CAÇA ÀS TRUFAS. É… esta é a Itália!

Caça as trufas

Devo ser perdoada por um dia ter cismado que a França era o lugar mais romântico do mundo. Se você também pensa assim, é porque não conhece a Toscana – essa terra cheia de sensualidade, exuberância, exagero… Sim, Deus excedeu na dose ao criar esta Itália e tudo que ela oferece.

 

C A Ç A . À S . T R U F A S

É… esta é a Itália!

Dilu Bartolomeo Villela

.

IMG_8003

.

Que país é este, hospitaleiro e ainda à luz de velas, em pleno café da manhã?

.

IMG_8024

.

Que país é este, aconchegante ao calor da lareira, em pleno café da manhã?

.

IMG_8034

.

Onde se pode encontrar numa viagem, um ambiente matinal mais lindo que este?

.

IMG_8032IMG_8011

.

É… esta é a Itália!

.

IMG_7988IMG_8012

.

Primeiro, nossos olhos ficam em festa e vibram com a cor “nude” e quente dessa Itália que nos faz cair de amores.

.

IMG_7998Borgo café

.

É então que nos percebemos arrebatados (e em casa) com o cheiro reconfortante do pão recém-saído do forno, com os ovos fritos à perfeição, com as panquecas quentinhas, enfim, com as delícias que só em viagens nos damos ao luxo de saborear…

.

borgo cafe

.

Com os aromas das delícias nas panelas…

.

IMG_8018

.

Inacreditável… tudo lindo e à luz de velas! É… é esta a Itália!

.

borgo velasIMG_8010

.

Sucos de frutas frescas, salames italianos, queijos…

.

IMG_8022borgoIMG_7996

.

Pães, compotas, tortas, bolos, iogurtes… Tudo produzido na cozinha do hotel RELAIS BORGO SANTO PIETRO e, fica tudo ali, nos esperando…

.

IMG_8014

.

E nós… também ali, como se estivéssemos na fazenda de um amigo (ô amigo chic… uh lá lá lá)… Hipnotizados!

.

IMG_8015

.

Para quem preferir desfrutar o magnífico visual do Vale do Serena, é possível, além dos quitutes, saborear este momento matinal na varanda.

.

Borgo corredor

.

Porém, esta é a Itália e aqui… A época é de CAÇA ÀS TRUFAS… Hora de deixarmos tudo isso…

.

IMG_8017

.

… cairmos na estrada e ganharmos a floresta – outra Itália dentro da Itália! Presente de Deus!

.

IMG_8052IMG_8345

.

Nos sentimos num set de filmagem num dia azul, lindo (e promissor), indo em direção a uma das colinas do Val d’Elsa.

.

caça as trufas CidadeIMG_8334

.

Lugar fascinante marcado pela diversidade de suas paisagens e sua rica herança cultural.

.

IMG_8333IMG_8336

.

O antigo caminho usado pelos peregrinos para chegar a Roma, o Val d’Elsa, é um cenário sensacional!

.

IMG_8338IMG_8342

.

Todo entremeado por florestas, vinhedos, olivedos e cidades medievais. Esta é a Itália!

.

IMG_8076IMG_8346IMG_8086IMG_8331

.

Em meio a tudo isso, ou mais que tudo isso, presta atenção: (1-) poder experimentar o verdadeiro sabor da Toscana (2-) em uma tradicional caça às trufas (3-) numa colina escondida… É como ganhar na loteria… Esta é a Itália!

.

caça as trufasIMG_8262

.

Acompanhados de guia, tartufaios e cão farejador, entramos num mundo completamente novo e inusitado.

.

Caça as trufascaça as trufas tartufaios

.

Vamos em busca das tão valiosas, desejadas, adoradas e sonhadas trufas.

.

Caça as trufas

.

Nos sentimos verdadeiros italianos na caça ao tesouro.

.

eu 3 caça as trufasCaça as trufaseu caça as trufaseu 2 caça as trufas

.

Às vezes, nem tão tesouro assim! Rsrsssss…

.

eu caça as trufas

.

Mas o cãozinho é bravo!

.

caça as trufasIMG_8259

.

E persistente!

.

.

.

Persiste e descobre o tesouro… ops… os tubérculos, numa agilidade que lhe rendem carinhos e mimos, recompensas pelo belo trabalho.

.

IMG_8247eu com caozinho

.

Somos também recompensados (como se ainda carecesse), mas esta é a Itália, lembra?

.

Caça as trufas recado

.

Por isso, temos a sorte de irmos até uma “tratoria” previamente escolhida e contratada pelo Borgo Santo Pietro (o pacote inclui van, guia, tartufaios, cãozinho e almoço).

.

A trattoria se chama C'era una volta...

A trattoria se chama C’era una volta…

Para esperarmos a limpeza e preparo da trufas ele nos serviu bruschetas ao funghi, fiori di zuchini e algo que parece um queijo, não me lembro mais.

Para esperarmos a limpeza e preparo da trufas ele nos serviu bruschetas ao funghi, fiori di zuchini e algo que parece um queijo, não me lembro mais.

.

É… e ali começa uma outra Itália, dos sentidos aguçados, onde sabor, textura e aroma se misturam a um cenário que, até aquele momento, fazia parte de sonhos!

.

IMG_8276

.

Então, saboreamos o resultado do “nosso árduo trabalho”, a bendita foi experimentada pura, in natura.

.

eu caça as trufas

.

Ah! Esqueci de dizer: “tratoria” é caracterizada pela simplicidade no serviço e mobiliário, mas não na atenção do dono, que nos atende com muito carinho.

 

trufa lavando

.

E o nome “trattoria” vem do verbo trattare, que quer dizer tratar, preparar… É isso que o dono faz – é ele quem, pessoalmente, se incube de preparar o tesouro e tratar da nossa felicidade.

.

e foi colocando as trufas nos pratos para serem raladas à mesa

Ele coloca as trufas na água e separa as brancas das pretas para serem laminadas à mesa.

trufas brancas

.

Uau! E ele serve “tesouro” dessa maneira? Que sacrilégio! Oras, estamos no terroir do “diamante”. Nada de tratamento estrelado na hora de apresentar e ralar a trufa sobre o prato, aqui é pegar, lavar e comer.

.

Bruscheta com pancetta laminada de uma forma que nunca vi, deslumbrante, e trufas

Bruscheta com pancetta laminada de uma forma que nunca vi, deslumbrante, e trufas

.

E é aí que, sabor e textura azucrinam nossas papilas gustativas.

.

Tagliatelle fato a casa... a maior maravilha do mundo, aí mora aquela frase: pelo menos 1 vez na vida, você tem de comer isso!

Tagliatelle “fatto a casa” com trufas frescas laminadas… a maior maravilha do mundo! Aí mora aquela frase: você tem de comer isso antes de morrer – pelo menos 1 vez na vida!

.

Mas, infelizmente, saiba de uma coisa bem ruinzinha: a preciosa iguaria extasia papilas gustativas apenas por cinco dias, depois, ela perde seu magnífico aroma, e nela, aroma é tudo.

.

A melhor maneira de comer trufas, com ovos. Luiz não comeu o dele, e eu aqui agora escrevendo, morrendo de arrependimento de não ter comido o dele.

A melhor maneira de comer trufas: com ovos. Luiz não comeu o dele, e eu aqui agora escrevendo, morrendo de arrependimento de não ter aproveitado o dele.

.

É, em nome de sentidos aguçados e de sonhos realizados, sou perdoada por um dia ter cismado que a França era o lugar mais romântico do mundo.

.

IMG_8302

.

Só que… esta é a Itália, onde Deus excedeu na dose e, além da Toscana, criou a trufa!

.

Veja post anterior desse roteiro à Itália

Escola de Culinária Borgo. Simples assim!

.

VEJA O PRÓXIMO POST DESTE ROTEIRO A ITÁLIA

LA SUVERA The Trip to Italy

.

aaaa

Se quiser receber um e-mail avisando quando publicamos novo post, por favor, deixe seu email aqui. Obrigada, Dilu

BBB

Você poderá gostar de:

31 comentários em “CAÇA ÀS TRUFAS. É… esta é a Itália!

  1. Aprendi mais uma Diluzinha, mais muitas. Mas Tratoria … nunca me passou pela cabeça significado tão lindo. Precisando de sua tratoria nata! Pensando aqui: se fizessem comigo um jogo rápido de associação de palavras, com certeza, em matéria de ingredientes, dois me remeteriam, de imediato, à sua lembrança: trufas e pequi. Dilu é ou não é uma criatura complexa? bjks amiga.

    • Fica a questão: quem é a complexa? Achar este um significado “tão lindo” pra trattoria? Estou aqui sem entender… rsrsssss… Você, minha amiga do coração, me deixa sempre em estado perplexo (pra não falar complexo)! kkkkkkk… Pena que tem sido tão pouco, pena que a vida me rouba você.

      Mas nos finalmente, acho que somos duas complexas. Não sei se é bem isso, mas acho que pessoas complexas saboreiam a vida por inteiro, nunca um tiquinho dela; são gulosas (e por isso, têm sempre o céu da boca queimado, preferindo arriscar a sentir dor do que não saber que sabor ela tem); são curiosas, prontas às descobertas, às aventuras, às novidades, às viagens, às histórias, às emoções, às gentes; enfim, gente complexa tem fé, acredita. Vc acredita na construção dos relacionamentos? Vc acredita na felicidade? Vc é complexa!

      (Deixa a Cris ver esse tanto de crase, afff.. ela vai ter coisa demais pra corrigir… e ainda vai dizer que nem sei o que é complexo!)

      • Copio e colo aqui o texto lindo e emocionante que a Vera escreveu. Como todos sabem, não deixaria esquecido num canto qualquer lá do facebook, aqui vou ter para sempre no meu pertinho, pq aqui é a minha casa:

        De Vera:
        Eu tenho uma amiga que eu acho que é complexa. E ela me disse que temos uma outra amiga, a Cristina, que vai acabar dizendo que ela nem sabe o que é complexo. Mas Dilu é complexa. Ela é tão complexa, que acabou me arranjando uma baita dor de cabeça. Porque comecei a achar que eu também não sei o que complexo. Minha amiga complexa não sabe… Mas acontece sempre. Temos centenas de diálogos inacabados. Não! Inacabados seria até bom! Nossos diálogos são, em sua maioria, apenas esboçados. Estou sempre em falta com ela. Sempre sem tempo de vê-la.
        No entanto, ela me “toma” um tempo danado. Porque basta vê-la passeando por este mundo digital, aqui e ali, e logo já estou conversando com ela. Hoje, por exemplo, estou desde cedo pensando porque ela é complexa. E, com medo da Cris, fui ao dicionário de sinônimos e antônimos.
        Achei alguns sentidos para a palavra “complexo”.
        No sentido de conjunto. Sim, confere. Minha amiga complexa agrupa, une, agrega e reúne. Das formas até mais improváveis! Criar encontros é sua especialidade.
        No sentido de complicada…. esta parte complicada eu não enxergo muito. Mas, com certeza está lá. Quem de nós não tem um lado intrincado, difícil, abstruso e profundo? Labiríntico, incompreensível, complicado ou confuso?
        Achei também um terceiro sentido para o complexo. Complexo é tudo que é composto: múltiplo, heterogêneo, misturado, mesclado e misto. Sabe aquela amiga que te conta o que vai misturar e você pensa…. isto não vai dar certo! Mas com ela misturando dá certo? É mais ou menos isto.
        Por falar em faceta, multifacetado é o quarto sentido que o dicionário me deu para complexo. Sim! Minha amiga é vária. Multímoda, multifária. Multiforme e multifacetada.
        Agora, falando aqui entre nós. Minha amiga é complexa em sentido próprio e este não encontrei no dicionário. Encontro nela.
        Minha amiga é muito Ryka! Mas vejam. Ela não é qualquer rica. É rica com “R” maiúsculo no início, Y e K. Sim, porque rica ( com “c” e “i”, conheço uma centena de pessoas). Também é muito bonita. Ryka e ainda bonita, tudo em uma pessoa só? Complexo isto!
        Estamos quase sempre separadas por nossos mundos. Que insistem em requerer nossas presenças. E estamos sempre juntas. Isto também é complexo, né? Na verdade é simples. Porque toda vez, quando finalmente nos reencontramos, o que vem de lá não é nada complexo. Digo, é um maravilhoso amplexo: largo, amigo, sincero e saudoso. Simples assim.

        • Ai, tb lá no facebook, eu respondi pra ela:

          Hoje, não sei bem porquê, não tive tempo nem de postar, coisa que gosto de fazer todas as segundas, já que é o melhor dia lá pro blog. Me lembrei e corri no face, esse “complexo ser” que amo, e aí, vi que tinha algumas notificações e num é que… essa, logo essa mensagem, vem pra me tirar do prumo. Ah Vera! Já que estamos aqui, num lugar público, preciso mostrar como essa conversa linda, e inesquecível (como tudo que vem de você), começou: tive de voltar agora lá no blog para ver nos comentários do post http://dilucious.com.br/?p=24612. Ah Vera! Um sorriso de satisfação interna, aqui no peito, e um arrepio fininho, igual aquele primeiro que vc me fez sentir, me percorreu e me fez ver, mais uma vez, o quanto o blog foi e é importante (e complexo posso dizer kkkkkk) (e essencial tb) na minha vida. E ainda, tudo isso me mostra como a felicidade é mesmo construída. E edificada tb é a amizade! Que Deus nos abençoe! Te amo muito, vc nem sabe quanto.

          • Não posso deixar de copiar e colar aqui o que as minhas outras queridas escreveram tb no facebook na mensagem da Vera – preciso ter tudo isso guardado no meu pertinho, são coisas assim que me alimentam e já que esse blog pretende ser de gastronomia, não existe alimento melhor que este:

            Cristina Machado
            Vera!!! Desde quando vc precisa de dicionário para alguma coisa?!?! E no mais, quanto mais complexa a vida, melhor, né não? Nossa amiga que o diga. Emoticon grin Bjo bjo bjo.

            Ana Paula Lanari
            Vera, fiquei complexada com esse texto complexo sobre a nossa amiga complexa! Rsrsrsrs Que lindeza de declaração de amizade! A Fada é isso tudo mesmo! E você minha amiga, tenente coronel dentista advogada filósofa é ímpar! Esses seus zoinho verde guardam uma sensibilidade emocionante! Beijos

            Virginia Campolina de Sá
            Que bonito Vera, acho que vc vai tirar um laguinho dos olhos da Dilu!

            Dilu Bartolomeo Villela
            Ah Cristina, no momento estou um tanto emocionada pra falar das complexidades da vida, mas só sei que são coisas como elas e essa de hoje que nos tornam felizes para sempre!

            Dilu Bartolomeo Villela
            Polinha, vc falando em emocionante, imagina como me sinto agora, sem reação, sem palavras, com olhos marejados procurando letras neste teclado que, de repente, se tornou tb complexo. Ah meu Deus, feliz demais nesta segunda! Sem nexo!

            Dilu Bartolomeo Villela
            Vir, não apenas um laguinho, mas tem uma coisa que tampa minha respiração, bem aqui na minha garganta. Mereço?

            Ana Paula Lanari
            Merece! Você é a complexa mais simples que conheço! Transparente! Para mim sua melhor qualidade!

            Dilu Bartolomeo Villela
            Emoticon heart hoje é hoje Polinha

            Ana Paula Lanari
            Vou falar uma coisa muito séria, e para quem vive brincando é raridade, tenho certeza da amizade das Diluzzetes, sei que é verdadeira e não é bla bla bla de Facebook. Agradeço a Deus ter conhecido vocês! Do fundo do meu coração amo vocês meninas!

            Dilu Bartolomeo Villela
            Já que essa conversa já nasceu séria, seríssima, vou te falar uma coisa… essa amizade, mesmo tendo raros encontros entre nós aqui e acolá, mas vários encontros d’alma (como esse de hoje), é uma das coisas mais lindas da minha vida. Presente de Deus!

            Virginia Campolina de Sá
            Pra mim também diluzzetes, a Dilu é simples assim do jeitinho dela! Qto mais simples mais verdadeira e autêntica e gosto disso nela! A amizade de vcs se consolida cada dia mais e que Deus conserve! Bjos

  2. Grazie Dilu para nós contar um pedaço da minha bela Itália! Meu pedaço preferido. Acabei de voltar da Toscana, fiquei na Val di Nievole – entre Lucca e Pistoia – e já estou com muita saudade…

    • Nella querida, que maravilha! Eu tinha colocado Pistoia no meu roteiro, mas não deu tempo. Nem tudo sai exatamente como planejamos, não é mesmo? Como eu já havia ido uma outra vez, deixei apenas 1 dia para Lucca, arrependi. Aquele pedaço ficou quase todo sem ser feito direito. Queria ter ido em Vinci, Prato, San Miniato, e não fui em nenhuma. O lado bom é que teremos de retornar… rsrsrsss…
      Nem fala em saudade, hoje eu estava comentando isso com meu marido… vontade de estar lá!

  3. Puxa Dilu, que maneira deliciosa de descrever algo que já é naturalmente divinal. Obrigada estou aqui sentindo o prazer de percorrer cada minuto deste dia magnifico, começando pelo espetacular café da manha.

    • Você pode reparar, né? Uma coisa de lindo, acho que até mais lindo que gostoso. Esse hotel vai ficar pra sempre na minha memória, muito lindo!

  4. Ave Dilu! A Itália reina no meu coração que bate toscana, toscana! Kkkkkkkkk Êta baranguice, mas é vero! Que post supimpa! Beijos Diluzinha!

    • Alessandra, sinceramente? Se fosse ontem eu te responderia que trufa isso trufa aquilo é um luxo mesmo blá blá blá … mas hoje… Hoje estou em estado de sei lá o que, e acho que luxo do luxo é ter amigos sinceros, honestos, queridos, sensíveis, presentes de Deus. Ponto!

  5. Ah Diluzinha, poder experimentar o verdadeiro sabor da Toscana numa tradicional caça às trufas numa colina escondida da toscana não tem preço. Itália maravilha!

    • Rsrrssss… Monica querida… Hoje vou te responder o mesmo que respondi pra Alessandra: o que não tem preço são as pessoas maravilhosas que entram na vida da gente, e mais maravilhoso ainda, é quando a gente se dá de presente a oportunidade de conhecê-las. Isso sim, não tem preço!

    • Valeria minha flor… parece que qualquer coisa que eu leia hoje vai me remeter aos primeiros comentários desta pagina. Sim, Deus excede quando manda para o mundinho de cada um, pessoas especiais, que entram nele para enriquecer, somar, clarear, colorir, alegrar, emocionar, enfim… Pessoas que são feitas de algo que não sou capaz de dizer, não tenho competência para algo tão COMPLEXO!

    • Vou torcer para que sua programação seja tão “sensa” quanto a que foi a minha, Priscila! Olha, qualquer coisa que você precisar, conte comigo!

Deixe seu comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CyberChimps