Mousseline de Batata com Salmão defumado

QUEM FAZ BONITO, PROVA!

Esta é uma entrada super elegante e fácil de fazer. Gostaria muito de ver a foto de sua musseline. Enriqueça sua montagem com um lindo azeite de urucum, ou de manjericão, ou quem sabe com umas lâminas de amêndoas? Semente de papoula ou semente de gergelim preto… Nossa… pode ficar linda também com flores… capuchinha… violeta… Use sua criatividade!

Mousseline de Batata com Salmão defumado

Mousseline de Batata com Salmão defumadoIngredientes

1 colher (sopa) de manteiga

1 fio de azeite

1 dente de alho picado

1 colher (sopa) de cebola picada

3 batatas picadinhas

1 tablete de caldo de galinha

1 folha de louro

Noz moscada

50 ml de Vermouth ou vinho branco seco

500 ml creme de leite

Sal e Pimenta do reino a gosto

1 pitada de Tabasco

1 raminho de tomilho fresco

100 gr salmão defumado

Preparo

– Coloque manteiga, azeite, alho, cebola, batatas, louro, tablete de caldo de galinha, louro e noz moscada no fogo baixo. Misture sempre por uns 5 minutos.

– Acrescente a bebida e mexa deixando evaporar o álcool.

– Coloque o creme de leite, sal e pimenta, umas gotinhas de tabasco e cozinhe por uns 10 minutos.

– Retire a folha de louro e passe a mistura pelo Thermomix ou liquidificador. Depois volte com o creme para a panela colocando em fogo baixo. Deixe por uns 3 minutos. Desligue o fogo e coloque o tomilho e o salmão.

– Coloque a musseline de salmão em um prato bem lindo. Enfeite com flores e sirva imediatamente.

.

BAIXAR RECEITA

.

aaaa

Se quiser receber um e-mail avisando quando publicamos novo post, por favor, deixe seu email aqui. Obrigada, Dilu

BBB

9 comentários em “Mousseline de Batata com Salmão defumado”

  1. Diluzita eu fiz e ficou muito bom, só não dá pra mostrar que eu não tenho vasilhas lindas. Foi no prato fundo de sopa mesmo. Obrigada pela receita e muitos beijos!!!!!!

    1. Renata querida, essa coisa de vasilhas lindas não importa nada! O importante é na hora que a pessoa coloca na boca e você vê alegria nos olhos dela. Isso sim, basta!

  2. Dilu Voce esta se superando nas receitas . Esta de mouseline , como entra o salmao defumado ? Ele e picadinho ; entra na hora de mixar ?
    Agradeco

    Marcos

  3. Obrigada Marcos, fico muito feliz com seu elogio carinhoso!
    Como o salmão, aquele defumado que compramos em cartela, é muito fino, basta tirar aquela parte meio marrom e colocar no creme do jeito que você quiser: ou inteiro, se você desejar um preparo mais rústico, ou apenas rasgado, ou desse jeito que você falou: picadinho, pra ficar mais delicado. Pessoalmente, só prefiro que seja com o fogo desligado pra que ele não passe demais do ponto do cozimento.
    Me fala como ficou, ok?
    Um abraço!

  4. Tava procurando alguma entrada de salmão defumado e essa me parece excelente, só gostaria de saber em termos de quantidade, essa receita dá pra quantas pessoas?

  5. Oi Antonio Carlos, que bom que você gostou da receita e ainda bem que é uma receita super fácil de fazer.

    Olha, não costumo colocar quantas pessoas a receita serve, porque vai depender de qual vasilhame você irá usar e o que mais você servirá na refeição (se tiver mais coisas, você deve colocar uma porção pequena / se a sopinha for entrada única, você deve colocar uma porção maior).

    Bem, quanto a quantidade, prefiro te dar alguns exemplos:

    1- É lindo servir sopinhas em xícaras de cafezinho, fica delicado e a porção é reduzida (repito, isso se for servido mais coisas como tira-gosto e outras entradinhas). Se vc servir em xicrinhas, a receita dá para umas 16 pessoas.

    2- Fica super bacana também usar mini panhocas. Você tira o recheio e coloca a sopa só na hora que você for servir. Mas antes de servir, leve ao forno por 15 minutos para que a casca fique crocante e quentinha, uma delícia. Neste caso, a receita dá para umas 12 panhocas.

    3- Se você quiser servir em sopeira para que cada convidado se sirva, você pode colocar ao lado da sopeira: bowls ou canecas ou pratos fundos ou mini cumbucas ou ramekins ou tigelas. Para colocar em sopeira, acho que eu faria duas receitas. Vai que seu convidado goste muito e queira repetir…

    4- Os pratos fundos são mais tradicionais e cabem uma quantidade maior de sopa, o ideal seria usá-los quando a sopa for entrada única. Para pratos fundos, a receita serve de 8 a 10 pessoas.

    Bem, qualquer louça deve ter um apoio como um sousplat ou um pequeno prato ou pires, que por sua vez o tamanho vai depender da louça que você escolher.

    Outra dica importante que vejo acontecer e me incomoda: Se você escolher uma louça pequena, lembre-se de colocar colher pequena; louça de tamanho médio, colher de sobremesa; prato fundo, colher de sopa tradicional.

    Se você tiver qualquer dúvida, me chame aqui.

    Então, estou falando… falando… mas quero te dizer que nada disso é importante, pois o melhor é encontrar e ter convidados com a gente em casa e, além da sopa que aquece as pessoas, devemos aquecer os corações dos nossos amigos queridos.

    Obrigada por ter vindo aqui, adoro as dúvidas dos homens. Um grande abraço e volte sempre!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima