TORTINHA DIVINE DE FIGO

Postei o Almoço Olhos nos olhos… veja aqui e um monte de gente pediu essa receita. Normalmente faço essa maravilha quando o figo está em promoção. Já fiz até para congelar comprando figo à 1.90. Mas calma… se você resolver congelar, tenho dica, viu? Bom, voltando ao que interessa. Essa é uma receita super versátil. Se além de entrada, quiser como sobremesa, você pode servir com sorvete de creme ou pistache, calda de chocolate e pistache picadinho. Isso é absolutamente DIVINE!!!! Se quiser como pré-dessert, você pode servir com sorvete de gorgonzola, nozes picadinhas e redução de aceto…. DIVINE também!!!! Se você inventar sua própria receita… Hummm, aí sim, vai me fazer muito feliz e realizada. E isso é ainda mais DIVINE!

.

figo

.

Figos com Pignole, Parma, Brotos de Rúcula e Gorgonzola

.

Figo com Pignole Presunto de Parma Broto de Rúcula
Figo com Pignole . Presunto de Parma . Broto de Rúcula

.

Ingredientes para a TORTINHA – 6 pessoas

12 figos frescos

2 c.sopa de Açúcar ou pitadas de adoçante

3 c.sopa de Licor de Laranja (opcional)

 

Preparo passo-a-passo

Lave os figos e tire as peles.
Lave os figos e retire as peles.

.

Retire o máximo da parte branco dos figos. Corte-os em rodelas.
Retire o máximo da parte branca dos figos.
Corte-os em rodelas de mais ou menos 0.5cm de largura.

.

Disponha os mais bonitos no fundo das forminhas individuais. Depois cubra as laterais.
Disponha as rodelas mais bonitas no fundo de forminhas individuais (ou numa forma grande). Depois cubra as laterais. Lembre-se de colocar sempre a parte bonita para o lado de fora, isto é, a parte que vai aparecer depois que desenformar.

 

Coloque uma camada de figo e pulverize mais açúcar. Proceda dessa maneira até encher a forminha.
Coloque uma camada de figo e pulverize mais açúcar ou adoçante.
Proceda dessa maneira até encher as forminhas.

.

Regue com o licor de laranja e deixe na geladeira por 6 horas. Eu faço no dia anterior para me poupar.
Regue com gotas de licor de laranja (opcional), cubra com papel filme e deixe na geladeira por 6 horas. Eu faço no dia anterior para me poupar.

.

Ingredientes para o Molho da rúcula

6 c.sopa de Azeite

2 c.sopa de Aceto

½ c.sopa de Cebola picadinha

Sal e Pimenta do reino a gosto

Preparo

Misture todos os ingredientes do molho. Reserve.

.

Ingredientes para Finalização (opcional)

Pignole torrado a gosto

12 lâminas de Presunto Parma

Folhas de Broto de rúcula

40 gr de Gorgonzola

Finalização

No momento de servir, desenforme a tortinha no meio do prato. Sirva com pignole, Parma. Decore com brotos de rúcula temperados com o molho e pedacinhos de gorgonzola.

.

receita do figo

.

DILUdica – Esta é a receita passo-a-passo. Para você imprimir apenas a receita sem todas as fotos, clique em

.

BAIXAR A RECEITA

.

aaaa

Se quiser receber todas as atualizações por email cadastre-se aqui, beijos, Dilu

ser com arte

13 comentários em “TORTINHA DIVINE DE FIGO”

    1. Valeria sumida, saudade de vc aqui… Rsrssss Ah… Valeria, aprendi como fazer desse jeito, ficou ótimo mesmo. Se fizer, tira foto e manda para gente, ta? Bjs

  1. junia vaz de almeida

    E não é que a receita veio rapinho????Isto está igual aula de culinária:ingredientes,passo a passo,dicas de como servir!!!!
    Obrigada minha amada!!!Vou imprimir,fazer,fotografar e…. comer!!!
    A propósito,já que vc se dispôs….quero a dica de como congelar(adoro este recurso;que o diga minhas Melanzanas m.a.r.a.v.i.l.h.o.s.a.s!!!!!).

    Muuuuito obrigada,estou adorando este blog,ele é tudo de bom!!!!Bjokas

  2. Junia querida minha, antes de colocar o figo, você coloca filme plástico na forminha, É um pouco chatinho, mas se não proteger, ela fica meio oxidada. No dia que você for usar, tira do freezer de manha. Vale a pena demais. Que bom vc estar gostando do Dilucious, é a minha paixão absoluta. Obrigada amore

  3. vania maria leclerc

    Dilu querida!

    Parabéns amiga!
    Você cada dia brilhando mais, com as sua delicias.
    Essa é pra comer com os olhos e saborear bem devagarinho…
    Quando eu chegar em Belo Horizonte, vou tentar faze-la.
    Beijos e até breve!
    Vânia

  4. Amiga querida e maravilhosa que morro de saudade!!!!! Vamos esperar nosso amore chegar e vamos fazer todos juntos. ANSIOSA! Até breve!

  5. Maria de Menicucci

    Adorei fazer esta receita! Como que eu estava com alergia no dedo por picada de inseto, minha mãe me ajudou a picar os figor e preparar para o almoço no dia seguinte na casa do pai dela. Foi muito especial para a minha mãe que ficou lembrando da cozinha da falecida mãe dela, que também fazia uma receita muito parecida desse figo! Enquanto ela picava e montava na forminha, ficou me contando a história dela.

    Te falo que todo mundo adorou comer no almoço, estava uma delícia!! O toque do queijo gorgonzola deixou a salada maravilhosa (em vez de broto, usamos folhas de alface e rúcula porque meu avô adora salada de folhas), eu que não gosto muito de salada por causa do sabor amargo das folhas, amei o molho por ter mascarado o amargo. Estava fantástico!

    Mas ficamos em dúvida com uma coisa, o sabor do licor de laranja deve aparecer? É que quando comemos, não apareceu o sabor e minha mãe estava pensando em colocarmos mais na próxima vez, mas eu fico com medo de colocar demais e na hora de desenformar o figo e ele desmontar por estar molhado. Qual a sua opinião?

  6. Maria querida, que historia linda e deliciosa. Boa para ser contada no dia das mães… Além do mais, a Lucia é uma hiper e verdadeira mãe. Por favor, diga a ela que mandei um super abraço de reconhecimento. Agora que te conheço melhor, posso dizer isso.
    Amore, vc sabe que tem certas coisas que não devem mesmo aparecer. Ainda mais quando essa coisa é uma bebida alcóolica. É a mesma coisa de sal, é apenas para temperar, não pode ser notado.
    Olha só, vc que está se tornando mega cozinheira, não combina ficar nessa de que não gosta disso ou daquilo. O gosto amargo da rúcula harmoniza perfeitamente com o adocicado do figo, com a untuosidade do gorgonzola e a crocância do pignole.
    Amiga, fiquei muito feliz com seu retorno! Bjsss

  7. maria aparecida lopes cançado

    Gostaria de receber suas postagens.Que receitas lindas e deliciosas!E,como você é delicada e generosa!

    1. Maria Aparecida, que comentário mais lindo! Não aquentei e tive de ler para o meu marido. Fiquei imaginando uma voz calma e melosa me dizendo isso. Muito obrigada, vc me fez feliz.
      Olha só, para você receber todas as atualizações do blog, por favor, entre no CADASTRE-SE na pagina principal do blog ou então clique nesse link http://dilucious.com.br/?page_id=2766, e daqui para frente quero sempre você por aqui. Dê sua opinião, sugestão, crítica, enfim, volte muitas vezes.
      Bjs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima