PUDIM AO PERFUME DE ESPECIARIAS

Sou fã incondicional de leite condensado… E também, de Pudim! Ah… pudera, sua base do que é? Claro, leite condensado, essa invenção que pode ser taxada, sem pudores: dos deuses, e sem medo de ser over, de genial! Quer me agradar? Pudim “nimim”! kkkkkk… Pode ser o mais simples (que talvez seja o mais gostoso), pode ser com especiarias, pode ser de pistache, baunilha, pitomba, maná, ciriguela, tonka, cupuaçu, bacuri, sapoti, patatí, patatá… só não pode ter outra base, que não essa receita que vou dar – depois você elege o ingrediente que quiser para aromatizar. A perfumaria fica por sua conta. Mas só não pode deixar para fazer amanhã! É tão fácil, tão simples, e tão bom, que é só pegar e fazer! 

.

 Pudim face

PUDIM AO PERFUME DE ESPECIARIAS

Dilu bartolomeo Villela

CARAMELO DE ESPECIARIAS

300g de açúcar

50ml de água

20ml de cachaça

3 cardamomos, 1 anis estrelado, 1 cravo, 1 pedacinho de canela – tudo pilado e peneirado

PREPARO

–       Misture tudo e leve ao fogo baixo. Deixe até caramelizar e forre o fundo e as laterais das forminhas individuais ou de uma forma tradicional de pudim.

 

PUDIM para 10 pessoas

8 gemas

30 gr de açúcar

1 colher de manteiga

2 claras

1 lata de leite condensado

1 lata de creme de leite

1 lata de leite integral (use a lata do leite condensado como medida)

1 fava de baunilha (ou essência de baunilha a gosto, mas nem preciso dizer que a fava faz toda a diferença)

PREPARO

–       Passe as gemas numa peneira, apertando-as bem com as costas de uma colher para não desperdiçar.

–       Coloque as gemas peneiradas no bowl da batedeira com o açúcar e a manteiga. Bata até esbranquiçar.

–       Coloque as claras, o creme de leite, o leite condensado, o leite integral e as sementinhas da fava de baunilha no liquidificador e bata rapidamente, apenas para homogeneizar.

–       Coloque essa mistura nas gemas, misture delicadamente e despeje sobre o caramelo nas forminhas. Deixe descansar por 20 minutos.

–       Coloque no forno para assar em banho-maria a 150°C por 25 a 30 minutos.

–       Sirva quente ou coloque na geladeira antes de servir (pode ser feito no dia anterior). Não poupe sua criatividade na apresentação, arrase!

/

BAIXAR RECEITA

aaaaSe quiser receber as atualizações do Dilucious, cadastre-se aqui. Obrigada, Dilu

BBB

14 comentários em “PUDIM AO PERFUME DE ESPECIARIAS”

  1. Maria de Menicucci

    Que receita bacana! Deve ficar uma delícia mesmo. Me conta, esta receita o pudim não fica muito doce? É que eu detesto pudim super doce, não consigo comer. E também deve ficar liso, sem buraquinhos, na minha opinião fica mais cremoso! O meu pudim faço com tapioca bolinha misturada à massa e calda de caramelo com paçoca! Uma vez queria fazer pra você mas não achei tapioca na época, agora que achei estoco em casa.

    1. OBA! Então agora você pode fazer pra mim kkkkkkkk… Hummm… mas deve ser delicioso hein Maria? Minha sogra que adora tudo que leva tapioca. Qualquer hora dessas, a gente combina de fazer os dois então, pode ser?

      O pudim sem buraquinho é o pudim correto, né? Quando formam os buraquinhos (que muita gente gosta e eu não), é por excesso de calor. A alta temperatura misturado com o tempo é que provoca a separação da gordura.

      Quanto ao pudim ser muito doce, realmente depende do gosto de cada um. Você pode experimentar e ver para o seu paladar o que acha. Como tem apenas 1 lata de leite condensado com 30g de açúcar para adoçar 1 lata de leite, 1 lata de creme de leite e os ovos, eu acho até menos doce. A calda está bem farta na foto, mas quando servimos para a pessoa, não colocamos tanto e nem mais 1 vez – ai na foto foi só pra embelezar… rsrrssss…

      Bjs querida, saudade de você!

  2. Eu li a receita e achei que nao deve ficar muito doce nao Maria, pq tem 1 lata de leite e 1 de creme de leite. O jeito é a gente fazer pra tirar a dúvida hahaha

    1. É isso aí Maria Helena, e de preferência, fazermos todas juntas para que cada uma possa dar sua opinião quanto a doçura, a belezura, a textura, ao tamanho, enfim…

  3. Ah Felix, não tem nada melhor que já inventaram não. Pode ser “brega” pros grandes chefs, mas que é deslumbrante… ah isso é!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima