Uma CARAVELA ancorada em Casa Branca

Uma CARAVELA ancorada em Casa Branca

Por Ana Paula Lanari

ana

.

No domingo, Dilu, Luiz Guilherme, Stella, Ricardo, Vittorio e eu – sexteto que já passou da amizade para a irmandade – fomos almoçar no restaurante Caravela.

Caravela

.

Delícia de tarde, começando com a vista deslumbrante das montanhas de Minas.

.

IMG_5072Caravela estrada

.

Na estrada pra Brumadinho, que faz parte do circuito da ER (Estrada Real).

.

IMG_5084IMG_5076

.

O restaurante Caravela fica em Casa Branca, cidadezinha super charmosa, cheia de restaurantes e bares charmosos.

.

IMG_5085

.

Além da boa gastronomia, tivemos uma surpresa muito boa!

.

Caravela jardimCaravela jardim esculturas

.

Quando chegamos, o que vimos foi um lugar de pura e maravilhosa natureza.

.

IMG_5176Caravela coqueiro

.

Pensa numa paisagem linda, num ambiente gostoso, num vinho português show, numa comida dos deuses, isso tudo com amigos que você considera irmãos, é a síntese de paraíso!

.

Caravela fonteCaravela folhas

.

Nesses tempos de radicalismos exacerbados ando mais sentimental que nunca. Estar com meu amor e meus amigos longe da confusão, das notícias, e ainda, desconectados do mundo foi uma renovação de energia!

.

Caravela jardim 1stella e ricardoEu caravela

.

Posso dizer que foi um almoço unplugged. Rsrsrsrs… Então vamos ao que interessa aqui no Dilucious, comida!!!!

.

IMG_9311

.

Gente, o “sexteto” funciona na base da gargalhada. Logo no começo o Luiz Guilherme pediu uma cerveja Stella… Pra quê? Deu a deixa para o Ricardo pedir para a garçonete uma Dilu! kkkkkkkkkkk A moça ficou sem entender e a gente, às gargalhadas!!! Bom, como não existe cerveja Dilu, fomos de Stella pra começar os trabalhos. De aperitivo chegou um pratinho com favas que deixo pra Fada explicar. Muito gostoso!

.

A fava verde em grão é uma leguminosa super saborosa que aqui, recebeu coentro, cebola, algo e azeite. Uma delícia!

A fava verde em grão é uma leguminosa super saborosa que aqui, achamos que recebeu coentro, cebola, alho e azeite. Uma delícia!

.

Como essa turma viciada no Dilucious come pra caramba, pedimos várias entradas: bolinho de bacalhau, gambas à guillo…

.

Bolinho de bacalhaucamarão

.

… e uma trilogia de petiscos que vale a pena parar um pouquinho por aqui pra falar sobre a dita. Tinha: um mix de champignons salteados – maravilhosos, super bem temperados e no ponto certo de cozimento.

.

IMG_5101

.

Junto, tinham três bruschettas de sardinha, de tirar o chapéu! Parabéns ao chef que fez essa iguaria de uma forma tão bem feita.

.

IMG_5102

.

Ao lado, vieram samosas que, em Portugal, por causa da influência indiana, são chamadas de Chamuças. No Caravela, são recheadas com Farinheira, um tipo de embutido português. SHOWWWW!!!!!!

.

Tres

.

Já ia me esquecendo da batata frita do Luiz Guilherme, o vegetariano amado da Fada!!! Tudo espetacular! Tão bom que a Dilu disse: meu Deus até a batata frita é muito boa!!! rsrsrsrs

.

batata frita

.

Ah! E aqui deixo uma dica: o vegetariano que for ao Caravela pede para o chef o prato igual ao que o Luiz Guilherme comeu. Foi criado pela Fada, testado e aprovado com louvor!

.

Hamburguer de grão de bico, arroz basmati com gergelim e molho de leite de coco com banana.

Hamburguer de Grão de bico, Arroz basmati com Gergelim e Molho de Leite de Coco com Banana. Para acompanhar, Cebolas confitadas. Muuuuuiiito bom!

.

Quem conhece a Dilu já sabe que não se come logo que o prato chega na mesa, primeiro tem sessão foto, aí sim, pode-se devorar à vontade. Cada prato um flash! E nesse almoço, cada flash foi pra lá de merecido, acho até que podia ter tapete vermelho para cada prato servido e/ou para o chef!

.

IMG_5151

.

Chega de enrolar, vou contar o que a gente saboreou no Caravela. A especialidade do chef Cristóvão é a Cataplana, panela portuguesa da região do Algarve, toda feita em cobre.

.

eu e cristovão

.

Dizem ser a precursora da panela de pressão, onde a comida é cozida no vapor. Tem uma influência árabe, pois o cozimento se assemelha à tagine marroquina. Isso tudo aprendi lá, mas para resumir, a panela é linda demais e a comida feita nela é tudo de bom!

.

cataplana

.

Pedimos uma Cataplana de Polvo e uma à moda de Goa, todas duas vêm acompanhadas de arroz branco.

.

Cataplanasarroz

.

O Ricardo teimou em ficar no tradicional e pediu Bacalhau à Gomes de Sá, que estava perfeito tanto quanto o tradicional do norte de Portugal, confitado no forno com batatas, cebolas e regado com azeite português, pois, pois…

.

bacalhau

.

…mas a Cataplana de Polvo… quase deu briga… rsrsrsrs…

.

Cataplana de polvo

.

Para acompanhar, o vinho escolhido foi o português Verdelho Herdade do Esporão, super gostoso!

.

IMG_5113

.

Vou agora mudar de parágrafo para dar toda a pompa merecida à Cataplana À Moda de Goa.

.

IMG_5129

.

Chegou a Cataplana à Moda de Goa!!!!!!!!! Que isso gente??? É o seguinte, a Ludmila, esposa do chef Cristóvão, tem uns 35 anos e só mudou 27 vezes na vida. Pouquinho, né? Numa dessas mudanças, a mineira de Belo Horizonte conheceu o Cristóvão, português lisboeta! Onde se esbarraram? Na Bahia, claro!!! Foi assim que surgiu esse prato luso-brasileiro, onde o camarão no estilo do Algarve ganhou um tantinho de sabor brasileiro!

.

Cataplana de camarão

.

A cor alaranjada se deve ao uso da cúrcuma… Ora pois, ficou deliciosa, meu rei!!! Então, a mineirinha nômade e seu capitão português resolveram lançar âncora nos mares de montanhas de Minas Gerais. Bom pra nós, assim podemos aproveitar as delícias dessa Caravela ancorada em Casa Branca!

.

cataplana

.

Ainda não acabou, pensa o quê? Ir a um restaurante português e não comer sobremesa é crime inafiançável! Sorvete artesanal! A dúvida era escolher entre os sabores de violeta e mirtilo, rosas e lichia, jabuticaba… Optamos pelo de Rosas com Hibiscos, que estava divino.

.

IMG_5183

.

Também pedimos a simples, mas deliciosa Torta vicentina, feita com chocolate mineiro, porém, com alma belga, segundo o chef. O chocolate é premium, produzido no sul de Minas Gerais, pela conceituada marca Barry Callebaut. A torta vem bem úmida por dentro, coberta por uma mousse, também de chocolate, e para completar, dá-lhe sorvete artesanal…

.

IMG_5182

.

E já que estamos na chuva… Fatias de Tomar! Eu sei! Nós também fizemos a mesma cara que você está fazendo. A aparência não é lá essas coisas, mas o sabor… é muito bom!

.

IMG_5185

.

Você não vai acreditar que o doce Fatia de Tomar tem uma panela inventada para ele! Além de linda, é genial a engenhoca que funciona como uma panela de pressão com banho Maria por dentro.

.

Eu e Cristovao fatias de tomar

.

Conversa vai, conversa vem, risada vai, risada vem… Nada da gente querer ir embora daquela deliciosa CARAVELA ancorada em Casa Branca.

.

IMG_5194

.

Enfim, papo e mais papo sem fim, nossa blogueira mor que é absolutamente contra o desperdício resolveu pedir para embrulhar o que sobrou para fazer um mexidão chic. Nessa hora, Cristóvão nos informou que mexido, nas terras de além mar, é chamado de Roupa Velha!!! E assim terminou a tarde que entrou noite afora… kkkkkkk….

.

IMG_5191

.

Gastamos mais meia hora na despedida…

.

Lua

.

Finalmente, pegamos a estrada de volta. Vittorio e eu fomos encarregados de levar o material para a “Roupa Velha” de carona no possante da Dilu. Quando estávamos no Jardim Canadá, começamos a sentir um cheiro de sopa. Hummm! Que sopa boa!!! Hã, hã!!! A “sopa” era a futura Roupa Velha que tinha derramado no carro!!! Limpamos tudo e ainda salvamos a danada da sobra das cataplanas. Agora é só esperar a Fada mexer com a sua varinha de condão e fazer uma tremenda Roupa Velha para o sexteto português! Ó pá, muito gira pois!

.

IMG_9312.

aaaa

Se quiser receber um e-mail avisando quando publicamos novo post, por favor, deixe seu email aqui. Obrigada, Ana Paula Lanari

BBB

Você poderá gostar de:

22 comentários em “Uma CARAVELA ancorada em Casa Branca

  1. O dia foi espetacular, e com esse post maravilhoso da prima e da fada,revivi cada minuto desta tarde deliciosa.
    Sexteto, vamos ter que voltar na caravela ancorada, pois não deu pra experimentar o arroz de pato que o chef recomendou.

    • Stella, acho que o sexteto vai ter que ir lá muitas vezes para provar todas as delícias que fucaram faltando! O dia, tarde e parte da noite foram deliciosos! Comida boa e carinho de quem a gente gosta! Beijos

  2. Stella… boa ideia! Eu topo demais, aliás, tem muita coisa pra gente experimentar lá! Affff!
    Foi muito gostoso! Em todos os sentidos, pelas companhias em primeiro lugar, pelas várias aulas que o chef nos deu (adorei, aprendi um monte de coisas), pela simpatia da Ludmila, pelo entorno (sensa!!!) e pela comida, claro!

    • Yessssssss Patricia!!!! kkkkk…. O Caravela é tudo de bom, dilucious!!!!
      Pat, no blog tem uma categoria que chama IT AMIGOS e quem escreve são os amigos. No caso desse post, quem escreveu foi minha querida e IT AMIGA Ana Paula Lanari e está mesmo uma delícia! Eu amo minhas it amigas Diluzetes! Só tenho a agradecer!
      Bjs e saudades

    • Ei Patrícia tudo bem? Pois é, sou Diluzzete da segundona top e a Dilu me disse maravilhas a seu respeito e que você é da turma da sexta feira. Fiquei com vontade de te conhecer! O Dilucious e a Fada têm esse poder de agregar as pessoas! Viva a família Dilucious! Beijos

  3. Eu adorei seu post Ana Paula, super gostoso de ler e dá muita vontade de ir lá conhecer, o ruim é que dá muita vontade de comer tb, mas isto é péssimo. Olha a fome que dá! hahahhaha Que restaurante bonito hem?

    • Kkkkkkkkk A vontade de comer é boa também Denise! São escapulidas que a gente não faz normalmente e que dão sabor a vida! Vale muito a pena conferir! Beijos

  4. Ana Paula, eu gostei muito da sua sugestão, ainda mais por causa do prato vegetariano, fiquei muito curiosa e achei muito apetitoso.Você sabe me informar se abre a noite?

    • Olá Brenda! O Caravela abre as sextas e sábados de 19:30 às 22:30. O Cristóvão pede para ligar e fazer uma reserva para que o atendimento fique primoroso como ele gosta. Quando você ligar fala com ele ou a Ludmila do prato vegetariano do Luiz Guilherme, tenho certeza de que vão te agradar!!! Também quero te falar que o Caravela tem Face Book, onde você terá um mapa para chegar lá direitinho.
      Tenho certeza de que você vai ter uma ótima noite lá! beijos

  5. Nossa Dilu, que lugar delicioso, a comida então deu água na boca, quero ir lá!!!!
    Vamos combinar!!!
    Adorei!!!
    Beijos,
    Leninha

    • Vamos combinar Leninha. Vcs vão adorar! Pode ser no primeiro final de semana de maio, sábado? Nossa, vai estar um dia lindo…
      Hummm, vai ser uma comilança… Hein, Ana Paula? kkkkkk…. Leninha é das nossas… (o pior que a danada é um palito)…
      Não é inveja não viu minha amiga? Pouca não…. kkkkkkkk…

      • Eu topo ir de caravana, vã ou busão mesmo! A família Dilucious é tudo de bom e ainda é cheia das magras que comem de tudo e não engordam!!! E o pior, não contam o segredo! Rsrsrsrs beijos Leninha e Dilu

        • kkkkkkkk… só você amiga! O segredo ela num conta de jeito nenhum, só fala que come goiabada com queijo TODOS os dias depois do almoço… km
          Precisamos marcar nossa caravana. Vai se muito bom!!

  6. Eiiiiiiiiiiiiiiiiiiii Ana Paula, tudo jóia menina? Que delícia seu post, simplesmente divino!!! Pois é, também quero te conhecer! Essa turma da Dilu é tudodebom.com.br, né? E a nossa turma da Sexta Feliz também! Yessssssssssssssssssss!!!!!!!!!! E viva a família Dilucious!!!! Uiuiuiuiuiui!!! Beijocas procês e até breve, heim?

  7. Vou providenciar esse encontro Patricia. A Ana Paula vai te adorar tanto quanto vc a ela. E VIVA A FAMÍLIA DILUCIOUS!!! Yessssssssssss!!!!!!! kkkkkk Bjss

Deixe seu comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CyberChimps