CROQUETE de MANDIOCA dos Deuses

Aqui em casa, sirvo croquete de muuuuuitas maneiras: no inverno, com sopinha quente, no verão, com sopinha gelada, como tira-gosto, com chutney, com espumas, com marguerita salgada, com geléia de pimenta, enfim…

Tem uma combinação especial que amo! Quando o recheio é camarão, sirvo com pirão, fingindo uma “desconstrução de bobó de camarão”… veja aqui

Enfim, use sua criatividade, mas se ela não vier, sirva o croquete puro, pois ele, por si só, já é uma invenção dos Deuses.

.

Seg Top croquete

CROQUETE DE MANDIOCA dos Deuses

Por Dilu Bartolomeo Villela

Ingredientes

4 colheres ou 60 gr de manteiga

2 xícaras ou 500 ml de leite

1 folha de louro, 1 pitada de noz moscada, sal e pimenta do reino

1 tablete de caldo de galinha

6 colheres ou 90 gr de farinha de trigo

1.200 gr de mandioca cozida e passada no espremedor de batata

2 gemas

1 pitada de orégano em pedaços de queijo (para o recheio)

Farinha de rosca

2 Ovos

Óleo de soja

Preparo

– Coloque manteiga, leite, louro, noz moscada, sal, pimenta do reino e tablete de galinha no fogo. Assim que ferver, coloque a farinha de trigo e misture bem por uns 3 a 4 minutos pra não grudar no fundo da panela.

– Tire a panela do fogo, coloque a massa sobre uma bancada e misture a mandioca. Sove a massa até esfriar. Misture as gemas e sove mais um pouco. Retifique o tempero.

– Faça os croquetes no formato desejado, colocando um pedaço de queijo no meio.

– Passe os croquetes nos ovos e na farinha de rosca. Congele-os (eu acho que fica mais fácil fritar salgadinhos quando congelados, para não corrermos o risco deles abrirem).

– No dia que você quiser usar, tire a quantidade desejada do freezer e coloque na geladeira.

– Frite os croquetes na hora de servir. Você não precisa ficar misturando, só depois que eles formarem a capinha crocante que você deve virá-los.

DILUdica: – Na hora de fritar, esquente o óleo com um palito de fósforo dentro. Assim que ele pegar fogo, coloque os croquetes.

– O recheio pode ser: carne seca, carninha moída, bacalhau, azeitona, frango picadinho (detesto frango desfiado), carne de panela, enfim… Coloque o que você gosta, mas sempre lembrando que o recheio tem de ser pronto, isto é, pode ser até a sobra de uma peixada ou de uma moqueca de camarão. Você retira o camarão, cebola, pimentão, tomate do caldo, deixa escorrer bem, engrossa com um pouquinho de farinha de trigo e coloca um pouquinho de catupiry ou requeijão. Retempera com um pouquinho de pimenta… e hummmm… é só correr pro abraço!

Croquete

.

BAIXAR RECEITA

.

aaaa

Se quiser receber um email avisando quando publicamos um novo post, por favor deixe seu email aqui. Obrigada, Dilu

BBB

Você poderá gostar de:

6 comentários em “CROQUETE de MANDIOCA dos Deuses

  1. Mais uma receita top!Vou baixar, imprimir e arquivar na minha pasta Dilu/Dorinha.
    O problema é que mesmo seguindo o passo a passo,fica faltando o toque de “mestra”!
    Faz logo um festival de croquete e me convida amiga!!!!

    • Fica não amor, pode fazer que vai ficar dos Deuses, e outra: pode congelar!
      Eu topo o festival, pode marcar. Vamos ficar aqui conversando, bebendo e comendo croquete… afff, não tem coisa melhor nessa vida de Deus!

  2. Dilu, adoro croquetes! Nunca fiz, acredita? Aliás, tentei uma vez e ficou encharcado de gordura, fora os que abriram. Agora, com sua receita e dicas, vou tentar. Bjos querida!

    • Fia, encharcado e aberto foi só por causa do óleo frio. Aquela dica do palito de fósforo é maravilhosa! Se quiser, podemos fazer um dia aqui em casa. Bjss

Deixe seu comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CyberChimps