Um dia em Reims. Socorro, e quando estão todos de férias?

eu-le-millenaireVocê não acha IMPRESCINDÍVEL

sairmos de viagem com as nossas

próprias pesquisas? Eu acho, pois,

se errarmos, a culpa é nossa

messssmo… Pois é! E quando nem

tudo sai como o planejado?  Socorro, e quando estão todos

de férias? Falo de um dia em Reims.

Sim, eu tinha minhas opções, como por exemplo,

o Chateau de Courcelles, a 30 minutos de onde estávamos…

muito distante pra quem teve atraso no aeroporto,

sobrando apenas 1 dia e 2 cidades pra conhecer. O mesmo com

o Les Epicuriens, ficava no lado oposto de Epernay, que era

nosso destino. Já o Eugene, em Epernay, estava fechado devido

às férias europeias. O Le Grand Cerf  (1* Michelin), também

fechado. O L’Assiette Champenoise (único 3*** Michelin),

também fechado. O François, da Veuve Clicquot, sugeriu o

Le Foch (1* Michelin), era o que eu mais queria, pois ele nos

recomendou (em vão) para a proprietária, Corinne Louazé,

só que… claro! Fechado. Além de serem as férias de verão, era

segunda-feira… plena, absoluta e nada TOP! Se você estiver por lá

e puder aproveitar o que está escrito em negrito, vale como dica, ok?

.

Um dia em Reims

Socorro, e quando estão todos de férias?

Dilu Bartolomeo Villela

.

img_9057

.

Viajar é a melhor coisa do mundo! Mas se a viagem for justamente no verão europeu vou ter de dis-dizer o que disse antes: viajar nesta época não é a melhor coisa do mundo! Pra começar, tudo lotado. O calor desanima até quem aaaaaama turistar. Muitas vezes o atendimento, enfraquecido, enerva o mais paciente dos pacientes (sabe quando perguntam pra filha qual o maior defeito da mãe e ela responde: impaciência! Ãh rã!). Tem também as tarifas que se sentem os próprios foguetes, lá nas alturas! E o pior: os restaurantes fecham, quase todos de férias (e logo nas suas férias é hora de tirar férias? Eu, hein?). Bem, já que todas aquelas dicas que você foi acumulando, inutilmente, não serão aproveitadas, então, não sei o que é pior: uma viagem mais cara ou, ficar na mão dos concierges.

.

img_9059

.

Pois é, aprendi uma coisa: esperar dos concierges boas dicas, é uma furada. Eu pelo menos, salvo raras exceções, não dou sorte, por isso, me tornei taxativa: não peço mais.

.

img_9058

.

Ok! Nosso almoço no Bistrot le 7 em Epernay, apesar de “cozinha de qualidade” pelo Guia Michelin, não foi dos melhores veja clicando aqui. Então, nada como compensar no jantar, concorda? Mas o que se há de fazer quando suas dicas não estão disponíveis pra você? Só tem uma saída – deixar esse negócio de “taxativa” pra lá e… “Sr concierge, poderia nos indicar um bom restaurante para o jantar?”… kkkkkk… Isso aí!

.

img_9060

.

E lá fomos nós pro Le Millénaire, único restaurante de melhor qualidade aberto na cidade… kkkkk… Ainda com 1* Michelin? Maravilha, bora!

.

img_9055

.

Ah, eu adoro quando o restaurante faz parte dos “Jeunes Restaurateurs D’Europe”, um guia de restaurantes com a sigla JRE, onde se encontra jovens chefs empreendedores, dinâmicos e  dedicados a manter os mais altos padrões em pratos exclusivos. Pra mim, quando tem a placa, é bom sinal. Pode confiar, sempre dei sorte desde que conheci o primeiro em 2007 numa pequena cidade perto de Cassis!

.

eu-le-millionaire

.

O jantar começou com um Gaspacho de tomates anciennes (?????? – anciennes quer dizer velho – não consegui entender, se você souber, explique-me) que não estava nada demais… Sem charme até na apresentação.

.

Apresentaçãozinha bem meia-boca
Apresentaçãozinha bem meia-boca

. 

O Ovo poche com compota de cebola em espuma de pimentão com micros pedacinhos de chorizo e mini crouton mega aerados estava MARAVILHOSOOOOOOO. Esse eu vou copiar aqui em casa.

.

ovos

.

Luiz pediu outra versão de ovos, que vieram com emulsão de batata, crouton e caviar. Estava muito bom, mas o meu deu de 10!

.

img_9064

.

O Cabillaud, que é bacalhau fresco, veio com a pele crocante sobre fondue de alho poró e emulsão de coquilage… gente, isso estava simplesmente divino!

.

img_9065

.

A tábua de queijos não pode faltar, ainda mais que não pedimos o menu degustação porque tem certos chatos… ops.. certos restaurantes que não aceitam se o mesmo não for pedido pra todos da mesa, e como o Luiz é vegetariano (também chato)… o mesmo menu é sempre impossível.

.

img_9070

.

Luiz adora queijos, e mais ainda, se forem harmonizados com Vinho do Porto. Realmente é uma combinação perfeita. Se tiver uma oportunidade, experimente!

.

img_9073

.

A minha sobremesa estava boa, mas senti falta de alguma coisa. O chocolate não recebeu nenhuma calda quente, sempre esperada nestes casos… Aí troquei pela do Luiz que, apesar de simples, estava muito gostosa.

.

img_9078img_9076

.

Adorei a paleta de ardósia usada pra colocar os mimos do café. Olha que idéia mais linda!

.

img_9081

.

Ah, tem uma outra coisinha: sou geminiana. Não confie num… Até acho que vou dis-dizer o que disse antes (de novo). Se você um dia estiver em Reims, no verão, e tiver vontade de gritar “Socorro, e quando estão todos de férias?“, lembre-se deste post. Salvo raras exceções, as dicas dos concierges são ótimas.

.

Veja o post anterior deste roteiro França, Bruxelas e Alemanha

Visitar caves ou paisagens da Route de Champagne?

.

Veja o próximo post deste roteiro

Em andamento

.

aaaa

Se quiser receber um e-mail avisando quando publicamos novo post, por favor, deixe seu email aqui. Obrigada, Dilu

BBB

12 comentários em “Um dia em Reims. Socorro, e quando estão todos de férias?”

    1. Affff Katarina, eu também. Mas não dá tempo de fazer os posts, arrumar as fotos e postar… uma loucura, já que sou sozinha para escrever para o blog! Obrigada por tanto carinho fia!

  1. Dilu, eu tb não dou sorte com os concierges dos hotéis, pode ser hotel 5 estrelas, 4 o que for.A gente sempre cria uma expectativa que eles sabem mais que a gente , mas já percebi que eles tem uma parceria com alguns restaurantes e ai, vc já viu né? Eu achei bacana vc abordar isso ,vi que não sou só eu que reclama deste tipo de serviço.Beijokas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima