As Escolas cervejeiras

Cerveja – O campo de Marcel
Por Marcel Ocampo

Marcel Ocampo
Marcel Ocampo

Olá Pessoal,

Espero que tenham gostado do primeiro post veja aqui e gostaria de saber se tomaram alguma cerveja especial nesse meio tempo!

Hoje vou falar um pouquinho das escolas cervejeiras. Particularmente, adoro esse assunto. Pergunta: Quais são os 3 países mais famosos quando o assunto é cerveja?

Tempo para pensar!!!

Se você respondeu Alemanha, Bélgica e Inglaterra, acertou. Esses são os países que possuem suas escolas cervejeiras tradicionais e muito desenvolvidas. Além das três e apesar de bem mais recente, a escola dos Estados Unidos vem se estabelecendo gradualmente e se tornando referência no setor.

O que define uma escola cervejeira é a tradição na produção de determinados estilos cervejeiros, ou seja, é a cultura do país em produzir e consumir determinado estilo, respeitando a metodologia de produção, as características (visual, gustativas e aromáticas) e a utilização de uma determinada gama de ingredientes regionais. Vamos lá!

.

AS ESCOLAS CERVEJEIRAS

Escola Alemã

bandeira da alemanha

A Alemanha é um dos países com maior consumo de cervejas do mundo e sua escola, uma das mais tradicionais. Possui um aspecto muito típico que se chama LEI DE PUREZA (Reinsheitsgebot), criada em 1516. Nesta época não se sabia da existência da fermentação, que hoje, também é contemplada pela Lei de Pureza.

A Lei de Pureza impede que os cervejeiros alemães utilizem qualquer outro ingrediente na cerveja que não seja água, malte e lúpulo.

O motivo da criação dessa lei ainda gera um pouco de polêmica no meio cervejeiro, AME OU DEIXE-A!

placa reinheitsgebotOs estilos alemães mais famosos são: Weissbier ( Cerveja de Trigo), Helles, Kölsch, Bock.

O estilo Pilsner, ou Pilsen, também é muito consumido por lá, porém sua origem foi na República Tcheca, na cidade que leva o mesmo nome: Pilsen.

A verdade é que as cervejas alemãs são de maneira geral muito saborosas, porém não apresentam grande variações em termos de aromas, devido à forma como a Lei age no país.

.

Escola Belga

bandeira da belgica

A Belga é uma escola muito peculiar. Seu país, a Bélgica, é um pouco maior que o estado de Alagoas, com três línguas oficiais, quatro governos oficiais e um casal real! Uma loucura!

Porém, bem diferente da escola alemã, eles produzem cerveja de uma maneira mais descontraída. Na Bélgica é permitido adicionar temperos, frutas, sucos, mel e qualquer outro ingrediente na cerveja – isso sem perda da qualidade e tradição, o que torna as cervejas belgas bem diferentes umas das outras. Enfim, a expectativa na hora de degustar uma belga é sempre muito interessante.

cervejasAlém disso, as famosas cervejas Trapistas, aquelas feitas em mosteiros, são produzidas em sua maioria em mosteiros da Bélgica.

E as cervejas Lambics ou cervejas Ácidas, de fermentação espontânea também são típicas do país. Esse assunto vale um texto (em breve) só para ele!

De um modo geral, as cervejas belgas possuem graduação alcoólica elevada, podendo facilmente chegar a mais de 10% de álcool.

Os estilos mais famosos são: Witbier (trigo, porém com produção estilo belga), Blonde, Dubbel, Trippel e Quadrupel.

 .

.

Escola Inglesa

bandeira da inglaterra

A Inglesa é uma escola que vinha passando por uma baixa na produção de boas cervejas, mas de 5 anos para cá, voltou a produzi-las e a cada dia, ganha mais e mais adeptos.

O sabor das cervejas inglesas é um pouco mais distante do paladar que a maioria dos brasileiros estão acostumados, porém, também são cervejas  de altíssima qualidade.

rainha da inglaterra

As características mais evidentes são o amargor, a coloração escura e a baixa carbonatação (cerveja sem muito gás).

Tudo isso se deve à tradição dos ingleses de servirem a cerveja diretamente do barril para o copo, e consumi-las na temperatura ambiente (entre 10°C – 14°C), utilizando o famoso PINT, que é o copo característico para os estilos do Reino Unido.

Pale Ale, Porter, Stout, Brown Ale, Red Ale e Bitter são os estilos mais produzidos da Escola Inglesa.

.

Mas a notícia boa é que para cada cerveja tem um momento certo!

marcel copos cervejaEntão, meu desafio para essa semana:

Se quiser tomar uma cerveja apenas para refrescar, curtir uma conversa com amigos, tome uma cerveja do estilo alemão: Helles, Pilsener, Weiss.

Se quiser tomar uma cerveja para acompanhar uma refeição, tome uma do estilo belga: Tripel, Quadrupel.

Se quiser tomar uma cerveja para acompanhar uma sobremesa, tome uma do estilo inglês: Stout, Porter.

O que não pode é deixar de degustar, e depois nos contar como foi sua experiência!

Cheers!

.

aaaa

Se quiser receber um e-mail avisando quando publicamos novo post, por favor, deixe seu email aqui. Obrigado, Marcel Ocampo

BBB

10 comentários em “As Escolas cervejeiras”

  1. Natalia Fernandes de Faria

    Marcel, eu não gostava de cerveja até conhecer meu namorado que me ensina todo santo dia a tomar a bendita da maneira correta pq ele adora e só gosta de cerveja.Mas sabe uma coisa que a gente queria aprender? A gente queria aprender a combinar cerveja com comida igual tem os vinhos certos pra combinar com aquele prato assim assado.Vc deve de saber.
    Fico no aguardo, abraços, Natalia

    1. Olá Natalia, tudo bem?

      obrigado pelo comentário!!

      A cerveja assim como o vinho também pode ser harmonizada com pratos de comida.

      Vou escrever um post sobre o assunto!! Mas o post pode ser bem genérico…então, vamos fazer assim…

      Me fala quais são os tipos de cervejas que você e o seu namorado mais gostam? e quais são os pratos que vocês curtem também?

      Ai poderei ser mais especifico e fazer boas sugestões.

      De maneira geral harmonizamos a cerveja de 3 maneiras.

      Semelhança
      ou seja, comidas mais ácidas, com cervejas mais cítricas. Ex: Ceviche com blonde ale, cervejas mais adocicadas com sobremesas. Ex: Petit Gateau com uma Stout.

      Contraste
      o nome já diz tudo, ou seja, uma comida mais picante com uma cerveja mais refrescante. Ex: Comida Mexicana com uma IPA.

      Harmonização Cultural
      tradição dos países, que não necessariamente combinam gastronomicamente. Ex: Cerveja de trigo alemã com salsicha branca ( típico do região de Baden Württemberg na Alamanha), cerveja American Lager com churrasco no Brasil.

      Além delas ainda existe um estilo de harmonizar por complemento, mas essas foi deixar para contar depois! rs Minha resposta já está enorme!

      O assunto é vasto e as possibilidades também são muitas!

      To curioso para saber que estilo de cerveja e de comidas vocês curtem para eu escrever um texto legal para servir de guia para vocês e outros leitores do canal!

      Cheers!!!

      Marcel
      http://www.degustacao.net

  2. Ana Paula Lanari

    Olá Marcel sou doida com cerveja, mas não entendo nada. Agora eu te pergunto qual a melhor cerveja para comemorar a saúde do meu filho? Ele sobreviveu à um acidente de carro no domingo e amanhã saindo do hospital quero entrar dentro do barril!!! Viva a vida!!!

    1. Olá Ana, obrigado pelo comentário!

      para notícias como essa, não existe segredo, o importante é beber para comemorar a agradecer o dom da vida.

      mas como posso imaginar que irá beber em quantidade elevada, procure beber cervejas com baixa graduação alcoólica.

      Agora, se tiver realmente com vontade de fazer uma extravagancia, existe uma cerveja chamada ” DEUS – brut des Flandres” é uma cerveja belga, que é produzida através do mesmo método da Champagne, inclusive a produção da mesma começa na Belgica e depois segue para a região francesa de Champagne. Uma produção bem especial!

      Uma garrafa de 750 ml custa em média de R$250,00. Toma-se em momentos de grande alegria!Segue links sobre ela.

      http://www.ratebeer.com/beer/deus-brut-des-flandres/18912/
      https://www.youtube.com/watch?v=VJw2PdLlL1o

      Beba sua cerveja preferida!!!!

      Saúde!!! Muita Saúde!

      Cheers!

      Marcel Ocampo
      degustacao.net

  3. José Antonio

    Eu vou esperar pelo post da harmonização mas eu já comecei gostando da explanação dada para Natalia.
    Um abraço, José Antonio

  4. Marcel, obrigada por me responder e ser tao carinhoso. Vou pedir meu namorado pra entrar em contato com vc, a conversa vai ser mais produtiva e vai render mais frutos. Abraços!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima