Mão na massa! Então… Faça em casa!

massaFazer? Humm, nemmm pensar!!! Se posso comprar pronto, pra que gastar tempo?

Sim, até entendo, só que, no meu caso, quero eu mesma colocar a mão na massa! Ainda te falo mais: encontrar tempo para preparar algo pra mim mesma é sen-sa-ci-o-nal! Além de me dar muita satisfação, ainda resgato certas habilidades que às vezes querem fugir de mim… Ahhh, e isso é tudo de bom! Sim, eu acho que a experiência de fazer algo com minhas próprias mãos é muito gratificante! E a endorfina? Aquela que promove a sensação de alegria e prazer! Isso acaba com qualquer depressão, pois não só com atividade física se consegue a produção de endorfina, trabalhos manuais também. Transformar farinha em massa é se presentear, agora… transformar massa em presente… Hummm, isso não tem preço! É como se doar um pouquinho.

.

Mão na massa! Então… Faça em casa!

.

img_5667Foi o que fiz! Aproveitei que vários amigos me pedem pra eu vender a massa (vender num vendo não!) e fui pra cozinha. Fiz massa pra caramba! Eu até tenho 3 varaizinhos de colocar a bendita pra secar, mas era tanta massa que tirei umas prateleiras que servem de apoio na minha cozinha e pendurei tudo lá. Parecia fábrica, lindo demais!

Ah, e agora que toda hora estou fazendo massa, passei a usar várias receitas, mas sempre com ovo caipira. Acredite, o sabor é sen-sa-ci-o-nal, igual a sensação que tenho de preparar algo pra mim mesma!

Receita para mais ou menos 500 gr de massa

Ingredientes

320 gr de farinha de trigo (uso a 00 que compro no Verdemar)

80 gr de grano duro (também no Verdemar)

1 boa pitada de sal

4 ovos (use de preferência ovo caipira) em temperatura ambiente

Preparo

Dentro de uma bacia coloque os ingredientes secos e abra o meio formando um vulcão. Coloque os ovos nesse meio e com a ajuda de um garfo vá misturando os ovos puxando aos poucos a farinha que está em volta. Depois que os ingredientes ficarem homogêneos comece a amassar a massa com a mão.

Enfarinhe uma bancada e sove a massa sobre ela até a massa não grudar mais na sua mão, ela fica lisinha e bonita. Embrulhe a massa num papel filme e leve-a pra descansar por pelo menos 30 minutos. Se você for abrir a massa no outro dia, coloque-a na geladeira

Se você tiver a máquina de fazer macarrão, proceda conforme manda a embalagem, lembrando que você deve sempre começar abrindo a massa na configuração 1 indo até a 7 ou 8 da sua máquina.

  • Se você não tem a máquina, divida a massa em 4 partes, deixando-as cobertas com um pano de prato.
  • Com a ajuda de um rolo abra uma das partes sobre a bancada enfarinhada. A massa deve ficar bem fininha, mais ou menos 2 milímetros.
  • Pulverize farinha sobre a massa aberta. Enrole-a, sem apertar, como se fosse fazer um rocambole.
  • Com uma boa faca vá cortando o “rocambole” na largura que você gosta (eu amo o tagliolini que tem mais ou menos 3 milímetros. O tagliatelle tem mais ou menos 5 milímetros e o pappardelle em torno de 8 milímetros).
  • Assim que você acabar de cortar a massa, desenrole os rolinhos pra evitar que a massa grude. É preciso colocar bastante farinha, misturando massa e farinha com as mãos, sem que quebre os fios.
  • Se você for guardar, coloque a massa num varal para secar. Se for usar na hora, ferva bastante água com sal e coloque a massa para cozinhar por mais ou menos 4 minutos, eu gosto de tirar antes para finalizar o cozimento no molho que será usado.

.

BAIXAR RECEITA

.

Essa massa foi usada numa prato que amo: Tagliolini ao molho de Caviar e Limão. Você gosta? Se sim, me fale. Dou a receita com o maior prazer.

.

massa-com-caviar

Pelas mãos nasce o alimento, pela doação, o prazer.

.

dddd

aaaa

Se quiser receber um e-mail avisando quando publicamos novo post, por favor, deixe seu email aqui. Obrigada, Dilu

BBB

Você poderá gostar de:

17 comentários em “Mão na massa! Então… Faça em casa!

  1. Dilu , eu adoro limão mas caviar não é muito a minha praia não.Tem jeito de tirar o caviar na receita?Ou pode colocar alguma coisa ou deixar só no limão ? Sim sim,te falo, eu quero a receita mas pra fazer com massa comprada pronta mesmo. Beijão

  2. Eu sou da linha do “Fazer? Humm, nemmm pensar!!! Se posso comprar pronto, pra que gastar tempo?”
    Mas também acho que você tem razão, é uma higiene mental trabalhar na cozinha. Toda vez que vou fazer alguma receita eu fico mais zen, mais numa boa. Eu só acho que fazer massa de macarrão é pegar pesado demais da conta kakakaka Melhor juntar o útil ao agradável que é comprar a massa e fazer o molho em casa. Então vu ficar no aguardo da receita da massa com limão. Beijokas!!!!

  3. Dilu, receita com caviar?querê eu quero, mas num vô fazê não!Eu prefiro vc com a mão na massa e no caviar pra gente hehehe

Deixe seu comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CyberChimps