Uma chegada MA-RA-VI-LHO-SA em Reims!

Gente, quase morri de saudade do blog e de vocês! Ah férias… pra quê tirá-las? Ultimamente tenho tido dúvida do que amo mais: se me dedicar ao blog ou viajar… Sim, sinto tanta falta do tempo que passo aqui no meu cantinho, sozinha, arrumando as fotos, pensando no que escrever, mandando o texto pra Cris corrigir (erros sempre repetidos – ela deve achar que sou burra e não entende porque nunca aprendo. Explico: é que fiquei dependente, a quero sempre no meu pertinho e se eu não errar, ela me abandona… rsrsss…). E outra, ainda tem o fato de um roteiro engolir o outro e eu não conseguir completar unzinho sequer… Mas vamo que vamo que atrás vem gente… ou vem outra viagem. E essa foi maravilhosa!

.

Uma chegada MA-RA-VI-LHO-SA em Reims!

Dilu Bartolomeo Villela

.

eu

.

O voo da LATAM, que por sinal está muito bom, chega em Paris por volta de 15h. É um horário excelente, pois dá para pegar estrada e iniciar a viagem, sem perda de tempo.

.

estrada

.

Começamos esta viagem pela região das megas Maisons produtoras do elixir mais charmoso do mundo e como o próprio nome diz: Champagne.

.

pommery

.

Chegamos no hotel Les Crayères, em Reims, lá pelas 20 horas, pois aconteceram uns probleminhas com o carro que alugamos e tivemos de voltar no aeroporto para trocá-lo, e apesar disso, ainda era dia.

.

les crayeres Collage_Fotoreu les crayeresles crayeres jardimCollage_Fotor

.

Passamos no quarto para deixar as malas, não dava tempo nem de trocar de roupa, roupa essa que ainda era do dia anterior (a que saímos do Brasil)…

.

quarto les crayeres Collage_Fotor

.

Babamos com a vista que tínhamos da banheira e loucos pra tomar um banho… Mas lembram que na França, se atrasar, você fica com fome?

.

banheiro les crayeres Collage_Fotor

.

Esquecemos a roupa, o cansaço da viagem e fomos fazer o que mais amamos: sentar, relaxar, tomar um drink que, pra fazer jus ao local, só podia ser trocado por champagne.

.

IMG_8279

.

E jantar. Devo confessar: o hotel é bacana, mas seu restaurante, o Le Parc, tem uma cozinha… UAU!!! Espetacular!

.

IMG_8274

.

Não à toa, o LE PARC LES CRAYÈRES tem 2 estrelas MICHELIN. Só a vista que tivemos do anoitecer com pôr do sol, já valia umas 10 estrelas.

.

IMG_8269

.

Mas para completar, ainda tinha a comida… Vamos lá: para começar, veio uma amuse bouche maravilhosa. Mini mousse de parmesão, canapé feito com uma massa crisp, deliciosa, que recebeu uma lâmina finíssima de pepino recheado com salmão e depois, um tijolinho de foie gras envolto em… esqueci!

.

Mousse de parmesão, canapê com pepino e foie gras

.

Depois, espuma de queijo com tomate seco e morango, não vou ficar falando que estava maravilhoso, porque vou ficar repetitiva.

.

IMG_8299

.

Não sei o motivo, mas os restaurantes todos resolveram trazer pão depois das coisas já estarem acontecendo… Vai entender!

.

pao Collage_Fotor

.

Olha que legal: nunca tinha visto decantar vinho branco.

.

IMG_8291

.

Uns legumes com quatro purês para enriquecer o sabor de cada legume. O senhor meu marido vegetariano agradeceu!

.

IMG_4654

.

E pra mim… Hummm… Foie gras com pequenos legumes…

 .

IMG_8302

.

Já bastava, né? Foi então que veio um consomê de carne numa chaleira dando um toque, além de super saboroso, mega charmoso ao foie gras, coisa que nunca tinha visto.

.

IMG_8305

.

E não sei o motivo, pois não me lembro o que pensei na hora, fotografei o prato quase vazio. Acho que era pra lembrar o que tinha ali que fez a mistura ficar tão sensacional. Vale uma receitinha: flores, cebolas, petit pois, salsinha, ceboulete…

.

IMG_8311

.

Gente, pensar que lentilha pode ser uma coisa inesquecível, é algo que normalmente não dá pra pensar, né? Mas essa, estava cremosa (já viu isso?), com cebola caramelada e broto de coentro… afff! Que MA-RA-VI-LHA!

.

lentilha

. 

Uma massinha para o Luiz, nem sei o sabor que tinha, mas ele adorou, aliás, tudo que comeu…

.

IMG_8317

.

Gente, eram 22h20 e olha a cor da noite lá fora…

.

IMG_8293

.

 

Assim escrevi sobre o meu próximo prato nas minhas anotaçõezinhas: peixe / maçã / mimi mini crouton aeradíssimo / cenourinhas / petit pois / coquilage que era moules. Não precisava de mais nada, só saber cozinhar, pra algo tão simples se transformar em algo tão bom!

.

IMG_8315

.

E a quail (codorna) envolta na flor de abobrinha e recheado com foie gras? Observa os veios que se formaram na carne e claro, achei estranho e jamais poderia imaginar o que era. Tinha legumes, creme de amêndoas e uma pome de terre (batata), parecendo uma mini mini tortinha ovalada. Assim anotei: era uma pomme tão maravilhosa que você não imagina, também nunca viu e nem nunca comeu uma pomme igual!

.

IMG_4656

.

Para completar o que não precisava de mais nada, veio um molho inacreditavelmente bom, cheio de coisinhas, feito com a própria codorna…

.

IMG_8327

.

Aí vem a perdição do Luiz! Em especial um que acabou de nos ser apresentado: Soumaintrain, um queijo francês maravilhoso feito com leite de vaca e super cremoso. Também pudera, sabe quanto é seu teor de gordura? Mais ou menos 45%. Ele tem a casca em tom meio laranja porque a medida que vai envelhecendo, é escovado com uma mistura de água e Marc (destilado de casca e semente de uva). Imagina o sabor disso!

.

queijos Collage_Fotor

.

Queijos com Vinho do Porto, combinação perfeita. E lá fora já era uma noite linda, de lua cheia…

.

Collage_Fotor

.

Como o pôr do sol acabou lá fora, passei a reparar a beleza do salão.

.

Collage_Fotor

.

E assim, vendo tudo isso, veio a pré dessert: espuma de queijo com um caldinho embaixo e uma torrada de brioche. Posso até ser repetitiva, mas o que se há de fazer: essa bobagem estava MA-RA-VI-LHO-SA!

.

IMG_8340

.

Para acompanhar, o vinho de sobremesa que ela explicou, explicou, mas eu não lembro nadica…

.

vinho de sobremesa Collage_Fotor

.

O mais bacana de tudo veio agora: você já ouviu falar em Ratafia de Champagne?

.

ratafia

.

Nem eu, mas adorei saber e Luiz adorou o aroma, já que ela ofereceu só pra ele… Âh rã!

.

IMG_8355

.

E olha que a sobremesa era minha – um souflê que recebeu uma bola de sorvete daqueles que nem preciso repetir mais uma vez a maravilha que estava. E depois, recebeu a tal da Ratafia de Champagne, um show!

.

sobremesa Collage_Fotor

.

Depois veio uma granita de champagne em forma de emulsão com nozes caramelizadas…

.

IMG_8345

.

E para o Luiz, veio cheesecake. Ué, mas a foto mostra uma coisa bem diferente do que a gente conhece por cheesecake, aquela sobremesa america boba e… boba. Só que, aqui, ela tem 2 estrelas, aliás, muitas estrelas e todas de limoncello.

.

IMG_4676

.

E como se não bastasse, deixamos a mesa e fomos ver a lua no gazebo.

.

gazebo Collage_Fotor

.

Ah, um chazinho vai bem, ainda mais que não seria por falta de opções – “prestenção” nos Les Thés… digo, na Carta de Chás…

.

IMG_8372

.

… pra acompanhar as pequenas e lindas delícias.

.

IMG_8382

.

Mas o Luiz preferiu um conhaque…

.

IMG_8390

.

E os dois ali, mais que felizes com as roupas (e as caras) de, nessa hora, anteontem.

.

IMG_8378

.

E num é que o Luiz resolve tirar umas fotos minhas? E num é que ele começa a me ver meio embaçada? kkkkkk… Ué… Só teve champagne, vinho branco, tinto, vinho do Porto, vinho de sobremesa, Ratafia e conhaque… Por que será, então? kkkkkk…

.

eu embaçada Collage_Fotor

.

Saber eu não sei não, mas que a lua estava perfeita, ah, isso estava. Só pra não ser repetitiva, só pra não dizer MA-RA-VI-LHO-SA, usei perfeição! Como todo o resto da noite!

.

IMG_8408

.

Veja o próximo post desse roteiro à França

Visitar caves ou paisagens da Route de Champagne?

.

aaaa

Se quiser receber um e-mail avisando quando publicamos novo post, por favor, deixe seu email aqui. Obrigada, Dilu

BBB

Você poderá gostar de:

13 comentários em “Uma chegada MA-RA-VI-LHO-SA em Reims!

  1. Que viagem magnifica! !!! Fada embaçada nada…tá nítida a felicidade da maravilhosa chegada. Belas fotos e tudo perfeito! Grande beijo

    • Rsrsrsss… Minha flor, depois dele ter bebido algunsssss tipos de bebidas, só poderia começar a ver umas 2 ou 3 dilus. Rsrrsss… Obrigada pelo carinho! Te adoro!

  2. Dilu, a gente viaja mesmo com vc e até sente o gosto das coisas e o melhor é que vc ainda dá umas pinceladas do seu vasto mundo gastronômico pra gente tb aprender. Obrigada viu? Eu gosto de champagne, espumante, proseco, mas eu nunca ouvi alguém falando neste ratafia.

    • Ana Lúcia querida, eu tb não! E no dia seguinte fomos almoçar num restaurante que serviu a bebida no melão, o máximo!
      Bjs e obrigada por participar amore!

  3. Diluzita! Diluzita! Bem que eu queria ficar embaçada, descorada, embaralhada, embrulhada, misturada, e o que me deixasse em estado de graça com essa bebelança dos Deuses! hahahaha

    • Ah Patricia amada, imagina eu! Saudade pura! Mas realmente ficou impossível postar. Tenho vontade de ter um post falando sobre o tempo de uma pessoa que resolve ter blog… rsrsrsss..

  4. A-DO-RE-I A MA-RA-VI-LHA! hehehe.
    Dilu esta viagem vai até onde? Nós estamos aqui planejando um roteiro pela França talvez vc possa ajudar a gente que tal?

    • Essa viagem não teve o menor planejamento Leninha. Resolvemos bem sem querer, para comemorar o Dia dos Pais e aproveitando uma promoção de passagens. E como não sabíamos o que fazer, resolvemos visitar um casal muito querido que mora na Alemanha. Então pegamos o carro em Paris, passamos por Reims, Gant, Brugge, Liege; já na Alemanha, uma cidade na beirada do rio que esqueci o nome, Heidelberg, outra cidade alemã que fomos por causa de um festival, depois voltamos pra França: Estrasburgo, as lindas pequenas cidades até Colmar, que fazem a Route des Vins da Alsace, Troyes e Paris. Enfim, qualquer que seja a região da França que eu puder te ajudar, estou as ordens. Me liga pra gente combinar. Bjsss

Deixe seu comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CyberChimps