Para que a fonte nunca seque!

Sexta-feira… dia de cerveja! Porém, não vamos falar apenas de cerveja, mas também de tecnologia e inovação. O cenário do nosso assunto de hoje é uma pequena cidade da Bélgica, chamada Bruges, localizada apenas a 100 km da capital Bruxelas!

Para que a fonte nunca seque!

Marcel Ocampo

.

bruges inverno

.

Cidadela medieval, cercada por muros e 4 portões, também conhecida como a Veneza do Norte, pois é cortada por inúmeros canais navegáveis e de águas límpidas. Ou seja, a cidade parece um verdadeiro conto de fadas, ainda mais na primavera quando fica toda florida… O rosa das flores e o dourado do sol tomam conta da cidade.

.

bruges

.

Mas já que minha coluna não é de turismo, preciso escrever sobre cerveja… Então vamos lá.

.

cerveja

.

Nessa linda cidade de Bruges existe uma cervejaria muito tradicional chamada De Halve Maan, que, em flamengo, quer dizer “A Meia Lua” (no norte da Bélgica o idioma usado é o Flamengo que é muito parecido com Holandês, no sul se fala Francês e em uma pequena região na parte oeste se fala Alemão!).

.

meia lua

.

A cervejaria De Halve Maan já existe na cidade há mais de 500 anos! Isso mesmo, meio século fazendo cerveja no mesmo local, além de pertencer à mesma família desde 1856.

.

brouwerij

.

Para aqueles que imaginam que uma cervejaria tão antiga pensa apenas em manter a tradição, estão enganados! Essa mesma família criou um projeto que está abalando a comunidade cervejeira do mundo inteiro!

.

marcel

.

Eles criaram um Cervejoduto de 3 km de extensão! Ou seja, cerveja passando por tubulação por debaixo da terra!

.

placa

.

Como a cervejaria está localizada no centro medieval e histórico da cidade, que é tombada pelo Unesco, não tinha mais como se expandir e pela tradição de 500 anos, não queriam mudar a fábrica de lugar, já que a cidade gira em torno da cervejaria e vice e versa.

.

subterraneo

.

Em 2010 foi construída uma planta engarrafadora fora da parte medieval da cidade e, no ano passado, essa mesma planta engarrafadora precisou ser ampliada, pois já estava ficando pequena.

.

kombi

.

De 2010 até os dias atuais as cervejas são produzidas na parte medieval da cidade e transportadas via caminhão pipa para a planta engarrafadora, localizada a 3 km de distância. Foi aí que o dono da cervejaria teve a ideia de construir tubulações por debaixo da terra para escoar a produção de cerveja da fábrica. Seriam 3 benefícios imediatos:

  • Garantir a produção em maior escala, já que a cerveja está sendo muito bem aceita em países como Japão, China, Inglaterra, EUA e Brasil.
  • Não utilizar mais caminhões para transporte da bebida, afinal, a cidade é medieval, possui ruas estreitas e é bem complicado manobrar o caminhão para adentrar a cervejaria.
  • Reduzir a emissão de gás carbônico e depredação da cidade, afinal o tráfego de caminhões sempre abalam as estruturas e pavimentações.

Uma curiosidade: esse projeto irá reduzir em 95% a circulação de caminhões na cidade!!

.

autoridades

.

O projeto levou 4 anos para ser aprovado, entre Prefeitura, Unesco e órgãos locais. A primeira retirada de terra começou em dezembro de 2015 e a festa de inauguração será no dia 16 de setembro desse ano.

.

cerveja

.

Está sendo utilizada tubulação de alta tecnologia, que não prejudica o sabor da cerveja e também não se deteriora no solo com o passar dos anos.

.

logo

.

Enfim, existe uma série de outros detalhes interessantes como: projeto Crowdfunding, dificuldades encontradas em algumas regiões com estacionamento subterrâneo, etc!

.

castelo

.

Os belgas sabem como tratar a cerveja e se preocupam para que a fonte nunca seque!

.

mesa

.

Ficou curioso? Não deixe de provar as cervejas que são produzidas nessa planta medieval e passarão em breve pelo único Cervejoduto do mundo! São elas: Brugse Zot e Straffe Hendrilk ( estilos: Blonde, Dubbel, Trippel e Quadrupel)

Cheers!

.

Marcel Ocampo Tel: +55 11 9 4521 8474 Skype: Marcel-Ocampo marcel@halvemaan.com.br www.halvemaan.be

Marcel Ocampo
Tel: +55 11 9 4521 8474
Skype: Marcel-Ocampo
marcel@halvemaan.com.br
www.halvemaan.be

.

aaaa

Se quiser receber um e-mail avisando quando publicamos novo post, por favor, deixe seu email aqui. Obrigada, Dilu

BBB

Você poderá gostar de:

6 comentários em “Para que a fonte nunca seque!

  1. SEN-SA-CI-O-NALLLLL! Eu imagino a mente de um criador desta ideia genial, fora a confusão criada na cidade tombada pelo patrimônio!

    • Obrigado pelo comentário Patrícia!

      realmente a idéia é genial! Quem teve a idéia foi o dono da cervejaria que chama Xavier Vanneste!
      Nesse artigo tem uma foto dele na porta da cervejaria com um copo e uma garrafa na mão!

      Cheers!
      Marcel Ocampo
      degustacao.net

  2. Dá pra acreditar nas coisas que este povo faz? Marcel, eu adorei saber sobre esta fonte maravilhosa, nos dois sentidos!

Deixe seu comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CyberChimps