Pré-sobremesa, o que é?

Quem sabe o que vem a ser uma pré sobremesa? Bem, nem precisa pensar muito para responder: algo que, em uma refeição, é servido antes da sobremesa. Ok! Como o próprio nome diz, é isso mesmo. A pré-sobremesa é um pequeno “mimo” que desempenha o papel do couvert: “divertir” o conviva enquanto ele espera pelo próximo prato. Imagino que os grandes chefs adotaram essa postura para que o comensal não fique sem nada para degustar enquanto espera a sobremesa, já que essa passou a ser tão elaborada que demanda tempo.

Trabalhada de forma elegante, a pré-sobremesa pode também cumprir a função de um limpa-palato como um sorbet – leve e refrescante.

Acho meio demais, para não dizer enjoativo, servir 2 sobremesas. Aqui em casa, sempre que sirvo a PRÉ, prefiro não abusar do açúcar e por isso, elegi o queijo para ser o astro principal, pois ele “quebra” o doce.

Uso e abuso do nosso queijo mineiro, esse que nos dá tanto prazer e orgulho, já que virou patrimônio cultural imaterial brasileiro pelo Conselho Consultivo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Como já faz muitos anos que venho brincando com essa “moda”, não tenho as fotos de quando comecei. Tenho algumas fotos do tempo que ainda não tinha uma boa câmera, e umas boas, que fiz recentemente. De qualquer maneira, dá para você tirar umas ideias bem boas e brincar, assim como eu.

Maravilhosa seleção! Cinco queijos com cinco diferentes doces mineiros e cinco diferentes ervas No cone embutido no gêlo, Sopinha de frutas vermelhas

Maravilhosa seleção!
Cinco queijos com cinco diferentes doces mineiros e cinco diferentes ervas
No cone embutido no gêlo, Sopinha de frutas vermelhas

Aqui a estrela foi a Jabuticaba em calda da Marise Rache

Aqui a estrela foi a Jabuticaba em calda da Marise Rache

A mais simples e sem enfeites, mas mesmo assim, muito bacana!

A composição mais simples e sem enfeites, mas mesmo assim, muito bacana!

Queijos harmonizados pre sobremesa 10 a

Um menu de um super almoço que fiz aqui em casa com a pré-sobremesa desenhada

Um menu de um super almoço que fiz aqui em casa com a pré-sobremesa desenhada

Acho que aqui a foto corresponde ao menu acima

Acho que aqui a foto corresponde ao menu acima

Esse foi uma das montagens mais lindas e bacanas que eu fiz. Pena que a foto não correspondeu!

Esse foi uma das montagens mais lindas e bacanas que eu fiz. Pena que a foto não correspondeu!

Essa a foto está triste!

Essa a foto está triste!

Essa tinha um Semifredo de Grana Padano! Incrível!

Essa tinha um Semifredo de Grana Padano! Incrível!

Queijo Sopinha de Morango com Vinho tinto e Pignole

Queijos com mini doces e ervas aromáticas
Sopinha de Morango com Vinho tinto e Pignole

Figo

Mini Figo com Sant Chevrolin e Manjericão. Mini Picolé de Ruibarbo e Pignole

Mini maça

Mini maça sobre queijo de cabra, a erva está posicionada atrás, por isso, não sei dizer qual é, não me lembro, mas pode ser uma cebolinha, fica ótimo!

Goiabada

Goiabada sobre Queijo frescal de búfala com Salsinha

Essa foi uma das primeiras, não me lembro mais o que eram todas essas coisas... Aff! Deve ter uns 14 anos, pela foto, foi logo que mudei para esse apartamento.

Essa foi uma das primeiras, não me lembro mais o que eram todas essas coisas… Aff! Deve ter uns 14 anos, pela foto, foi logo que mudei para esse apartamento.

Essa também, olha a foto que horror!

Essa também, olha a foto que horror!

Rsrsrsss... Essa também, olha a foto que horror!

Rsrsrsss… Essa também, olha só, estou desenterrando meu passado gastronômico!

Núúú!!!! Mas tá bunitinha!

Núúú!!!! Mas tá bunitinha!

Aqui a estrela foi o caju caramelado com folhinha de erva-doce

Aqui a estrela foi o caju caramelado com folhinha de erva-doce sobre Gorgonzola dolce

 .

Gente, hoje mudei um pouco meu horário de postar. Vim no domingo de manhã para que vocês tirem ideia e preparem uma “PRÉ-SOBREMESA” para o almoço. Use os queijos e os doces que vocês têm à mão. Ah… quero dizer só mais uma coisinha: aqueles que você ama, seus amigos, enfim, seus convidados te acharão o máximo e vão dizer: Noooossa, que maravilha,  A-RRAAAA-SOU! E é isso que desejo para esse domingo, que vocês AR-RA-SEM!

aaaaSe quiser receber as atualizações do Dilucious, cadastre-se aqui. Obrigada, Dilu 

BBB

 

 

Você poderá gostar de:

23 comentários em “Pré-sobremesa, o que é?

  1. Ai Dilu, vc arrasa! Poderosa!!! Essas sopinhas de morango, esses docinhos mineiros com queijo… Os deuses devem estar com água na boca assim como eu!!!

    .

    • kkkkkkk… ai Polinha que dó! Rezei aqui 7 ave-marias pra que vc passe por mais esses 7 meses sem perder nem 7 fios de cabelo (eu perderia todos) kkkkkkkkk

    • Ai Maria, nem fala, eu também, é minha perdição! Por falar em perdição, fiquei perdidamente curiosa com seu novo “invento” Rsrssss…. Bjs amor

    • Obrigada minha querida Maria Amelia, mas você sabe que criatividade a gente exercita, né? Quanto mais a gente pratica mais ela gosta e fica no nosso pertinho… rsrssss….. Fica o toque! Bjs e volte sempre amor

  2. Dilu, talvez eu nunca prepare o que vc tá nos sugerindo preparar, mas eu só posso te falar que estas imagens que eu acabei de ver hão de permanecer pra sempre na minha memória, podes crer! Um beijão por colorir meu domingo.

  3. Que belezura Dilu, me impresionou! Eu sei do que vc é capaz, mas isto tudo ta de cair o queixo. Beijão e parabéns, mais uma vez kakakakaka

    • Ah Carol, ok e muito obrigada pela sugestão, vou fazer isso ainda hoje. Imaginei que não seria necessário por que é muito fácil e as sugestões estão nas fotos. Bjs e até mais tarde

  4. Amore, eu gostei da ideia de ter a receita pra gente, pra vc é fácil, mas pra gente…. é DIFICILISSIMO!!!! kakakaka Vai, põe aí!

  5. kkkkkkkk… Hummm… desculpa Jaqueline, o que é fácil pra um não é necessariamente para outros. Eu fiquei de colocar a receita ontem pra Carol, mas não tive tempo. Hoje sem falta. Aliás, vou agora providenciar. Fui!

  6. Como eu não tinha visto essa belezura de post?
    Ameeeiiiii
    E algumas desssas delícias eu já tive o prazer de degustar! Vc é demais fia, a gente tem uma sorte danada de grande de ter vc como amiga e dona desse blog diluciosooo…
    Bjkas

Deixe seu comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CyberChimps