BOLO DE TAPIOCA, MILHO e COCO

EU AMO GLÚTEN, essa ETERNA DELÍCIA, mas…

Dilu Bartolomeo Villela

.

Olha só a primeira mensagem que vi hoje – logo hoje: domingo. Aliás, antes do meu café da manhã:

Blá blá blá… fazem sucesso receitas glúten-free, sinônimos de saúde… blá blá blá… descontando o caso dos celíacos (cerca de 1% da população mundial)… blá blá blá… vale mesmo a pena tirar o pãozinho do cardápio?… Blá blá blá…O assunto é polêmico… blá blá blá… Por isso a Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição divulgou: Não há evidências suficientes para assumir que pessoas saudáveis se beneficiem de uma dieta sem glúten… blá blá blá e eu, Dilu, paro por aqui, porque, definitivamente, essa não é a minha padaria… ops… minha praia.

Minha praia é outra. Por falar nisso, estávamos nós e vários amigos numa praia afrodisíaca… Ah, só abrindo um parênteses: faz parte da cultura popular aclamar que tudo que é afrodisíaco abre o apetite. Fechando parênteses. Bem, estávamos nós e vários amigos na casa de uma amiga, que resolveu tirar o glúten de sua vida. Depois de alguns dias de sua nova dieta, estávamos todos ao redor da grande távola redonda, tomando um espetacular café da manhã, naquele lugar idem, e ela lá: toda jururu, amuada, olhando com olhar de “sou a mais infeliz das infelizes”. Não pense que não tinha “quitutes” especiais pra ela, na verdade, tinha um banquete: tapioca, pão de queijo, coisinhas de arroz, biscoito de polvilho, até batata doce feita não sei com o quê, biscoito de fubá, etc. Mas o que se há de fazer? Ela só tinha olhos pra toda aquela abundância “GLUTÊNICA”. Bolo de chocolate, de banana, pães, os mais variados, rosquinhas, biscoitinhos amanteigados, sanduichinhos, alguns de nós nos presenteávamos até com waffle… Tudo parecia valsar na frente dela (fato é que estavam mesmo era tirando sarro da cara dela, acho até que faziam de propósito… kkkkkkk…) De repente, em meio a todas as histórias, estórias, gargalhadas e  delícias eternas, ela solta um sonoro (pra não dizer “um berro”): EU AMO GLUTÉN!

Eu também! Amo glutén, graças a Deus não faço parte do tal 1% dos celíacos e acho que não vale a pena tirá-lo do cardápio. Maaaaaaasss… achei legal ligar o “lé com cré” e dar uma certa atenção a uma das frases que li na tal matéria: “A tapioca não possui a gliadina, proteína presente no glúten que colabora para o aumento da inflamação do organismo e da gordura abdominal”…. (Ai meu Deus, minha barriga anda meio grandinha demais!)

Bem, lendo a tal matéria e apesar de todo esse blá blá blá, resolvi hoje dar uma receita pra incentivar a polêmica… Ah, vale a pena dar uma reduzida no abdômen… opss.. no glutén sim, por que não? Confesso: EU AMO GLÚTEN, essa ETERNA DELÍCIA, mas… pensando na minha barriga (nos dois sentidos, porque o bolo é gostoso demais… kkkkkk…), hoje uno o útil ao agradável para quem tá com uma barriguinha avolumada, quem ama glutén, quem é alérgico e quem não é, enfim… todo mundo pode comer e se fartar!

.

BOLO DE TAPIOCA, MILHO e COCO

 

Bolo de Tapioca 

Ingredientes para untar e enfarinhar o tabuleiro

1 colher de manteiga

1 colher de açúcar cristal

1 colher de canela em pó

1 colher de fubá

  • Passe manteiga no tabuleiro.
  • Misture o açúcar, a canela em pó, o fubá e espalhe sobre o fundo e laterais do tabuleiro. Reserve.

Ingredientes para o bolo

4 ovos

1 lata de milho com a água

½ lata de iogurte (se não tiver, coloque leite)

½ lata de óleo

1 lata de tapioca granulada

1 lata de açúcar cristal

½ lata de coco ralado

1 colher (sopa) de fermento em pó

Preparo do bolo

  • Pré-aqueça o forno à 1800.
  • Coloque todos os ingredientes para bolo (menos o coco e fermento), no liquidificador na ordem que estão relacionados. Bata bem.
  • Misture o coco e o fermento.
  • Coloque a massa no tabuleiro e leve ao forno por 35 a 40 minutos.

 

DILUdica: Este é um bolo simples, pra comer tomando um bom “cafezinho”, mas se você quiser enriquecer o que já é muuuuuito “rico”, faça uma calda de doce de leite:

– Bata 100 gr de doce de leite com 50 ml de leite, 2 colheres de licor (eu amo o Cointreau), umas gotinhas de baunilha e depois coloque umas raspinhas de laranja. Se quiser que vire sobremesa, sirva com sorvete de abacaxi! UAU!

.

BAIXAR RECEITA

.

aaaa

Se quiser receber um e-mail avisando quando publicamos novo post, por favor, deixe seu email aqui. Obrigada, Dilu

BBB

4 comentários em “BOLO DE TAPIOCA, MILHO e COCO”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima