TANTOS “CLAROS” QUE ACABA FICANDO ESCURO

TANTOS “CLAROS” QUE ACABA FICANDO ESCURO

Dilu Bartolomeo Villela

Hoje, o primeiro post que li foi o de uma amiga querida dizendo o quão mal educadas estão as pessoas. Fiquei pensando no que li e lembrei que, participa de rede social quem quer, principalmente, quem aguarda bons momentos para encontrar “friends” e, claro, encontrar-se em “perfeita harmonia” entre eles. Por que então, aquela pessoa mal humorada fez minha amiga ficar chateada? Este pensamento me levou, claro, para a minha vida de cozinheira e me deu vontade de abordar um assunto de interesse geral, acho eu: a falta de educação não se resume apenas às redes sociais. Se é ruim ser mal tratada nestes veículos, imagine na vida real, dentro da sua casa, casa essa que você abre para receber com melindres, não de frescuras, mas de gentilezas!

.

.

.

Sim, quem já veio aqui em casa conhece o meu “perfil”, ou pelo menos, a partir do que é servido, pode imaginar a quantidade de ingredientes é usada, o volume de louças e talheres é separado, o trabalho dedicado, mas, mais que tudo, o cuidado que demonstro pelos que se assentam a essa minha mesa. E isso sim, tem de ser recíproco, é o mínimo que se espera. Não peço que me deem o que dou, peço apenas que me respeite. Sobre o RECEBER, já escrevi numa matéria para o jornal: “Eu RECEBO na minha casa não apenas a pessoa, mas o que ela traz com ela, seus sentimentos, sua atitude, sua alegria… Meu convidado, por sua vez, além do alimento, recebe alento em forma de atenção, carinho e claro, minha doação… – acaba que vira uma troca! Por isso pessoas, fiquem atentas e lembrem-se de dar o que vocês gostam de receber (aqui mora a pretensão deste post: dar um toquezinho em quem não se importa com este tipo de “detalhe”).

.


.

Na prática, imagina a situação: você convida e fica lá, claro, esperando a pessoa chegar para começar a servir. Ela nem abana o rabo (desculpe a expressão, mas é totalmente apropriada) e eu, depois de uma hora e vinte minutos 😳 ligo pra saber o porquê do atraso, apesar de tudo tão claro, ligo já preparada pra resposta: “Ah, estou blá blá blá e não consigo chegar”… Ãh? É… é desta forma! Ok que estamos todos muito corridos, a vida tá muito dinâmica, mas… Bem, pra completar, no mesmo dia, por uma briga entre convidadas, uma resolve não dar o ar da graça. E alguém avisa? Claro que nã nã nã nã não!

.

img_6770

.

Gente, mais amor gentileza cuidado educação respeito, por favor! Se te convido e você resolve “declinar”, que tal uma mensagem, já que não pode ligar para avisar e poupar o trabalho de quem te convidou? E também, claro, poupar despesa – por que não citar isso? Se 2 pessoas não comparecem para um menu degustação de 13 pratos, isso rende um lixo de 26 pratos. Qualquer dona de casa sabe, não cabem 26 “restos” numa geladeira doméstica. E até mesmo poupar dois lugares vazios à mesa, o que dá uma sensação de pouco caso, sendo que há tantas amigas que gostariam de estar ali. Pronto, falei!

.

As duas lembrancinhas sem as donas

Na geladeira, as duas lembrancinhas tristes sem as donas… rsrssss…

.

Ps.

Por falar em amigas, não tenho a pretensão de “educar” a minha amiga “furona” (que aliás, amo de paixão – até sei o que ela vai achar desse texto. Inclusive, ela é capaz até de fazer um post lindo… Pronto, agora que desabafei, estou esperando! Sempre achei que, em qualquer tipo de relacionamento, tudo que não fica bem claro, acaba ficando escuro, e isso eu não quero!)

.

aaaa

Se quiser receber um e-mail avisando quando publicamos novo post, por favor, deixe seu email aqui. Obrigada, Dilu

BBB

Você poderá gostar de:

9 comentários em “TANTOS “CLAROS” QUE ACABA FICANDO ESCURO

  1. Ahhh Dilu, voce é uma anfitriã perfeita em todos os detalhes. Na sua casa a gente já sente o aconchego na porta, daí em diante é a visão do paraíso, literalmente em todos os sentidos.
    Carinho, afeto, alegria e amor percebido em cada detalhe e com a sua varinha mágica de fada, faz sempre de um simples encontro um baile de felicidade.
    Essa troca fantástica de energia que o mundo precisa pra viver em paz
    Bj

    Ahhhh!
    Como tô sempre no seu pertinho, pode ligar que vou correndo

  2. Fada concordo com a sua indignação, sou testemunha do trabalho que você tem para nos receber como membros da realeza! Não custa nada um telefonema e uma desculpa delicada, não é? Comigo pode ter certeza, primeiro não vou faltar a um convite na sua casa, segundo aviso com antecedência de qualquer imprevisto e terceiro, se eu não avisar nada e não for, morri. É a única alternativa. Rsrsrsrs Beijos querida

  3. Diluzinha desculpa a amiga furona, ela deve ter arrependido de não ter ido tenho certeza! Mas a gente que te conhece sabe seu capricho e carinho nos preparos dos quitutes e ver lugar vazio na sua mesa dói o coração…
    Bjos bjos

  4. Dilu ,
    O seu carinho, cuidado, dedicação, sensibilidade torna sua casa num Conto de Fadas.
    Pena que possam existir pessoas que não assimilam toda sua expectativa e comprometimento para com um convite.
    Fia larga pra lá, respira fundo e pensa sempre assim : Não veio PERDEU
    E você como sempre, vai brilhar mais e mais nos seus encontros de FADA
    Grande beijo

  5. Dilu ,
    O seu carinho, cuidado, dedicação, sensibilidade torna sua casa num Conto de Fadas.
    Pena que possam existir pessoas que não assimilam toda sua expectativa e comprometimento para com um convite.
    Fia larga pra lá, respira fundo e pensa sempre assim : Não veio PERDEU
    E você como sempre, vai bhttp://www.aquinacozinha.com/frango-cremoso-com-queijo-para-uma-segunda-feira-preguicosa/ilhar mais e mais nos seus encontros de FADA
    Grande beijo

  6. Dificil acreditar que as pessoas são assim tão despreparadas, eu entendi que vc escreveu este post querendo que de uma maneira geral as pessoas se deem conta do agir com respeito.

  7. Deixar de ir à casa da Dilu, só se for por um motivo muito sério! Talvez as faltosas tenham tido mesmo algum contratempo. Isso pode acontecer! Mas não avisar, hj que todo mundo tem um celular, já não é nem desrespeito, é falta de consideração e falta de educação mesmo. Pronto, falei!

  8. Quem foi ao ar perdeu o lugar quem foi ao vento perdeu o assento hahahaa
    só faltou chamar e eu mais que depressa: chamô chamô! hahahahaha

  9. Depois de algum tempo longe “daqui” me deparo com este post e como não pude ir a um almoço feito em homenagem a uma amiga,sinto que a “furona mal educada” pode ser eu!Sou?!!
    Mal entendidos valem como “excupas”?!Porque avisei a quem me encaminhou o convite da minha dificuldade em comparecer(“por favor, não esperem por mim”!!).
    De qq maneira,sabedora que sou do trabalho ,mas principalmente do carinho e expectativa que todo e qq encontro em nossas casas despendem,vou logo me colocando como a mal educada,apesar de me sentir longe disso,pois a amo sem censuras,sou gentil na medida(algumas vezes posso passar um pouco….coisas de “meia boca” hehe),tenho cuidado com as pessoas queridas( e até com as nem tão…rsrsrs),fui bem educada e bem eduquei os meus e acima de tudo respeito e agradeço todo afeto recebido!!!
    E como não reconhecer todo amor,gentileza,cuidado, educação e respeito que somos todos sempre recebidos na sua casa!!! O sinônimo/resumo de tudo isso chama-se generosidade,que vc tem de sobra!!!Portanto, se sou eu a furona, usa em bucadim dela comigo,tá?!!! (nem sempre as coisas acontecem como planejamos…ufa!!). Bjim na testa ( de puro carinho,pra não dar impressão errada)!!

Deixe seu comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CyberChimps