Vinho é com Aline CLASSIFICAÇÃO DOS VINHOS NA BORGONHA

CLASSIFICAÇÃO DOS VINHOS NA BORGONHA

Por Aline Mendonça

Muitas vezes, quando recebo as pessoas aqui na Borgonha, ouço que é complicado ler e reconhecer um vinho. Devo lembrar que, basicamente, os vinhos na Borgonha são feitos em monocasta, isto é, feitos só com uvas de uma única casta: o pinot noir para o tinho e o chardonnay para o branco, ou seja, um tipo de uva pra vários tipos de vinhos, por isso dizemos que na Borgonha degustamos a terra.

.

Captura de Tela 2015-06-21 às 23.27.08

.

O solo na Borgonha é considerado um acidente geológico, a base é praticamente argilo-calcário, mas em metros, a proporção de argila ou calcário pode mudar, refletindo no gosto do vinho.

.

Captura de Tela 2015-06-21 às 22.57.03Aline 1a.

Na Borgonha, o vinho recebe quatro classificações, o que em francês, chamamos de “apelations” de baixo para cima: Bourgogne (Borgonha), Villages (no rótulo estará escrito o nome do vilarejo por exemplo Beaune, Pommard, Vosne-Romanée etc) Premier-Cru e Grand-Cru.

O que ou quem vai definir se o vinho é um Bourgogne ou Grand Cru?

.

Captura de Tela 2015-06-21 às 23.22.45

.

O que define a classificação do vinho é sua origem, que quer dizer proveniência das vinhas e não o nome do produtor ou o gosto de alguns críticos (Veja na pirâmide).

Outro fator que vai influenciar é a situação da parreira na encosta, pois a temperatura, a exposição ao sol e a inclinação serão fatores decisivos para determinar se uma parreira fará um grand cru ou outro níveis de classificação. Por exemplo, para ser grand cru, em geral a parreira fica no meio da encosta.

.

Captura de Tela 2015-06-21 às 23.24.50

.

No próximo artigo, continuaremos falando, mais sobre a organização dos vinhos da Borgonha e mostraremos a vocês como ler e saber escolher um rótulo. Como lição de casa, aproveitem a vida para degustarem e brindarem! Até muito em breve com a continuação deste artigo.

Se vocês tiverem questões, não deixem de entrar em contato, responderemos com prazer, santé!!!

Aline e Michel Mendonça

Técnicos Enólogos

contactmichelmendonca@gmail.com

Me coloco à disposição aos apaixonados por vinhos, sejam eles profissionais, curiosos, turistas, enfim, aos que cogitam realizar o sonho de conhecer a rota dos vinhos na Borgonha, maravilhosa região inserida bem no meio desta arrebatadora França.
Me coloco à disposição aos apaixonados por vinhos, sejam eles profissionais, curiosos, turistas, enfim, aos que cogitam realizar o sonho de conhecer a rota dos vinhos na Borgonha, maravilhosa região inserida bem no meio desta arrebatadora França.

Aline

.

aaaa

Se quiser receber um email avisando quando publicamos um novo post, por favor deixe seu email aqui. Obrigada, Aline, diretamente da Borgonha

BBB

5 comentários em “Vinho é com Aline CLASSIFICAÇÃO DOS VINHOS NA BORGONHA”

  1. Desculpa Aline, mas não entendo muito bem “um tipo de uva pra vários tipos de vinhos, por isso dizemos que na Borgonha degustamos a terra”.

  2. Aline, bom dia!
    Continue nos brindando com este tipo de conhecimento mas se tiver fotos da região mande pra gente porque é sempre bom ver fotos

  3. Cristiane De Gerone

    Adorei seus comentários e explicações, de forma clara e direta expressa todo o conhecimento….vamos visita lá em agosto próximo…..terei imenso prazer em conhecê-la.. nós somos apaixonados por vinho!!!! Até breve..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima