Cerveja com Morango, combina?

Cerveja com Morango, combina?

Marcel Ocampo

Que pergunta mais maluca! Alguém aqui já experimentou uma cerveja com sabor de fruta? Seja ela morango, limão, maracujá, pêssego… Loucura ou bom gosto? Pode até parecer estranho, mas a combinação de cervejas com frutas é algo relativamente comum no mundo cervejeiro. Inclusive, esse tipo de cerveja já possui até um estilo reconhecido internacionalmente denominado “Fruit Beer”.

.

cerveja-com-morango

.

A expressão, “Fruit Beer” quer dizer “Cerveja frutada” ou “Cerveja de Fruta”, tendência bastante forte e cada vez mais fácil de ser encontrada no mercado.

.

Marcel ocampo

.

Vou contar uma viagem que fiz na semana do feriado. Fui convidado para conhecer uma cerveja chamada Pedrita, produzida pela cervejaria artesanal Tibaya, localizada em Atibaia, interior de São Paulo.

.

atibaia

.

A Pedrita é uma cerveja feita com morango, com coloração avermelhada (não chega a ser um super vermelho igual ao suco, é mais próxima ao âmbar avermelhado), e possui uma característica bastante interessante, pois o sabor cítrico proveniente da fruta se mostra bem presente.

.

5

.

Pude conversar com Félix, o mestre cervejeiro que nos atendeu super bem e disse que a ideia de fazer uma cerveja com morango é poder dar um toque regional a cerveja, já que a Tibaya é a única cervejaria existente na charmosa Atibaia, cidade famosa pela produção de morangos.

.

Marcel

.

A Pedrita possui somente 3,9% de graduação alcoólica, baixíssimo amargor e uma acidez bem pronunciada, porém bastante equilibrada. Infelizmente não consegui harmonizá-la, mas tenho certeza que fará par perfeito com um cheesecake de frutas vermelhas, com sorvete artesanal de morango ou até com um bolo de chocolate, para aqueles que gostam de harmonizar por complementação veja aqui – remetendo o paladar a uma torta Floresta Negra. Mas você pode experimentar uma receita da Dilu, fazer a harmonização e nos contar como ficou.

.

Croquete de linguiça trufada com Sopinha gelada de morango

Croquete de linguiça trufada veja receita aqui com Sopinha gelada de morango veja receita aqui

.

Para quem tiver a possibilidade de tomar essa cerveja, recomendo! E não demore, pois a Pedrita é uma cerveja sazonal. São produzidas poucas garrafas e o próximo lote deve ser lançado apenas na temporada da fruta que inicia em Maio e vai até Outubro de 2017.

.

Fruit Beer

.

Não é possível precisar quando exatamente surgiu o estilo Fruit Beer no mundo, apesar de sabemos que adicionar o suco da fruta, raspas da casca de frutas ou até geleias nas cervejas, conferindo à ela um paladar super-refrescante, saboroso e aromático é uma tradição bastante antiga dos belgas.

6Já do lado alemão, Radler é uma cerveja com adição de suco de limão. Porém, como na Alemanha existe a tal da Lei da Pureza veja aqui o artigo que escrevi sobre esse assunto, nenhuma cerveja que tenha qualquer ingrediente além de água, malte, lúpulo e leveduras pode ser chamada de cerveja. Esse é o motivo das Radler não serem chamadas de “Radler Bier”, mas apenas “Radler”! Para não deixar vocês tão curiosos, vou explicar brevemente o começo disso. Radler em alemão quer dizer Ciclista, e na Alemanha, no início do Século XX, era comum servir cerveja para os atletas que competiam nas corridas de bicicleta. Certa vez, a cerveja estava acabando e para não deixar faltar o precioso líquido na prova, misturaram limonada na cerveja: desastre que acabou se tornando sucesso!

Desde então, é muito comum se tomar as Radler na Alemanha, além de muito refrescantes possuem baixo teor alcoólico. Por isso, dá para tomar em boa quantidade, principalmente durante o curto verão alemão!

Falando em verão, ótima dica para um país tropical como o nosso! Aproveite nosso verão que está chegando para provar as Fruit Beer, ou então, faça sua própria mistura e nos conte como ficou. Eu, particularmente, adoro tomar uma Witbier com uma rodela de laranja! Aproveitem!

Cheers!

.

Marcel Ocampo Tel: +55 11 9 4521 8474 Skype: Marcel-Ocampo marcel@halvemaan.com.br www.halvemaan.be

Marcel Ocampo
Tel: +55 11 9 4521 8474
Skype: Marcel-Ocampo
marcel@halvemaan.com.br
www.halvemaan.be

.

aaaa

Se quiser receber um e-mail avisando quando publicamos novo post, por favor, deixe seu email aqui. Obrigada, Dilu

BBB

Você poderá gostar de:

6 comentários em “Cerveja com Morango, combina?

    • Olá Leonardo! obrigado pelo comentário!

      para ser sincero, não sou especialista em coqueteis, mas dei uma estudada e pela definição coquetel é uma bebida composta por duas ou mais bebidas ( alcoólicas ou não) além de adição de gelo.

      Seguindo essa linha de raciocínio, acredito que o termo coquetel não seria o ideal.O que você acha?

      Você me lembrou de um coquetel com cerveja , folha e flor de manjericão, bem interessante que uma vez tomei, Vou tentar a resgatar a receita para colocar aqui.

      Outra coisa bem engraçada é o nome Coquetel. Em inglês se escreve Cocktail ( Cock = Galo/ Tail = Rabo) , ou seja, traduzindo ao pé da letra seria Rabo de Galo! Isso parece tão sofisticado quanto Coquetel? rs

      Cheers!
      Marcel Ocampo
      degustacao.net

    • Ola Patricia! obrigado pelo comentário!

      existe sim! coquetel pode ser com ou sem bebida alcoólica conforme eu disse na resposta ao Leonardo, podem ser alcoólicas ou não!

      Cheers!
      Marcel Ocampo
      degustacao.net

Deixe seu comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CyberChimps