PITIGLIANO numa terra PREZIOSA

PitiglianoA apenas 130 km de Roma, a região de Maremma surge linda e azul no sul da Toscana.

Entramos nela afoitos, mas depois de uma noite atravessando o oceano, passar por Ostia, conhecer Montemerano, almoçar no Da Caino, chegamos tão cansados que “capotamos” por 2 horas.

Acordei já à noitinha, e com “gás” pra recomeçar. Ainda bem que tudo saiu exatamente como planejei, pois esse tempo restaurador foi suficiente para nos colocar novos e prontos para ver o que eu estava ansiosa por ver: Pitigliano à noite.

.

PITIGLIANO numa terra PREZIOSA

Por Dilu Bartolomeo Villela

.

Ao fazer uma das inúmeras curvas da estradinha, surge a pequena Pitigliano parecendo brotar no meio do nada.

Pitigliano b

Mas ao reparar melhor, percebi que a vila medieval desabrocha de uma elevação rochosa, como uma flor rara e preciosa.

Pitigliano rocha

Pitigliano, erguida sobre um tufo, é conhecida como “La Piccola Jerusalém”, dizem que, não só graças a uma comunidade judaica que viveu lá, mas também pelo aspecto da cidade que é semelhante a Jerusalém.

Pitigliano arcos

Dois enormes e deslumbrantes arcos do aqueduto construídos em 1636 atiçam nossa curiosidade e nos convidam a entrar.

Pitigliano 2

Dentro do meu peito, um encontro de sensações ao ver o cenário de uma Pitigliano que esnoba beleza e história…

Pitigliano eu 3

Andando pelas ruelas e sentindo os aromas intensos de comida (de verdade, nada de “estrelas”), fumaça, frio (sim, frio tem perfume), a cidade parecia querer nos acolher mostrando sua “veia” calorosa e ao mesmo tempo, misteriosa.

Pitigliano misteriosa

Uma armadilha para despertar ainda mais, como se fosse possível, o prazer de estar chegando numa Itália etrusca, romana, medieval, moderna, ou seja lá o que for.

Pitigliano 3Pitigliano 5Pitigliano 1

A cidade é formada por um labirinto de túneis, ruinhas, becos apertados, praças…

Pitigliano 4Pitigliano eu 2Pitigliano 7Pitigliano 6

Imagine que, literalmente, no meio de tudo isso, isto é, no interior da rocha, existe um complexo subterrâneo, onde cada povo (etrusco, romano e medieval) escavou e criou, cada um a seu modo, um povoado sobre o outro. Becos, tumbas e caminhos entrecortam 8 quilômetros por baixo da terra.

Pitigliano museu

.

Bem gente, fomos a Pitigliano porque queríamos conhecer a “Piccola Jerusalem”, mas também para comer numa Osteria típica, pequenininha, aconchegante, enfim, bem ao estilo desta terra preziosa.

Pitigliano maremma

Depois de passear pela cidade, chegamos no nosso cantinho, enfim, da satisfação gastronômica.

Il tufo alegroPitigliano il tufo restaurantePitigliano vasinhoPitigliano maremma 1Pitigliano fotosPitigliano fotos 2

Acho que creme de feijão está na moda. Muito diferente daquele horrível do almoço, esse estava uma delícia, com palitinho de bacon.

Feijao br

Nem vou falar muito sobre comida, só compartilhar com vocês uma receitinha MA-RA-VI-LHO-SA que acabei de aprender.

Pitigliano tartare

Nem ia falar, mas esse tartar, depois do restaurante L’EGGS de Barcelona, estava o melhor que já comi. Espuma de parmesão, gelatina de balsâmico, e o mais bacana: crocante de casca de parmesão.

Tartar

Depois veio um gnocchi maravilhoso com carne de porco picadinha, show! O brocoli romanesco é uma pequena obra de arte, lindo!

Pitigliano nhoque cardnhoque

Não podia faltar uma boa macarronada para o primeiro dia, não é amore?

massa

E muito menos o Tiramisu, que segundo o chef, é um “Quase Tiramisu“.

Pitigliano tiramisu

O melhor foi o prato de queijos pecorinos da região.

Pitigliano queijo

Com um meraviglioso miele!!!!

eu mel

E queijo na fossa? Sim, com direito a uma aula dada por quem entende!

Ah, a receita que prometi antes! O chef, super simpático, me ensinou como faz o crocante de casca de pecorino ou parmesão: corta a parte grossa da casca do queijo e coloca no microondas – simples assim. Fica uma delícia para compor um prato.

Com o chef

E vem dele outra aula de como se deve “tratar” o ato de cozinhar: “Atrás do prato que chega em cima da sua mesa tem um grande empenho. Feito de estudo, pesquisa, atenção nos detalhes, mas, acima de tudo, há uma grande paixão que nos leva a fazer mais e melhor.”

Pitigliano cardapio

É assim que os amantes da gastronomia servem a quem em sua mesa se assenta. É isso que vim buscar aqui nessa TERRA PREZIOSA.

Pitigliano eu vert

.

………

À pedido, coloco o mapa para os que quiserem acompanhar o roteiro:

Saímos de Roma, passamos por Óstia, almoçamos em Montemerano, fomos para o hotel em Saturnia, descansamos e jantamos em Pitigliano.

Saímos de Roma, passamos por Óstia, almoçamos em Montemerano, fomos para o hotel em Saturnia, descansamos e jantamos em Pitigliano.

.

VEJA AQUI O POST ANTERIOR

Na dúvida, siga os sinais!

.

VEJA AQUI O PRÓXIMO POST

Nem tudo são flores! Mas sem dissabores, TUDO SÃO FLORES!

.

aaaa

Se quiser receber um e-mail avisando quando publicamos novo post, por favor, deixe seu email aqui. Obrigada, Dilu

BBB

Você poderá gostar de:

26 comentários em “PITIGLIANO numa terra PREZIOSA

    • Amore
      Vc corta a parte grossa da casca do queijo parmesão, pica em pequenos pedaços e coloca no microondas. Isso terá de ser feito como experiência até chegar no ponto, pq foi só isso que ele disse. Qdo eu chegar aí eu vou testar e ai eu te falo certinho. Mas se vc conseguir antes, vc conta pra gente. Bjs

  1. Que lugar maravilhoso! Parece de ouro! Uma viagem ă Idade Média! Tudo parece encantado! Vc mui graciosa! Sei italiano não, então leia com sotaque! Capiche??? Bjos

  2. As cidadezinhas da Itália são lindas, essa me pareceu encantadora. Na minha lista, para visitar na próxima viagem ao país e, claro, também anotei o nome do restaurante. O post, como sempre, soberbo!

  3. Gente, é muito lugar que a gente nem imagina que existe, não é mesmo? Que vontade de fazer uma viagem deste estilo, conhecendo pequenas cidades medievais que eu adoro e fico vendo as janelas e imaginando o que acontecia dentro de cada uma daquelas casas. Ave é muito interessante imaginar que no caso desta Pitigliano as coisas aconteciam debaixo da terra, maluco meu! Muito brigada Diluzinha por compartilhar com a gente. Beijão e boa viagem (pra nós kakakaka)

    • kkkk a viagem passa a ser nossa mesmo minha amiga! Isso que vc disse é muito interessante, eu tb fico imaginando tanta coisa, e isso faz parte da “viagem”, né?.

  4. Dilu,
    Siete sempre meravigliosa per descrivere tutto ciò che vive sul tuo blog.
    Ma questo paese per me e il migliore di tutti.
    Sto aspettando per voi ogni giorno con ansia.
    Invidia viola( guarda roxo in italiano mio cognome)
    Godetevi il vostro soggiorno molto sua carina e bella ragazza.
    Aspetto di pìu di pìu
    Bacci mille
    Marisa Viola Ladeira

    • Fia, vou ter de pedir o maridão pra te responder nesse italiano lindo, parabéns! Bem que vc poderia estar aqui conosco pra exercitá-lo. Bacci mille, bacci mille e bacci mille! Adorei! kkkkkk

  5. Dilu, se vc foi buscar na Italia estudo, pesquisa, atenção nos detalhes, mas, acima de tudo, paixão pra fazer mais e melhor, vc nao precisava buscar isso na Italia não, vc é o exemplo bem dado disto. Vc é preziosa!

Deixe seu comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CyberChimps