Para adoçar a segunda-feira……

Cocktail collection - Kir royal with champagne. Isolated on white backgroundComo disse no post anterior,

hoje vou falar do Cassis, o licor

ou Creme de Cassis, como

chamamos o queridinho de

cor avermelhada da Borgonha.

.

Para adoçar a segunda-feira…

Aline Mendonça

.

creme de cassisO Creme de Cassis surgiu em 1841 e como o vinho era uma bebida medicinal, as árvores de cassis eram plantadas nas extremidades das fileiras de vinha, nos vinhedos da Borgonha. Foi então, no final do século XIX, que a receita se aprimorou. Dois homens de Dijon se uniram e encontraram a boa receita, foi nesta parceria que apareceram muitas indústrias desse gostoso licor.

cassis de borgonhaO Cardeal Kir, quando assumiu a prefeitura de Dijon em 1945 fez uma intensa promoção do Licor de Cassis, assegurando seu sucesso até hoje na gastronomia da Borgonha.

O Cassis na Borgonha é usado em muitas receitas. Uma delas é o famoso drink kir Royal, que tem o licor como um dos principais ingredientes, pois se casa perfeitamente com vinho branco seco (sabendo que a receita tradicional é feita, somente, com o Borgonha Aligoté).

Antigamente a proporção aconselhada da receita era de 1/3 de Creme de Cassis para 2/3 de Borgonha Aligoté, hoje estas medidas mudaram e aconselha-se 1/5 de Creme de Cassis para 4/5 de Borgonha Aligoté.

E a principal receita que é feita na região da Borgonha é a sobremesa Pera proche com Cassis. Uma delicia!!

.

Pera com

.

Espero que vocês se deliciem com esta maravilha, mas não esqueçam de me contar o resultado. Veja a receita clicando aqui. A très bientôt!! Aline.

.

Vinho é com Aline _Fotor_Collage

Aline

.

aaaa

Se quiser receber um e-mail avisando quando publicamos novo post, por favor, deixe seu email aqui. Obrigada, Dilu

BBB

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima