Montalcino e seu entardecer enluarado. É muita sorte, né não?

Mapa MontalcinoO interior da Itália nos brinda com N pequenas e lindas cidades, uma ao lado da outra. Só num pequeno percurso de apenas 36 km, é possível percorrer Pienza, São Quirico, Bagno Vignoni, Montalcino – sim, eu disse 36 km – difícil é arrumar tempo pra ver tudo que esse trecho oferece. No final ficamos com aquela sensação de que deveríamos ter deixado mais um dia. Como isso não foi feito…

.

Montalcino e seu entardecer enluarado.

É muita sorte, né não?

Dilu Bartolomeo Villela

.

MONTALCINO

.

Ah! Além das lindas cidades, ainda somos brindados com as estradas, se não as mais belas, uma das mais lindas da Itália, conhecidas por fazerem parte do Val d’Orcia, Patrimônio Mundial da Unesco.

.

IMG_7006IMG_7007IMG_7012IMG_7036IMG_7037IMG_7038IMG_7039

.

Se seu tempo permitir, passe em Abadia de Sant’Antimo, um monastério pertinho de Montalcino.

.

TOSCANA 1TOSCANACaptura de Tela 2015-12-15 às 18_Fotor_Collage

.

Saímos de Pienza veja aqui, percorremos apenas 22 km e estávamos em Montalcino, um vilarejo imerso numa paisagem deslumbrante.

.

MONTALCINO

.

Como já tínhamos almoçado em Pienza, ficamos por conta de passear, tomar sorvete e… até comer pizza em fatia com Coca-Cola… rsrsss…

.

MontalcinoMONTALCINOIMG_7128IMG_7126euMONTALCINOIMG_7120IMG_7123MONTALCINO praça

.

A Piazza del Popolo tem uma galeria do século XIV…

.

MONTALCINO

.

Ops… Nem só de história se faz uma viagem, lá encontramos uma feirinha e para quem, assim como eu, tem na gastronomia sua paixão…

.

eu montalcino

.

Olha issoooo… no meio do passeio dar de cara com o que a região produz… que surpresa, que delícia! É muita sorte, né não? Logo no dia que estou na cidade!

.

IMG_7109

.

Biscoitos típicos mostrados da forma mais simples nos oferecem uma aula sobre nomenclaturas que, pelo menos uma vez, já ouvimos falar.

.

IMG_7105montalcino biscoitossIMG_7100Montalcino BiscoitosIMG_7101Montalcino biscoitosIMG_7104

.

E um bom naco de queijo pecorino, hein? Afff!

.
IMG_7059IMG_7077IMG_7076IMG_7058

.

Artesanato, mel, azeite, frios, cogumelos, vinhos…

.

IMG_7106SalameIMG_7099IMG_7097IMG_7098IMG_7108

.

Pici “rolado na manhã daquele mesmo dia”… Pici é um tipo de spaghetti feito sem ovos… Vou confessar…

.

IMG_8651

.

Na minha opinião, a massa é meio tosca, grosseira, rende na boca, não gostei. Ah! Mas afinal, nem tudo são trufas, né?

.

trufa

.

OPA! Trufas??? Sim, para completar o que já estava maravilhoso… Trufas e o trufeiro…

.

Meu próximo da viagem vai ser só para dar este recado.
Meu próximo post da viagem vai ser só para dar esta dica.

.

Ah… que pena! Tão bom, mas é preciso continuar e vamos pra praça Garibaldi, onde são expostos azulejos pintados em comemoração à classificação anual do Brunello..

.

Montalcino azulejos

.

Vou aproveitar para falar sobre o Brunello, vinho que surgiu em meados do Século 19. Em 1870, as primeiras garrafas foram exibidas como um vinho superior e o primeiro grande Brunello di Montalcino remonta a 1888, tornando-se um dos vinhos mais famosos e de maior prestígio da Itália.

.

Brunello

.

O segundo melhor vinho é o Rosso di Montalcino, geralmente vendido por um preço modesto considerando sua alta qualidade. O caso é que a cidade tem no vinho seu maior encanto.

.

Tirei essa foto, mas confesso que não sei dizer o real significado dela. Posso afirmar que ela expressa a importância do vinho em Montalcino.
Tirei essa foto, mas confesso que não sei dizer o real significado dela. Só posso afirmar como ela expressa a importância do vinho em Montalcino.

.

Bem, voltando a Montalcino, a Torre dell’Orologio fica no Palazzo dei Priori, construção do Século XII.

.

IMG_7054MONTALCINO torre

.

Subimos uma pequena ladeira e então surge o castelo/fortaleza de Montalcino – magnífico! A fortaleza também tem uma enoteca, lugar perfeito para se degustar um… Claro! Brunello di Montalcino! Visita duplamente obrigatória, pela enoteca e pela beleza.

.

MONTALCINO castelo

.

O castelo teve sua construção iniciada em 1361 e ainda se encontra praticamente intacto.

.

MONTALCINO castelo e lua

.

O centro da fortaleza é um grande espaço vazio, comumente utilizado para shows e eventos culturais.

.

MONTALCINO interior castelo

.

A entrada é gratuita, a não ser para quem deseja subir até a torre e fazer lindas fotos do entorno.

IMG_7133

.

Além de ser considerada uma das mais bonitas áreas da Toscana, a lista do que fazer inclui uma refeição numa de suas belas tratorias, degustação dos seus excelentes vinhos, ver uma feirinha com produtos da região ou simplesmente parar e, de um lado do céu, ver o pôr do sol…

.

IMG_7151

.

Ou admirar a torre de um belo castelo bem em frente ao outro lado do céu que, ainda azul, mostra um entardecer enluarado. É muita sorte, né não?

.

MONTALCINO lua

.

Gente, acabou o post com o que nós fizemos na cidade. Não almoçamos em Montalcino, por isso não mostrei, mas peguei algumas dicas pra vocês com o chef do restaurante em Pienza. Dica de chef é sempre boa, né?

Nós não almoçamos em Montalcino, mas pegamos algumas dicas

Drogheria Franci Opção mais elegante em Montalcino, com menu sazonal e perto da fortaleza. End: Piazzale Fortezza, 6. Fone:+39 0577 848191

Osteria Enoteca Osticcio com uma bela wineshop e vista espetacular. End: Via Giacomo Matteotti, 23. Fone:+39 0577 848271

Caffè Fiaschetteria Italiana do Século 19, lugar legal para um almoço leve e para ver o movimento da praça. End: Piazza del Popolo, 6. Fone:+39 0577 849043

Restaurante Boccon Di Vino com sua vista linda é uma boa dica para quem está de carro, pois fica fora de Montalcino. End: Via Traversa dei Monti, 201. Fone: +39 0577 84 82 33

Il Leccio Pequeno, comida típica, aconchegante e bom atendimento, mas também fica fora de Montalcino. End: Via Costa Castellare, 1/3, Sant’Angelo in Colle di Montalcino. Fone:+39 0577 844175

.

VEJA O POST ANTERIOR DESSE ROTEIRO A ITÁLIA

… e ela PIENZA que sabe dançar!

.

VEJA PRÓXIMO POST 

Contrate um tartufaio pra chamar de seu!

.

aaaa

Se quiser receber um e-mail avisando quando publicamos novo post, por favor, deixe seu email aqui. Obrigada, Dilu

BBB

12 comentários em “Montalcino e seu entardecer enluarado. É muita sorte, né não?”

  1. Nossa que maravilha!!!Quanto ao gato , agora que a ficha caiu!!!Tô até miando aqui!!!!kkkkkkkkMolecagem mesmo adoro!Dilu que viagem maravilhosa,nem imagino isso tudo emoldurado pela lua cheia!!!Iluminados!!!

    1. Ahhhh que linda você Neusinha! Um dia a gente vai ter a oportunidade de conversar aqui em BH sobre nossas viagens! Tenho certeza que da próxima vez que você vier, eu também vou estar. Não deixe de me avisar antes de vir pra gente programar um almoço com as “meninas”. OK? Bjss

    1. Katarina querida, que sumida você! Senti demais sua falta!
      Olha, e a beleza dessa viagem vai começar é agora Katarina, juro! Cada lugar sensacional mesmo! Se não der pra fazer a viagem real, que seja virtual! Vou tentar ser o mais “real” possível! Bjs amor!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima