Primeiro desafio de MARCEL, o mestre cervejeiro

Olá pessoal! Conforme a Dilu já fez no post “A cerveja é a prova viva de que Deus nos ama”, aliás, uma super apresentação, meu nome é Marcel Ocampo, e a partir de hoje tenho a honra de escrever sobre esse maravilhoso universo cervejeiro, que é muito maior que todos imaginam. Irei escrever sobre os estilos, diferenças entre as cervejas e, passo a passo, iremos evoluir juntos no assunto, desvendando esse mundo. Gostaria muito de ouvir o feedback de vocês, ok? Gosto de ouvir, falar, escrever e claro, adoro tomar cerveja! Então fiquem super à vontade para me mandar sugestões de textos, dúvidas e até críticas, por que não?!

.

Cerveja – O campo de Marcel
Por Marcel Ocampo

.

cerveja

.

Cerveja virou moda, tá todo mundo falando em cervejas especiais, cervejas artesanais, cerveja de verdade, mas afinal, o que é isso? Cerveja não é tudo igual? Não!! As cervejas não são todas iguais. Existem mais de 90 estilos delas pelo mundo afora!

.

marcel copos cerveja

.

As cervejas artesanais ou especiais são feitas geralmente por uma família tradicional, por monges, por um grupo de amigos e/ou às vezes, até por um único cervejeiro caseiro. Todas essas pessoas não produzem cervejas pensando exclusivamente no lucro, lucro e lucro… Produzem sim, para ganhar dinheiro, mas acima de tudo, por amor, com a finalidade de produzir um líquido que agrade seu público, e ainda, que agrade a si mesmo. Para isso, utilizam os melhores ingredientes possíveis, produzem em volumes reduzidos, preocupam com os sabores e aromas da bebida, enfim, os cervejeiros cuidam de suas cervejas como verdadeiros filhos.

.

marcel craft beer

.

Se você nunca provou, não deixe de degustar. Esqueça o sabor que conhece dessas cervejas  de produção em massa e visite uma loja, um bar ou um restaurante que venda cervejas especiais, certamente esses locais terão profissionais qualificados para lhe ajudar a fazer uma boa escolha. Se disser que não gosta de cerveja é porque provavelmente provou apenas um estilo, e bem provável que seja o estilo American Lager, ou seja, cervejas de produção em massa, que encontramos a cada esquina e gastam milhões com propagandas magníficas (não recomendo).

.

Marcel taça cerveja

.

Como disse no começo, existem no mínimo mais de 90 estilos e, certamente, um deles irá lhe agradar.
Uma dica para os iniciantes: prove estilos fáceis de beber e refrescantes, e aos poucos, vá evoluindo. Para se encaixar nesse perfil, listei 3 estilos como sugestão:
Witbier (Estilo Belga)
Helles ( Estilo Alemão)
Pilsner ( Estilo Tcheco)

.

marcel batata frita

.

Lá vai meu primeiro desafio: vá até uma loja de cervejas diferenciadas ou a seção de cervejas especiais de um mercado e compre uma garrafa de uma cerveja especial. Prove! Simultaneamente, compre uma latinha de uma cerveja de produção em massa. Prove! Conte para gente qual a diferença que você sentiu!

.

cerveja com queijo

.

Semana que vem tem mais… Se precisarem de dicas de cervejas boas e baratas, é só perguntar.
Cheers!!

.

Marcel Ocampo pqMarcel Ocampo
Tel: +55 11 9 4521 8474
Skype: Marcel-Ocampo
marcel@halvemaan.com.br
www.halvemaan.be

marcel

aaaa

Se quiser receber um e-mail avisando quando publicamos novo post, por favor, deixe seu email aqui. Obrigado, Marcel Ocampo

BBB

Você poderá gostar de:

7 comentários em “Primeiro desafio de MARCEL, o mestre cervejeiro

  1. Adorei!!! Aprendi a tomar cerveja com meu pai que me deixava beber um pouquinho de cerveja preta quando eu tinha dez anos. Era só um pouquinho, não precisa ficar horrorizado!!! Rsrsrsrs Era uma forma tão boa de ficar mais próxima do papai que sempre levava rótulos diferentes para provar com ele. Papai era bravo pra caramba, mas a gente ficava de boa em silêncio degustando a geladinha! Marcel, te confesso que meu paladar é uma tragédia e o que eu realmente degustava era a companhia do meu pai!
    Mesmo não tendo um paladar apurado eu gosto mesmo é de cerveja gelada!!!
    Vou te seguir aqui no Dilucious! Sucesso!

    • Olá Ana! tudo bem?

      muito obrigado pelo comentário! E paladar ruim não existe, o que existe é paladar mal treinado!

      te convido a fazer algumas experiências propostas no meu texto e aposto que seu paladar irá melhorar!

      É claro que nada irá substituir a presença do seu pai! Mas não deixe de degustar e continuar tendo essas boas lembranças.

      Continue escrevendo!

      Cheers!!

      Marcel Ocampo
      degustacao.net

  2. Marcel eu gosto muito de tomar cerveja mas confesso que só conheço cervejas normais destas que vendem na mercearia. Depois deste post eu vou prestar atenção e procurar saber qual é verdadeiramente boa.

    • Olá Leonardo,

      obrigado pelo comentário.

      a cerveja verdadeiramente boa é aquela que você mais gosta…..mas existe cervejas muito mais interessantes do que essas que você disse estar acostumado a tomar.

      conforme for experimentando vai escrevendo aqui o que achou! Lembrando, existe no mínimo 90 estilos de cervejas….aposto que irá gostar de muito e provável que alguns não serão tão bons….a grande diversão é discutir sobre os pontos de vistas de cada um.

      Cheers!!!

      Marcel Ocampo
      degustando.net

    • Olá Katarina!

      muito obrigado!
      Toda sexta feira um texto sobre cerveja, se quiser sugerir temas fique a vontade!

      Cheers!

      Marcel Ocampo
      degustando.net

Deixe seu comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CyberChimps