Que tal “bordar” vida no ATELIÊ DA VILA?

Atelie da Vila quadrinho_Fotor_CollageGente, vim

conhecer o

ATELIÊ

DA

VILA,

e aqui, literalmente,

testemunhei que

trabalhar com as mãos 

é uma terapia e trabalhar

com o coração é uma

alegria“.

Uma alegria para a alma,

que precisa de caminhos ternos

e leves para se manifestar.

 

.

Que tal “bordar” vida no ATELIÊ DA VILA?

Por Dilu Bartolomeo Villela

Atelie da Vila du e eu

.

Além de partilhar experiências, ter o privilégio de aprender artes manuais é tudo de bom! Mas o melhor foi ver o enorme carinho com que Ducarmo, Ana Maria e Vânia, nossa “teachers arteiras” preparam este cantinho todo especial para nos oferecer, não apenas aulas deliciosas, mas também um espaço de convívio.

.

Ducarmo Fonseca

Ducarmo Fonseca

Atelie da Vila colegas

Atelie da Vila claudia e pessoa.

No colorido dos pontos dos bordados, da costura, do tricô e do crochê ou na criatividade do patchwork, scrapbook e cartonagem, e ainda, na brincadeira da confecção de bonecas, esse espaço testemunha, silenciosa e respeitosamente, as histórias de vida, lá partilhadas.

.

Atelie da Vila pat e dorAtelie da Vila maos ducarmo_Fotor_CollageAtelie da Vila eu e du

Atelie da Vila linhas.

Em cada peça que temos o prazer de confeccionar, podemos ver o retrato de um momento precioso, tipo assim… uma teia de fios entrelaçados, que podemos chamar de vida.

.

Atelie da Vila duas maos

Atelie da Vila eu cortando linha

.

É um ritual, um momento único e especial para cada um que vem para esse aprendizado coletivo.

.

Atelie da Vila meninas

Atelie da Vila cacto_Fotor_CollageAtelie da Vila tecidos

Atelie da Vila claudia 2

.

São fotos de um amor eterno no scrapbook. É a alegria pela chegada de uma nova vida celebrada na manta de crochê. A sabedoria das Bodas de Ouro bordada na colcha de patchwork. Ah meu Deus! E as descobertas da adolescência guardadas numa linda caixa florida? Mas é de chorar, a meiga boneca de pano que embala as brincadeiras e os sonhos de criança.

.

Atelie da Vila bonequinhas_Fotor_CollageAtelie da Vila cadeira estofado colorido_Fotor_Collage

Atelie da Vila botoes_Fotor_Collage

.

Enfim, senti que a proposta do ateliê é oferecer a nós, que voltamos a ser alunos (ai que delícia!!!), um espaço de acolhimento.

.

DorinhaAtelie da Vila colega_Fotor_CollageAtelie da Vila duAtelie da Vila eu_Fotor_Collage.

Lazer misturado e embaralhado com relacionamento interpessoal e arte terapêutica fazem com que nossa criatividade fique à flor da pele – ah gente… isso não tem preço.

.

Atelie da Vila colegas 2

Atelie da Vila retratos

Atelie da Vila patwork

.

Tudo isso me fez voltar no tempo, onde o belo brotava naturalmente, era prazeroso e 100% verdadeiro. Aquela verdade que só encontramos onde existe a pureza da criança. Foi isso que senti ao lado daquelas pessoas tão preciosas quanto o simples ato de se dar a chance de “aprender”.

.

Pensei que a máquina de costura era um...

Pensei que a máquina de costura era uma bruxa… Depois de 2 minutos, virou minha amiga de infância… Rsrsss…

.

Sim, voltei a ser criança! Verdade! De repente, meu mundo se abriu às novidades, às cores, às formas… Ao mesmo tempo, me fez olhar pra dentro de mim e reencontrar um “eu” feliz, num trabalho lúdico e ainda, realizado por minhas próprias mãos.

.

Atelie da Vila quadrinh

Atelie da Vila mao bordando 2

Atelie da Vila perfume

Atelie da Vila eu e claudia

.

Acho que todos temos estado num corre-corre tão grande… é clichê, eu sei, mas a vida moderna exige demais. Se ela não nos deixa ter um tempinho só nosso, para falarmos de sonhos e partilharmos histórias, que dirá para falarmos sobre nossas emoções. Naquele pedacinho do céu, o tempo desacelera, o respeito ao tempo de cada um é uma realidade e tudo isso se torna possível!

.

Atelie da Vila dorinha e patricia

Atelie da Vila avental

Atelie da Vila dedal.

Que tal “bordar” vida no ATELIÊ DA VILA? Vai lá conhecer e depois me conta! Acho que você também vai adorar, pois, para completar, não temos só a alegria da alma, tem também seu alimento, este que amamos. Olha que lanche mais TUDO!!!!

.

Atelie da Vila mesaAtelie da Vila suco_Fotor_CollageAtelie da Vila petit

Atelie da Vila xicrinhasquiche_Fotor_CollageAtelie da Vila suco

.

Gente, pra finalizar, digo mais: são obras de arte. São obras de vida. É a arte da vida no ATELIÊ DA VILA. Essa delícia fica bem no coração do Sion, na Rua Pium-í, 1.465. Sugiro que liguem antes para ver a disponibilidade dessa grade de horário.

.

Vila

Atelie da vila

aaaa

Se quiser receber um e-mail avisando quando publicamos novo post, por favor, deixe seu email aqui. Obrigada, Dilu

BBB

 

Você poderá gostar de:

21 comentários em “Que tal “bordar” vida no ATELIÊ DA VILA?

    • Juliana, as meninas são mesmo, e a Claudia, dona do espaço, é o ser abençoado que teve a ideia de montar esse cantinho de delícias!

  1. Olha , quando penso que já vi boa parte do que vocês , Diluzinha e Dorinha , são capazes de fazer , aparece este belo espaço , o ATELIÊ DA VIDA … Através de trabalhos manuais você se dá a oportunidade de criar obras de arte que falam muito sobre si mesma . Depois de dominar o básico é dar asas á imaginação que , assim como na culinária , é tão gratificante o resultado final ao agradar a si , aos amigos e parentes ! Graças a Deus , o céu o limite de vocês … Parabéns ás duas queridas que tanto admiro ! Parabéns , Ducarmo , Ana Maria e Vânia pelo lindo trabalho que vocês desenvolvem no ATELIÊ DA VIDA , despertando em cada aluna / amiga , habilidades e talento muitas vezes latentes, mas adormecidos dentro de cada um pela correria do dia a dia ! Muito sucesso ás professoras e ás alunas !
    Beijos !

    • Diluzinha , por gentileza , conserta o nome do Ateliê no meu comentário ! Putz … imperdoável , errei nas duas vezes que me referi ao Ateliê ! Obrigada , beijos !

    • Nilza, que ato falho! Só posso pensar que nenhuma palavra acontece acidentalmente e isso, só Freud explica. Fia querida, você é um ser tão iluminado que, ao errar, acerta! Claro! O Ateliê da Vila nada mais é que o Ateliê da VIDA. Você sabe que é nesse tipo de lugar que muitas pessoas encontram um pedacinho de vida que as vezes lhes falta. A Claudia, dona do espaço e que vc precisa conhecer, pois ela é uma fofa também, deve ter ficado muito feliz com esse lapso.

  2. Adoro este espaço. Sempre quis aprender um pouco de costura e bordado. Mas achei que não ia conseguir. Ainda não costurei, mas as aulas de bordado estão uma delícia. Embora nas três últimas semanas eu esteja fora de BH,com o que já aprendi com as professoras, estou fazendo uma almofada em casa. E vou contar uma coisa mto doida. Desde que comecei a bordar, voltei a ter sonhos à noite. Sonhar, literalmente, o que não acontecia há anos. Acho que, no meu caso, os fios do meu inconsciente. Se misturaram aos fios dos bordados. Mas isto é papo prá mais de metro. Fato é que é gostoso demais, o lugar é acolhedor, as profs são ótimas e as colegas idem.

    • Gente! A NIlza no ato falho, eu linkando o espaço a um momento de terapia, e vc, minha querida amiga, voltando a sonhar. Acho que o espírito de Freud anda andando pelo ATELIÊ. Olha o poder dos “fios” que se entrelaçam…

      Pra variar… Estou eu aqui toda arrepiada! Afff!

  3. “trabalhar com as mãos é uma terapia e trabalhar com o coração é uma alegria“
    Diluzinha, não tem chamada melhor que essa. Vc é isto também com sua cozinha!

  4. Poxa vida, eu adoro tudo que mexe c as mãos, eu amo criar sinto que é onde podemos colocar nosso eu pra brincar. Eu adorei este post e o Ateliê nem preciso falar.

Deixe seu comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CyberChimps