SAÜC Fica a dica!

SAUCComer bem se tornou algo tão “fantasioso” que, se alguém acata uma sugestão… (veja bem: é sugestão, que quer dizer: indicação, recomendação, conselho – é preciso lembrar da máxima: “ah se conselho fosse bom…”) Mas, voltando ao “se alguém acata uma sugestão” e não gosta, será que a culpa é de quem deu a dica? Acontece que, dar dicas passou a sofrer um “dolo” a quem as dá! Afff! Vim para falar uma coisa e começo a ponderar… ponderar…

 .

SAÜC Restaurante
SAÜC Restaurante

.

SAÜC

Fica a dica!

Por Dilu Bartolomeo Villela

.

Nada como um drink antes das escolhas finais
Nada como um drink antes das escolhas finais

.

Sauc LG.

Enquanto pensamos…

.

Enquanto pensa... Snacks Uma telha de milho com caviar Um caneloni de massa chocante com creme de queijo e anchovas Azeitona e Marmelada
Snacks
Uma telha de milho com caviar
Um caneloni de massa chocante com creme de queijo e anchovas
Azeitona e Marmelada

 .

Tipo assim: “Lá em Barcelona, não deixe de conhecer tal restaurante, vai lá degustar um prato assim assado, tem também um outro que é etc e tal…”. Aí você vai e detesta. Aí vem a pergunta que não quer calar: “Como assim a Dilu me manda a um restaurante que é uma droga?”

.

Os pães são feitos na casa e são maravilhosos. Este que vem para ser degustado com um tipo especialíssimo de azeite, parece um croissant de pão italiano com grãos, maravilhoso!
Os pães são feitos na casa e são perfeitos. Este que vem para ser degustado com um tipo especialíssimo de azeite, parece uma mistura de croissant com pão italiano de grãos, maravilhoso!

.

Tartar de enguia defumada, sorvete de maçã verde e cavar de arenque Saüc
Um Guacamole de abacate diferente, mas lembro o que era essa “cobertura”

.

Humm! Quer saber? Não sei não pra esse negócio de restaurante ser bacana, bom, ruim, péssimo, maravilhoso ou uma droga.

.

l
Creme de Foie gras, Crumble de Cebola Caramelizada e Limão. Gelatina de Moscatel – Deslumbrante!!!!!!!

.

l
Esqueci de tirar a foto no início… Mas era… era… era… Não sei!

.

A opinião de cada pessoa , é a opinião de cada pessoa (ou o gosto, que aliás, carrega outra máxima: “Gosto não se discute, não e?”).

.

O primeiro ovo da galinha, espuma de Iberian . Caviar de arengue
O primeiro ovo da galinha… prestou atenção ao detalhe? Pois é! Primeiro ovo que a galinha botou naquela manhã com crocante de Iberian  e Caviar

.

Nhoque de ervas com creme de espinafre
Nhoque de ervas com creme de espinafre

.

Quando quero experimentar lugares diferentes, pesquiso, levo em conta se é estrelado, se ganha prêmios, quem é o chef e também vivo querendo dicas – quanto mais, melhor.

.

Tartar de Enguia defumada, Maça Verde e Caviar de Arenque
Tartar de Enguia defumada, Maça Verde e Caviar de Arenque

.

Tartar de tomate com abacate
Esféricos de azeitona e de tomate . Gelatina de algo que não lembro

.

Mas por outro lado, já aprendi: o padrão de “bom” de uma pessoa é bem diferente do de outras. Se sigo uma sugestão, não fico mais me perguntando o porquê da pessoa ter gostado, sendo que eu fiquei decepcionada.

.

Arroz de açafrão com tutano e sea cucumber, um tipo de fruto do mar da família estrela do mar e meduza. Se eu penso que é peixe, eu não gosto, se penso que é vegetal, eu gosto. As ervinhs chamam salicornia, são crocantes.
Arroz de açafrão com tutano e sea cucumber, um tipo de fruto do mar da família da estrela do mar e se entendi bem, da medusa. Se eu penso que é peixe, eu não gosto, se penso que é vegetal, eu gosto. As ervinhs chamam salicornia, são crocantes.

.

Bittersweet cherry soup, que quer dizer sopa agridoce de cereja com pão rústico
Bittersweet cherry soup, que quer dizer: sopa agridoce de cereja. Veio com pão rústico

.

Ultimamente, vou aos restaurantes sem criar expectativa. Sempre com a intenção de aprender alguma coisa, de ver algo diferente, enfim… Seeeee acontecer uma agradável surpresa… maravilha!

.

Seleção de legumes
Seleção de legumes

.

Peixe costeiro com erva-doce, Carril de moluscos e baunilha
Peixe costeiro com erva-doce, Carril de moluscos e baunilha

.

Pois bem! Este post me levou a escrever sobre o que eu não vim escrever. Vim mesmo pra falar sobre o SAÜC, restaurante espanhol que EU adorei, mas sei também que, há quem não compartilha da minha opinião.

.

Cannelloni de pato assado, com emulsão de foie gras. Nozes, pêra, pignole e trufas
Cannelloni de pato assado, com emulsão de foie gras. Nozes, pêra, pignole e trufas

.

Cabrito baby assado com raizes .
Cabrito baby assado com raizes

.

O SAÜC, além de possuir 1 estrela no Guia Michelin, é considerado um dos 10 melhores restaurantes da nova cozinha catalã, o chef Xavier Franco mistura sabores de uma mentira super interessante, enfim, os pratos têm a cara da magia: são lindos e abrem o apetite! Vide algumas das fotos que não me deixam mentir (outras estão feias por culpa da fotógrafa rsrsss…).

.

,
Nem por tortura consigo lembrar o que vem a ser este prato, mas tem nas minhas anotações uma espuma de manjericão. Só pode ser!

.

b
Sorvete de limão, gelatina de rum e creme de iogurte

.

Então amigos, o negócio é o seguinte: o SAÜC foi bom pra mim, mas pode ser que não seja pra você, ok? A culpa não é minha se, estando em Barcelona, você for lá e achar uma droga.

.

Clique no link para ver o pequeno vídeo da Sobremesa do SAÜC e desculpe meu pequeno escândalo… Mas também, olha a sobremesa!

Esfera do chocolate, Hennessy XO sorvete, amêndoas e caramelo quente
Esfera do chocolate, Hennessy XO sorvete, amêndoas e caramelo quente

.

Queijos artesanais da Catalunia
Queijos artesanais da Catalunia com os pães do SAÜC que mais parecem joias!

.

Ah, por falar em droga, você sabe o que significa SAÜC? No Brasil, é o que conhecemos por sabugo, fruto comestível que pode causar efeitos tóxicos.

.

SAUC sabugo

Petit Fours . ,
Petit Fours
Marzipane de café . Trufa de Early Grey . Remolacha (???)
Marsmallow de Tonka (que nada mais é que nosso CUMARU) 

.

Não à toa, a varinha de Harry Potter, a mais poderosa do Mundo Mágico, é feita de sabugueiro. Volto a ponderar: quem sabe, nós, os que gostamos do restaurante SAÜC, somos seres surgidos do mundo mágico, que vemos o lado delicioso das drogas? Fica a dica!

 .

SAÜC – Via Laietana, 49, 08003 Barcelona, Espanha – Telefone:+34 933 41 50 50

.

aaaa

Se quiser receber um email avisando quando publicamos um novo post, por favor deixe seu email aqui. Obrigada, Dilu

BBB

16 comentários em “SAÜC Fica a dica!”

  1. Ana Paula Lanari

    Fadinha, já ouviu dizer que uns gostam do azul e outros do amarelo? Pois é, graças a Deus não existe unanimidade para gosto! A vida seria muito chata. Por outro lado, ainda bem que tenho um gosto parecido com o seu, assim vou no que você indica sem susto e com muito prazer!
    Sabe o que aconteceu com o Vittorio? Ele indicou vários lugares para comer bem em Portugal e a criatura disse que comeu muito mal por lá!!!! É possível comer mal em Portugal? Rsrsrsrs Beijos

    1. Amor, você colocou em poucas palavras o que eu disse no post, obrigada. Nunca ouvi alguém dizer que comeu mal em Portugal. Afff! Então… só nos resta saber se a criatura seguiu as dicas do Vittorio ou foi se arriscar por outras bandas, ou melhor, por outras mesas. Quem sabe ela queria comer Mac enquanto que o indicado foi uma maravilhosa comida portuguesa? Existe muito mais esse tipo de “gourmet” (ou gourmand?) do que a gente imagina!

    1. Xará fia! É verdade. Na hora que o garçom veio me dizer que eu ia comer aquele que era o primeiro ovo da galinha, eu fiquei pensando e lembrando:
      Pensando: meu Deus, como assim eles sabem que exatamente ESSE foi o primeiro?
      Lembrando: quando a Louise era pequena, a gente morava numa casa perto do riacho e por isso, muitas cobras vinham nos visitar. Tivemos de colocar galinhas. Como a Louise estudava em uma escola americana, as galinhas ganharam nomes como Mary, Doly, John, e por ai… Fiquei anos sem comer frango por causa disso. Aí, na hora que veio o primeiro ovo da galinha… de quem eu lembrei? Da Doly! Até voltou a falta de vontade de comer algo que viesse do reino “galinhal” kkkkkkkk Mas a falta de vontade passou do mesmo jeito que veio: rapidinho! Estava maravilhoso!

  2. Dilu,

    Eu me chamo Gisele e sou amiga da Junia Vaz. Vou seguir a sua dica e me hopedar no The Capital em SP. Você jantou no restaurante do hotel? Me daria alguma dica de restaurantes para um menu degustação? Acompanho através da Junia a maravilha de seus pratos. Criatividade e sofisticação. Acho maravilhoso!!! Parabéns!
    Grande abraço e qualquer dia nos conheceremos..
    Gisèle

  3. Gisele querida, será um prazer te conhecer pessoalmente, vamos ver se depois que vc voltar de SP, vc vem pra nos contar tudo que tiver de novidade por lá.

    Então… sem te conhecer melhor, sem saber o que vc gosta, ou qual restaurante vc ja conhece, é dificil dar dicas, mas… vou tentar. Se vc não gostar, a gente muda tudo, ok?

    Se vc gosta de comida japonesa vc vai ficar muito feliz com o Murakami. Seu restaurante, o Kinoshita, é caro, mas vale a pena, ainda mais se for uma data especial.
    MANI – para o menu degustação, vc deve fazer a reserva
    MIMO – menu degustação
    Brasil a Gosto – Restaurante simples, mas de comida brasileira – muito bom
    EPICE – considerado um dos melhores da America Latina
    D.O.M. – pela fama vou te deixar um link e vc mesma pensa a respeito http://dilucious.com.br/?p=3787
    Chef Rouge – comida maravilhosa, mas o restaurante ta meio caído
    Bela Cintra – comida portuguesa deslumbrante, atendimento sem igual
    Attimo – interessante e gostoso
    Dalva e Dito – pra conhecer, é muito bacana
    Vecchio Torino – pra quem AMAAAA comer a melhor comida italiana – é feio, sem graça, sem glamour, mas a comida… vale tudo (é caro)
    Skye – no último andar do UNIQUE pra quem não conhece o hotel (que fica pertinho do THE CAPITAL) que é deslumbrante. A comida não é nada especial, mas é honesta e o ambiente é fenomenal
    Tre Bicchieri – comida italiana e atendimento maravilhosos
    MOCOTO – eu nao conheço mas sou louca pra ir lá, mas meu marido é vegetariano e acha que não vai comer bem
    Loi Ristorantino – outro que não conheço, mas está super em alta, mas não conheci porque não consegui fazer reserva

    Qualquer coisa, me liga (vc tem facebook?), bis e te desejo tudo de bom!

    1. Dilu você é fenomenal!!!! Muito obrigada pelas dicas. Vou degustá-las ao longo do ano. Muito obrigada pela atenção e carinho. Te contarei tudo!!! Beijo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima