QUINDIM… muito chic – pois, pois!

QuindimBrasileiro, africano ou português? Há controvérsias.

Reza a lenda que, antigamente, as claras dos ovos eram usadas para engomar vestimentas nos conventos em Portugal… Ok, e as gemas? A partir delas, alquimias resultaram em maravilhosos doces lusitanos, como por exemplo, baba de moça, fios-de-ovos, papo de anjo, preparos que, até hoje, encantam paladares de meio mundo.

Existe um doce em especial, “Brisa-do-Lis”, que em sua receita usam-se gemas, açúcar e amêndoas, mas, foi só cair em terras brasilis para se transformar no primor que, hoje, conhecemos como QUINDIM!

Mas por que a mudança do nome? Primeiro, porque aqui não existia amêndoas, no caso, substituídas por coco. Segundo, porque quem ficava nas cozinhas eram as negras africanas e uma palavra do dialeto africano seria a mais indicada. Terceiro que, reza a tal lenda, QUINDIM significa “encanto” – perfeito pra algo tão… claro, encantador!

Então, o QUINDIM é brasileiro, mas pode se gabar de suas 3 cidadanias: concebido por portugueses, batizado por africanos e “desenvolvido” por brasileiros – muito chic – pois, pois!

.

QUINDIM… muito chic – pois, pois!

Ingredientes para mais ou menos 24 quindins 

  • 1 coco grande (nunca uso coco de pacotinho)
  • 500 gr (ou 3 xícaras rasas de chá) de açúcar
  • 2 colheres rasas (de sopa) de manteiga em temperatura ambiente
  • 12 gemas passadas pela peneira
  • 03 claras
  • 1 pitada de sal
  • Para untar as forminhas: bastante manteiga e açúcar cristal

Preparo

  • Rale o coco. Reserve.
  • Unte forminhas com bastante manteiga. Polvilhe com bastante açúcar cristal. Reserve.
  • Esquente água para o banho-maria.
  • Ligue o forno à temperatura média ou 180°C.
  • Misture muito bem o coco com açúcar, manteiga, gemas peneiradas, claras, sal e mexa bem, sem bater, até homogeneizar.
  • Disponha as forminhas untadas num tabuleiro. Coloque a mistura de coco nas forminhas e leve o tabuleiro ao forno. Coloque a água quente ao redor das forminhas para formar o banho-maria. Deixe assando por mais ou menos 50 minutos ou até que fique bem douradinhos.
  • Desenforme depois de frios.

DILUdica:

  • O Quindim deve ser feito de véspera, pois fica mais fácil desenformá-los frios. Este da foto foi feito e desenformado quente, por isso ficou feio.
  • No dia que fizer quindim, se não quiser congelar as claras, faça suspiros. É uma delícia fazer palitos de suspiros aromatizados. Por exemplo: depois que coloco os suspiros no tabuleiro, raspo bala Haus menta por cima. Eles ficam com gosto de hortelã. Pra servir com o café… fica um must!

BAIXAR RECEITA

aaaa

Se quiser receber um e-mail avisando quando publicamos novo post, por favor, deixe seu email aqui. Obrigada, Dilu

BBB

11 comentários em “QUINDIM… muito chic – pois, pois!”

  1. Ana Paula Gonçalves Lanari

    Ahhh! Fada querida, que delícia de post! Quase nunca dou palpites por aqui, nessa parte de receitas, mas essa me trouxe uma lembrança das boas! Rsrsrsrs O meu irmão, Luiz Guilherme sempre amou quindin, tanto que desde os seus dez anos já ia pra cozinha fazer os doces. Só que fazia só pra ele, só ele comia! Rsrsrsrs Nessa época eu era ruim de comer, magra como um faquir então nem ligava. Nossa, me lembrei até do fogão vermelho da casa da mamãe, lindo demais!

    1. Topa uma brincadeira? Chamamos o Luiz Guilherme, a Ana Cristina e fazemos quindim. Na hora, fazemos cara de paisagem e só servimos pra nós. Nada pra ele! kkkkkkkkk… O que vc acha? kkkkkkkk

  2. Maria virginia campolina

    Ei a Dilu, sabia que é um dos meus doces prediletos, só não faço muito por como tudinho sem culpa. Vou fazer sua receita. Obrigada frô! Será que se fizer essa receita numa forma grande dá certo? Trauma de untar forminha!

    1. Vir, não sabia, mas vc já deve ter experimentado esse aqui em casa.
      Dá sim, outro dia nós fizemos porque tinha muita gema e congelamos na própria forma. Deu super certo. Bjss

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima