápido que a industrializada, ela deve ficar al dente.

Eu prefiro tirar a massa da água antes de ficar no ponto (mais ou menos 3 minutos) e finalizar o cozimento direto no molho.

 

MOLHO SIMPLES

Coloque cebola e alho picadinhos com pimenta calabreza e orégano para amaciar no azeite. Acrescente tomates pelados. Deixe ali cozinhando até o tomate amaciar e se desfazer, depois tempere com sal e pimenta do reino.

 

DILUdica:

– Para as massas recheadas o ideal é deixar a tira bem fina, ou seja, ir até a abertura mais estreita. Para massas longas, como fettuccine ou tagliatelle, o ideal é parar um ou dois números antes do mais fino.

– A massa pode ser usada de imediato ou guardada na geladeira por até uma semana.

– Se você não tiver máquina de macarrão, use um rolo e abra a massa com a espessura adequada. Depois de aberta, corte de acordo com o que desejar. Se for massa longa, enrole-a como um rocambole e corte na largura desejada.

– Com essa receita você poderá fazer lasanha, ravióli, cortes variados de massas longas, etc. A máquina é fácil de ser encontrada, não é cara e é uma delícia de usar. Experimente, você vai adorar!

.

BAIXAR RECEITA

aaaaSe quiser receber um email avisando quando publicamos um novo post, por favor deixe seu email aqui. Obrigada, Dilu

BBB

Você poderá gostar de:

5 comentários em “MASSA CASEIRA ITALIANA . Experimente, você vai adorar!

  1. E a segunda vez que envio à vocês meu imail . Adoro suas receitas! Me comunicar,por favor, quando houver nova receita. Obrigada

Deixe seu comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CyberChimps