Harmonizando com cerveja

Marcel Ocampo

Cerveja – O campo de Marcel
Por Marcel Ocampo

.

Marcel Beer - Styles

.

Como a semana passa rápido não? Já é sexta feira de novo! O post anterior foi bem complexo, mas acho que muitas pessoas puderam entender um pouco melhor como harmonizar por Contraste. Apenas para refrescar a memória… já falamos de harmonização por Semelhança e por Contraste.

Harmonização por Corte

.
Marcel Craft beer

.

Esse tipo de harmonização é muito interessante e muitas vezes fazemos sem perceber, apenas pelo simples fato de “ficar bom”.

.

Marcel StraffeHendrikA ideia dessa técnica é utilizar a bebida para que a mesma atenue uma sensação, um sabor ou característica de um alimento.

E por que esse sabor deve ser atenuado?

Simples! É importante atenuar um sabor para preparar seu paladar para receber mais uma “garfada” do alimento, tornando a sua refeição mais saborosa, menos enjoativa ou mais leve.

Os elementos na cerveja que possuem poder para cortar outro sabor geralmente são:

1 – Carbonatação (CO2)

2 – Amargor

3 – Álcool

Carbonatação

Carbonatação é o termo utilizado para se referir a quantidade de gás carbônico presente no líquido sagrado.

O gás carbônico da cerveja ajuda (e muito) a limpar seu paladar. A bolhas de CO2 quando em contato com a língua e o céu da boca removem o excesso de elementos gordurosos remanescentes na boca.

Marcel FeijoadaImagine-se comendo uma Rabada, uma Costela, um Cupim, uma Feijoada ou qualquer outra comida muito saborosa como essas, porém, também muito gordurosas.

O gás carbônico irá ajudar na limpeza do seu paladar, deixando o mesmo preparado para uma nova porção, reduzindo aquela sensação gordurosa e pesada que geralmente não são muito agradáveis.

As cervejas belgas são cervejas tradicionalmente famosas pela alta carbonatação. Estilos: Blonde, Dubbel, Tripel e Quadrupel – referências nessa característica.

Principalmente quando a segunda fermentação acontece na garrafa (assunto para outro post)!

O estilo Pilsen , típico da República Tcheca e Alemanha, também é bastante carbonatado e pode ser utilizado na harmonização por corte.

Marcel Tacos

Apesar da carbonatação ajudar no corte, não se esqueçam e não deixem de considerar outros fatores como graduação alcoólica, corpo e amargor na hora de escolher o rótulo.

Amargor

O amargor também é um elemento da cerveja que ajuda na harmonização por corte. Principalmente quando deseja-se atenuar a picância de uma alimento.

Quando estiver degustando aquela comida baiana ou mexicana, que veio trabalhada na pimenta, não pense duas vezes, busque uma cerveja amarga, pois os lúpulos irão fazer a função de contrabalancear a sensação picante.

Lembrando que os Lúpulos conferem amargor e aromas às cervejas.

As cervejas americanas são geralmente bem amargas e lupuladas. Estilos como IPA, Imperial IPA e Double IPA poderão cair bem nessa situação!!

Álcool

O álcool faz um papel muito próximo dos lúpulos e do gás carbônico, de forma geral ele consegue cortar a picância e a gordura. Marcel BurguerUma caipirinha além de ser bem alcoólica ainda possui a acidez do limão que harmoniza muito bem com a feijoada que é repleta de gordura e às vezes, apimentada.

Apenas cuidado com o álcool, pois em algumas harmonizações ele pode ser sobressair demais, e costuma não combinar com comidas com muito sal.

As cervejas mais alcoólicas podem ser de diversos estilos, sugiro uma Bock, Imperial Stout, Quadrupel ou Strong Ale.

Ai vai um desafio: Peguem a mesma cerveja e tentem harmonizar por Semelhança , por Contraste e por Corte! Compartilhe o resultado com todos nós.

Cheers!!

.

aaaa

Se quiser receber um e-mail avisando quando publicamos novo post, por favor, deixe seu email aqui. Obrigado, Marcel

BBB

Você poderá gostar de:

6 comentários em “Harmonizando com cerveja

  1. Muito legal. Amanhã vai ser a minha feijoada! Eu resolvi escolher a cerveja pelo preço. Mas não fica muito em conta Marcel. Se fosse uma feijoada pra muita gente, como é o normal, a cerveja não poderia ser a IPA, mas eu acho que eu vou arrasar. Depois eu te conto os comentários.

    • Olá Heloisa! obrigado por comentar!

      me conta qual foi a cerveja escolhida e qual foi o resultado…..

      A IPA realmente tem um amargor pronunciado, então não agrada a todos….mulheres costumam não gostar de muito amargor, porém algumas adoram!

      Cheers!!

      Marcel Ocampo
      http://www.degustacao.net

  2. Marcel ,tem jeito de fazer harmonização com cervejas normais tipo Heineken, Original, Stela Artois, Corona ou do mesmo nível ? Eu andei pesquisando as cervejas que vc sugere, mas eu acho que elas são mais caras que eu posso pagar.

    • Olá José! Obrigado por comentar!

      Então, essas cervejas de produção em massa não tem grande apelo gastronômico.São cervejas mais fracas, e menos complexas. Muitas delas não são produzidas com maltes de verdade, além do uso de corantes e outras substâncias artificiais.

      Porém existe uma forma de harmoniza-las, chama-se: Harmonização Cultural ( tema do próximo post.

      Ou seja, uma harmonização que não tem grande valor gastronômico, mas pelo uso e costume da população acaba virando tradição.

      Por exemplo, com churrasco, com comida de buteco ou peticos.

      Acaba dando certo pois crescemos com o costume de fazer churrasco com amigos e tomar cervejas American Lager ( estilo dessas cervejas que você citou), assim como estamos acostumados a sentar em um bar e tomar esse tipo de cerveja juntamente com as famosas Comidas de Buteco, porém gastronomicamente essa harmonização tem possui muito valor.

      Apenas uma dica para finalizar. Essas cervejas que eu cito são cervejas para serem bebidas em menores quantidades. Talvez uma, duas ou três garrafas de 330ml por exemplo.Elas são sim mais caras, porém o volume consumido é muito menor.

      Temos um lema que é : Beba menos e Beba melhor!

      Não é difícil de encontrar cervejas especiais de R$ 10 a R$ 15, e considerando que irá beber 1 ou 2 garrafas, a diferença de preço não fica tão exorbitante, pois naturalmente bebemos uma quantidade maior das cervejas de produção em massa….

      Assim que puder, faça a experiência e me conte o resultado!

      Cheers,

      Marcel Ocampo
      http://www.desgutacao.net

Deixe seu comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CyberChimps