Qual é a temperatura correta para servir um vinho branco?

aline-dando-aula

Olá a todos!

Estava no

Brasil, mais

especificamente

em Campos do

Jordão, no interior de São Paulo,

ministrando alguns cursos

de vinhos, entre eles para

a escola/hotel do Senac, e a

pergunta que sempre me faziam:

..

Qual é a temperatura correta

para servir um vinho branco?

Aline Mendonça

.

vinho-branco-a

.

Neste calor, nada melhor que um vinho branco! Então, para começar bem o fim de semana vamos falar dele….

vinho-saint-romainVamos lá… o frescor de uma bebida faz parte do prazer de beber, de se refrescar e de matar a sede. Entre 8° e 18°C, porque uma oscilação tão pequena? Simplesmente pelas reações dos componentes dos vinhos nas diferentes temperaturas.

Em uma temperatura mais elevada, as substâncias voláteis se exprimem e o refinamento do bouquet diminui, ressaltando os defeitos. Os aromas se exaltam a 18°C, diminuem a 12°C e se neutralizam a 8°C.

As temperaturas muito baixas como 6°C (ou 8°C) anestesiam as papilas. A percepção do cítrico e da acidez são mais aparentes a 18°C que a 10°C.

O vinho branco deve ser servido gelado para preservar os aromas da juventude, minimizar seu potencial alcoólico, atenuar a vivacidade e ocultar o açúcar residual.

Os vinhos brancos secos, encorpados aromáticos devem ser servidos de 10 a 12°C, segundo as características e as qualidades, como por exemplo, o Saint Romain, Petit Chablis e Aligoté a 10°C.

Ppara vinhos como os Meursault, Puligny-Montrachet, Chassagne-Montrachet e Grand-cru comme Chevalier-Montrachet, Corton-Charlemagne de 12°C a 14°C (eu prefiro 14°C).

A particularidade dos vinhos brancos da Borgonha é que eles são secos, sem açúcar residual. Acompanham um bom peixe, uma carne branca, uma vieira e até mesmo alguns queijos. Então, na maioria das vezes, podemos servi-los a 14°C e nunca colocar gelo no fundo da garrafa, pois o vinho não gosta deste choque rápido de temperatura. Melhor servi-lo a 12°C e deixar aquecer um pouco na taça a pegar uma garrafa quente e colocar em um balde de gelo. vinho-brancoUma boa solução é a wine bag, pois ela esfriará toda superfície da garrafa e não somente o fundo.

Em relação ao espumante Crémant podemos servir a 8°C.

Lembrem-se: um vinho servido entre 10°C e 15°C aquece 1°C de seis a oito minutos!

Outra dica: quando forem abrir um vinho da Borgonha, seja ele branco ou tinto, abram a garrafa umas duas horinhas antes e deixe ela quietinha, esperando até o momento da grande degustação. Assim o vinho respirará e no momento de ser servido, ele estará mais aberto e todos os aromas bem exaltados.

À très bientôt!

Aline

.

Seja com cachaça, com cerveja, com vinho... Um brinde à COMIDA E MESA MINEIRA

.

aaaa

Se quiser receber um e-mail avisando quando publicamos novo post, por favor, deixe seu email aqui. Obrigada, Dilu

BBB

Você poderá gostar de:

4 comentários em “Qual é a temperatura correta para servir um vinho branco?

  1. Aline eu adoro vinho branco, mas fala pra mim uma coisa que eu não entendi. O que é que vc escreveu=

    Entre 8° e 18°C, porque uma oscilação tão pequena? Simplesmente pelas reações dos componentes dos vinhos nas diferentes temperaturas.

  2. Eu vou aproveitar a santa ignorância e perguntar uma coisa também. O gelo da wine bag fica mais pra baixo, isto não é colocar gelo só mais pro fundo da garrafa?

Deixe seu comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CyberChimps