VOLTERRA Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. Vai explicar…

IMG_7644

Estou postando fielmente nosso roteiro de acordo com o nosso dia-a-dia na Itália, esperando que sirva como dica. Aliás, dica não é só falar coisas bacanas, mas também, dizer as “peças” que um roteiro de viagem pode nos pregar. Realmente dá um bom caldo… ops… dá um bom post esse negócio de querer ajudar dando dicas de filmes, viagens, restaurantes, hotéis, etc, etc. Por isso, vou aproveitar o de hoje pra falar sobre o assunto. Um excelente lugar pra mim pode não ser tão bom para você ou vice-versa. Não é que outro dia uma amiga veio me dizer que não gostou da Provence? Sim, há gosto pra tudo. Ainda bem, né? Quem sabe, cada coisa é uma coisa ou quem sabe… devemos estar no lugar certo na hora certa?

.

Arnolfo Ristorante, por que me apaixonei?

Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. Vai explicar…

Volterra, por que não me apaixonei? 

Por Dilu Bartolomeo Villela

.

Estamos na Toscana e saímos de La Suvera em direção a Volterra.

 

Saímos do La Suvera, passamos

Saímos do La Suvera, passamos

.

Ainda sem mostrar as fotos e entrar em detalhes sobre a cidade, adianto que não me apaixonei por Volterra. Mas mesmo que não seja tão linda, ir a Volterra já compensa pelas vistas e tudo que o trajeto nos oferece.

.

IMG_8926Volterra estradaeuIMG_8902Volterra estradaIMG_8968volterra estradaIMG_8967

.

Adorei, e quero compartilhar com vocês, um provérbio que dizem ser chinês (não acredito, vai mais para o estilo italiano de ser):

.

relais & Châteaux

.

Mangiare è uno dei quattro scopi della vita… quali siano gli altri tre, nessuno lo ha mai saputo.

.

Arnolfo 1

.

Traduzindo… Comer é um dos quatro objetivos de vida… quais são os outros três, ninguém jamais soube.

.

Arnolfo 12

.

Só que eu, Dilu, sei! No meu caso, os outros objetivos da vida se resumem em paisagens, cidades pitorescas e bons hotéis. Mas o que mais amo mesmo, são os restaurantes… Sim, comer é um dos quatro objetivos de vida.

.

Arnolfo 11

.

Até que, se tivermos direito a incluir mais objetivos de vida, seriam eles os livros, principalmente os de literatura gourmet… rsrsrss… Ainda por cima como pano de fundo numa sala de refeições… Uma delícia!

.

Arnolfo 10

.

Então, para que o dia seja bem sucedido, nada melhor que a melhor, ou mais estrelada, opção da região para fazer valer o Comer é um dos quatro objetivos de vida…: Restaurante Arnolfo Ristorante.

.

Red Shrimp, Fresh Goose Liver, Pink Grapefruit

Red Shrimp, Fresh Goose Liver, Pink Grapefruit

.

O próximo prato com Chianina (pronuncia-se quianina), que é a mais antiga raça de gado italiana, encontrada nas regiões da Toscana, Úmbria e Lácio, onde moravam os Etruscos. É uma raça conhecida pela qualidade, sabor e baixo teor de gordura da sua carne. Uma ma-ra-vi-lha!

.

Chianina Veal I.G.P. Simone Fracassi selection:
 Tartar, cut steak, Cheek, Potatoes, shallots

Chianina Veal I.G.P. ( Indicação Geográfica Protegida) selection:
 Tartar, cut steak, Cheek, Potatoes, shallots.

.

Mesmo em algumas regiões de Itália a carne da Chianina é considerada um alimento exótico!

.

Arnolfo 8

Pigeon:
 Chest, Leg, Goose Liver, Grapes, Tuscany Spices

Pigeon:
 Chest, Leg, Goose Liver, Grapes, Tuscany Spices

Cappelletti, Extra Virgin Olive Oil, Tops of Turnips, Vegetable broth

Cappelletti: Extra Virgin Olive Oil, Tops of Turnips, Vegetable broth

Lamb:
 Carré, fillet, Taggiasche Olives, Caramelized Onions

Lamb:
 Carré, fillet, Taggiasche Olives, Caramelized Onions

Dessert

Dessert

.

E como aqui a intenção é buscar os outros três objetivos de vida (aqueles que ninguém nunca soube, lembra?), bora encontrar, nem que seja pelo menos mais 1: as paisagens – de volta pra estrada com elas… as paisagens!

.

IMG_8949

.

A maravilha de viajar tendo um carro alugado é o simples fato de você poder ser dono do seu próprio destino. Pode parar onde bem entender, almoçar, fazer picnic, curtir a natureza, enfim…

.

VolterraIMG_7639Volterra

.

Nada de auto-estradas, você pode optar por caminhos que dão vontade de cantar: “Pela estrada afora eu vou bem feliz…”. É como em toda a Toscana, uma maravilha!

.
Volterra estradaVolterra estrada

Mauro Staccioli, nativo de Volterra, é considerado um dos pais da arte contemporânea. Doou à sua cidade essa grande obra de arte.

Mauro Staccioli, nativo de Volterra, é considerado um dos pais da arte contemporânea. Doou à sua cidade essa grande obra de arte, vista na estrada, bem na entrada da cidade.

IMG_8959

.

Agora sim, chegamos em Volterra!

.

Volterra

.

Cidade que não tem a fama de San Gimignano, mas tem mais conteúdo. Em vez de torres…

.

Volterra 2

.

Volterra possui, além de vistas magnificas…

.

Volterra telhadosvolterra vistasVolterra vista

.

…um rico centro histórico que induz o visitante a voltar no tempo.

.

Volterra

.

Entre suas ruas e vielas, nos deparamos com palácios medievais e renascentistas, igrejas, museus, ruínas etruscas, teatros, túneis subterrâneos e passagens secretas.

.

VolterraVolterra 1

.

Uma coisa é verdade: haja tempo pra visitar os muitos museus, que são dedicados aos tesouros romanos, etruscos, medievais, ao alabastro, etc. e aos horrores que eram praticados na era medieval.

.

museu etruscomuseumuseu volterraMuseu Guarnacci Volterrramuseu Guarnacci VolterraPinacoteca e Museu Cívico VolterraVolterra hooror

.

A Duomo e o Batistério!

.

catedral volterraDuomo Volterra

 

.

Piazza Priori, que é o coração da cidade

.

Volterra praçapiaza del fiori volterra

.

Palazzo dei Priori, considerado uma joia arquitetônica de 1208.

.

Volterra relogio

.

Palazzo Viti, caracterizado por sua elegância ricamente decorada.

.

Palazzo Vitti

.

Porta all’Arco faz parte da antiga muralha da cidade e é a única porta etrusca italiana ainda completa.

.

Posta del'arcoIMG_7643

.

Até Anfiteatro Romano  tem em Volterra! Foi construído no primeiro século antes de Cristo e por baixo do anfiteatro ainda existem restos dos banhos romanos, que são as termas construídas no Século IV depois de Cristo.

.

Anfiteatro Romano Volterra

.

Quando se fala em Volterra, se pensa em alabastro, que é um tipo de rocha calcária formada há mais de seis milhões de anos, que recebe todo um trabalho feito à mão com as mais antigas técnicas artesanais. O Alabaster Ecomuseu documenta o ofício de alabastro da época etrusca até os dias atuais, da escavação da pedra à sua produção e comercialização.

.

Volterra Alabastro

.

Cada cavidade da rocha gera um tipo diferente de alabastro em aparência e textura, mais ou menos transparente e cores que variam entre o cinza com veios, âmbar, avermelhado, castanho-amarelado, branco-marfim e esverdeado. O mais valioso é o branco, presente que Deus deu pra Volterra.

.

alabastro volterra

.

Na cidade também foi filmado parte do filme New Moon na Vicolo Mazzoni, beco onde os protagonistas fizeram uma cena romântica de cortar o coração.

.

FILME VOLTERRA

.

É… Dizem que Volterra é uma cidade romântica com seu caráter tipicamente medieval, cheio de praças, palácios , torres… cenário perfeito para um romance.

.

Volterra

.

Com tanto a oferecer, Volterra se tornou um mistério pra mim. Por que não me apaixonei?

.

Volterra gusto genuino

.

Volterra talvez tenha entrado no meu roteiro para eu dizer neste post que, o que é bom pra um, pode não ser pra outro.

.

Volterra repolho

.

Sei que Volterra vai ficar na minha memória pra lembrar que uma dica de viagem para ser boa ou não, vai depender do meu astral no dia que eu visitar tal ou tal lugar. O tempo também, se ensolarado ou não, calor ou frio demais, enfim, o clima influencia qualquer viagem. Até minha forma física… Afinal, acho que pode não combinar o andar, andar e andar com o comer, comer e comer, e ainda, o beber, beber e beber…

.

O cantucci é um biscoito doce, seco e duro. Aliás, muito duro propício para ser molhado no Vin Santo, vinho de sobremesa. Ao ser molhado no vinho, o cantucci absorve umidade e se torna perfeito com um sabor enriquecido pela doçura e álcool do vinho. Maravilhoso!

O cantucci é um biscoito doce, seco e duro. Aliás, muito duro propício para ser molhado no Vin Santo, vinho de sobremesa. Ao ser molhado no vinho, o cantucci absorve umidade e se torna perfeito com um sabor enriquecido pela doçura e álcool do vinho. Maravilhoso!

.

Bem gente, por trás de cada dica sempre estará a liberdade da qual, graças a Deus, podemos desfrutar. Somos livres para buscar o que gostamos e como gostamos. Viajar é isso, é ser livre.

.

O PANFORTE é tipo um bolo que tem uma receita inventada na Idade Média. Mel, frutas cristalizadas, amêndoas, especiarias e um monte de gengibre fazem a alegria de quem conhece a delícia. O panforte é o mais conhecido e comercializado "quietude"da Itália - não é por nada não, mas dizem que é afrodisíaco.

O PANFORTE é tipo um bolo que tem uma receita inventada na Idade Média. Mel, frutas cristalizadas, amêndoas, especiarias e um monte de gengibre fazem a alegria de quem conhece a delícia. O panforte é o mais conhecido e comercializado “quietude”da Itália – não é por nada não, mas dizem que é afrodisíaco.

.

Afff!! E esse negócio de andar, passear, conhecer, acaba abrindo o MEU apetite… (lembra? Para alguns, o comer é um dos quatro objetivos de vida).

.

Não tivemos sorte com o restaurante que tínhamos planejado. Achamos um pequeno restaurante super simples

Não tivemos sorte no restaurante que tínhamos planejado: não fizemos reserva e estava lotado. Achamos uma pequena pizzaria/sanduicheria super simples, mas…

.

Para um dia que começou bem (dentro do MEU objetivo), nada melhor que terminar ainda melhor!

.

Meu cheeseburguer era com carne de wagu.. um luxo!

Meu cheeseburguer foi feito com carne de boi da raça japonesa wagyu (pronuncia-se ‘uaguiú”), conhecida como “kobe beef”, carne com muita gordura entre as fibras, o que a torna saborosa e macia. É uma iguaria muito especial,  já que os boizinhos recebem massagem e tomam uma cervejinha para relaxar.

.

Como essa coisa de dica depende do gosto de cada um, uma coisa é ter savoir fare para separar o joio do trigo, outra coisa é separar os alhos de bugalhos, sacou?

.

Luiz ficou mega feliz com sua pizza de alcachofras com o queijo pecorino da região acompanhada com uma bela cervejinha...

Luiz ficou mega feliz com sua pizza de alcachofras com o queijo pecorino da região acompanhada com uma bela cervejinha…

.

Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa e cada coisa tem seu momento, concorda?

.

VEJA POST ANTERIOR DESTE ROTEIRO A ITÁLIA

SAN GIMIGNANO é um souvenir italiano… Jamais esquecido!

.

VEJA PRÓXIMO POST DESTE ROTEIRO A ITÁLIA

PISA . Maior e melhor erro de cálculo da Toscana

.

aaaa

Se quiser receber um e-mail avisando quando publicamos novo post, por favor, deixe seu email aqui. Obrigada, Dilu

BBB

Você poderá gostar de:

8 comentários em “VOLTERRA Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. Vai explicar…

  1. Diluzinha minha filha, por tudo isto que vc mostrou ai no post eu nao sei o que mais vc poderia ta querendo. Eu acho que era vc que nao tava lá naqueles diiiiiasss assim assim tão bom. Vai explicar!

  2. Dilu, será que eu posso falar diretamente contigo? É que eu estou planejando uma viagem, mas eu tenho várias dúvidas. Muito obrigada por dar tanta dica legal pra gente.
    Um abraço da Jo

Deixe seu comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CyberChimps