VÔNGOLE COM TAGLIOLINE FRESCO

VÔNGOLE COM TAGLIOLINE FRESCO

Dilu Bartolomeo Villela

Tenho um caderno que já quiseram me pagar uma pequena fortuna por ele. Nada de papel especial, capa de ouro, ou coisas do tipo, mas o que tem escrito nele vale ouro. Receitas escritas à moda antiga, cada uma testada e aprovada. Essa sopa de vôngoles é uma delas. Receita que eu mesma criei e quem prova, aprova, e não imagina o que tem nela – talvez more aí o valor deste caderno de receitas.

.

img_5983

.

Com uma única receita você faz sucesso em três diferentes ocasiões. Basta mudar o acompanhamento e a louça. Posso dizer isso, por que já servi esse preparo em três lugares diferentes e das três vezes, pareceu que era a primeira. Ok, a primeira fiz aqui em casa. Servi como sopa, exatamente num dia friozinho como este de hoje. A segunda vez fiz na casa de um amigo e servi com tagliolini feito por mim mesma. Um luxo! (veja a receita da MASSA CASEIRA clicando aqui)

.

.

.

A terceira vez, estávamos indo pra fazenda de uma amiga e, na correria de sair pra viajar, levei o tagliolini recém feito, e por ser fresco, não deu tempo de secar e quebrou todo. Sabe aquelas inexperiências ou males que vêm pro bem? Pois é! Virou uma sopa com taglioline quebrado… Uma maravilha!

.

vongole-no-panovongole-eu-misturandovongole-misturando-0vongole-eu-comecandovongole-misturandovongole-euvongole-massa-frescavongole-colocando-a-massa-na-aguaangelavongole-colocando-a-massaimg_2422img_2475vongole-misturando-o-molhovongole-panelaimg_2489vongole-prato-montado.

VÔNGOLE COM TAGLIOLINI FRESCO

.

vongole-prato

Ingredientes

10 amêndoas sem pele

2 kgs de vôngole fresco

azeite

1 folha de louro

Pimenta calabresa

MIREPOIX em TRITO: 3 dentes de alho, 1 cebola grande, 2 talos de aipo, ½ cenoura, ½ alho poro, 1 dedo de moça sem semente, 2 tomates sem pele e sem semente

50 ml de vinho branco

200 ml de molho de tomate

50 ml de xerez

200 ml de caldo de peixe

200 ml de crème de leite

1 gr de açafrão

sal e Pimenta do reino

Tomilho e salsinha

Preparo do VÔNGOLE

– Torre as amêndoas e amasse-as no pilão. Reserve.

– Lave os vôngoles, descate os abertos e quebrados. Coloque-os numa panela bem quente em fogo alto e vá sacudindo a panela. Destampe a panela, retire os vôngoles abertos. Tampe novamente a panela e repita a operação. Os vôngoles que não abrirem, descate.

– Retire 70% dos vôngoles das conchinhas e vá separando os mais bonitos para enfeitar no final. Isso é imprecindível.

– Separe o caldo e passe-o por um coador para tirar a areinha que solta dos vôngoles.

– Em uma panela, coloque azeite, louro, pimenta calabresa, pimenta do reino e o MIREPOIX em TRITO para amaciar em fogo baixo. Deixe uns 10 minutos sempre misturando.

– Coloque vinho branco e misture deixando evaporar o alcóol.

– Acrescente o molho de tomate, o caldo de peixe, o creme de leite e o açafrão. Deixe apurar por 10 minutos. Coloque o xerez.

– Na hora de servir coloque os vôngoles, o tomilho, a salsa e as amêndoas. Deixe ferver. Por fim, retifique o sal, porque o vôngole já é por natureza, um pouco salgado.

 

PARA SERVIR

vongole

Opção 1: Você pode servir os vôngoles como sopa.

Opção 2: Você pode servir meio sopa/meio massa, colocando um pouco de tagliolini quebrado no vôngole.

Opção 3: Você pode servir como um delicioso prato de massa. É só escolher a massa, tagliolini, spaghetti, talharim, linguine, tagliatele, enfim, qualquer que seja, ela tem de ser pré-cozida antes de misturar ao molho.

vongole-prato .

DILUdica: O vôngole deve ser fresco ou resfriado e não deve ser congelado antes de ser feito. Depois de pronto você pode congelar.

.

BAIXAR RECEITA

.

aaaa

Se quiser receber um e-mail avisando quando publicamos novo post, por favor, deixe seu email aqui. Obrigada, Dilu

BBB

3 comentários em “VÔNGOLE COM TAGLIOLINE FRESCO”

  1. Eu quero fazer amiga. Vou tentar este macarrão maravilhoso mas vou comprar a massa pronta. Obrigada pela receita perfeita que parece ser. Beijokas!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima