SOPINHA REFRESCANTE DE MELÃO ORANGE

Todos que convido sabem da minha “história” com sopinhas, gaspacho, cremes, veloutée, musseline, panzanella, vichyssoises… resumindo tudo isso: SOPAS! Bem, com o passar dos anos, minhas charmosas sopinhas foram progredindo, isto é, crescendo e aparecendo. De simples sopas de alho poró, passei por CREME DE COUVE FLOR, por Bisque de Camarão (até hoje não dei receita) até chegar, entre outras, nas mais interessantes:

SOPA DE PIMENTÕES VERMELHOS E AMARELOS COM LEITE DE COCO,

CREME DE AIPO EM CROSTA FOLHADA DE GERGELIM,

GAZPACHO DE TANGERINA, MARACUJÁ E CENOURA AO AROMA DE ANIS,

SOPINHA DE MORANGO AO PORTO E ACETO,

BORSCHT COM WAFFLE DE CHOCOLATE BRANCO E CAVIAR,

VELOUTÉE DE MORANGA COM MANGA E LEITE DE COCO que é a que mais amo,

Até trio de sopinha a louca aqui já serviu num mesmo prato: Borscht com Creme azedo e Caviar com Lâmina de Chocolate branco e Caviar / Mousseline de Batata com Blinis de Frango / Espuma de Champignon com Mostarda de Cremona e Croquete de Picanha… Show! Mas hoje o show fica por conta da SOPINHA DE MELÃO!

.

Sopinha de melão orange

.

 

SOPINHA REFRESCANTE DE MELÃO ORANGE AO AROMA DE MANJERICÃO 

Aliás, a mania de servir sopa (quente no inverno e gelada no verão) já me acompanha há uns 25 anos. A sopinha de melão é uma das mais novinhas – tem uns 10 anos que a criei e confesso: só agora chegou a hora de praticar o “desapego”. Ok, aí vai a receita.

.

Ingredientes Para sopinha

250 ml de azeite

1 alho poró picado

1 melão Orange bem maduro

1 dose de Cointreau ou outro licor

1 colher de açúcar (se necessário)

Para o creme de manjericão

1 colher (de sopa) de Cottage

1 colher de Pesto de manjericão

Para montagem

Pignole torrado a gosto (ou amêndoas laminados)

 

Preparo

– Coloque o azeite e o alho poró numa frigideira e leve ao fogo, o mais baixo possível, cuidando que o azeite não ferva. Deixe por 20 minutos. Passe o azeite por uma peneira e deixe esfriar (aproveite o alho poró confitado para ser usado em outro prato).

– Para fazer o creme de manjericão, misture o cottage com o Pesto. Reserve.

– Coloque o azeite frio no Thermomix ou no liquidificador junto com o melão picado, o licor e 4 pedras de gelo. Bata até incorporar. Prove e se precisar, coloque o açúcar.

Montagem

– Coloque o creme de manjericão num copinho (ou numa taça, ou xícara, ou no recipiente que você escolher para servir a sopinha). Coloque a sopinha, o Pignole e sirva imediatamente.

DILUdica:       

Use o alho poró confitado em saladas, para acompanhar carnes, misturado com arroz, risoto, etc

– A sopinha de melão fica uma delícia também com a função de sorbet, isto é, algo que limpa o paladar entre dois pratos de sabor forte.

.

BAIXAR RECEITA

.

aaaa

Se quiser receber um e-mail avisando quando publicamos novo post, por favor, deixe seu email aqui. Obrigada, Dilu

BBB

Você poderá gostar de:

16 comentários em “SOPINHA REFRESCANTE DE MELÃO ORANGE

    • Sim Ana Lucia, e se vc fizer, vai ver… opss… vai sentir o tanto que ela é maravilhosa! E não esqueça de me convidar… rsrsrss… Bjss

    • Tati querida, acho que vc pode experimentar, mas com certeza, não ficará a mesma coisa. Vamos combinar que o sabor do melão orange bem maduro é muito diferenciado. Mas como tudo na cozinha são os experimentos… depois me conta como ficou, quem sabe você estará criando uma boa receita? Na cozinha tudo é válido! Bjs amor

Deixe seu comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CyberChimps