Pera no vinho tinto e Baunilha com Presunto Parma por Júnia Vaz

Pera no vinho tinto e Baunilha com Presunto Parma 

Por Júnia Vaz

salada-da-juniaLigo para minha amiga e digo…

Um conselho! Tô aqui querendo montar uma lasanha cuja receita já tenho. Será que coloco Parma junto com ragú de carne de porco e boi?

Ela, envolvida com um presente que havia acabado de ganhar, demonstra pouco caso com minha dita receita… diz o seguinte:
Nada de colocar presunto cru nesta montagem… Sei não, normalmente presunto muda de sabor quando “aquecido” (deixa de ser cru… rsrsss…). Além do mais, é muito caro para ser degustado assim.
.
E “a pessoa” lá, na função de coloca presente aqui, muda presente pra acolá, demonstra que “pouco caso” é uma expressão que não faz parte do dicionário dela…
.
Hummm… Peraí! … Que tal usar o Parma numa salada com peras?!!
.
Então, bem mandada que sou, anotei (gratuitamente) a receita que acabou de ser inventada e dada displicentemente como se arroz com feijão fosse.
.
Para a Pera grelhada vc pegue uma panela e coloque nela: azeite, manteiga, cebola fatiada fininha, aceto balsâmico, açúcar, baunilha, pimenta moída na hora e louro. Deixe em fogo bem baixinho. Quando a cebola começar a amaciar, coloque as peras cortadas em 4 meias luas e o vinho tinto (ou branco ou espumante ou o que vc tiver em casa), deixe por de 5 a 10 minutos. Esse tempo vai depender do grau de amadurecimento das peras. Se as peras ainda ficarem duras, coloque mais um pouco de vinho e deixe mais um pouco no fogo baixo.
.
Para o acompanhamento, monte a Salada com as folhas que você gosta: alface americana, endívia, rúcula, agrião ou as que você tiver em casa, e mais, coloque pignole ou nozes ou amêndoas, queijo parmesão em lascas ou camembert ou gorgonzola, as peras e, agora sim, o presunto cru.
.

Pera no vinho tinto e Baunilha com Presunto Parma

Júnia Vaz
.
salada-junia
.
(QUERIDA….COMO TE DISSE, MINHA MÁQUINA FOTÓGRAFICA É DE ÚLTIMA GERAÇÃO, DAÍ A QUALIDADE ESPETACULAR DAS FOTOS. MAS PELO MENOS VOCÊ PÔDE COMPROVAR QUE FIZ SUA RECEITA – como te disse, coloquei queijo minas e ficou deliciosa e fiz um molho com aceto, azeite, açúcar, sal e mostarda). Beijos, Júnia!

.

aaaa

Se quiser receber um e-mail avisando quando publicamos novo post, por favor, deixe seu email aqui. Obrigada, Júnia Vaz

BBB

7 comentários em “Pera no vinho tinto e Baunilha com Presunto Parma por Júnia Vaz”

  1. Virgínia campolina

    Júlia, que delícia de salada!! Me deu água na boca!
    Mas feliz mesmo eu fiquei foi qdo eu vi o blog da Dilu na parada. Esta me fazendo uma falta!!!
    Tô achando que nós vamos começar a usar e abusar desse blog. Será que Dilu nos autoriza???

    1. junia vaz de almeida

      Virginia sua linda!!! Saudades demais!!
      Claro que Dilu nos autoriza,afinal só temos a acrescentar(hehehe).
      Olha, ontem mesmo liguei para pedir outro help, que vira palpite, que vira receita, que vira a entrada,o prato(ou pratos, porque a pessoa em questão não para de ter idéias) e por fim a sobremesa.
      E quando vc pensa que terminou, vem a pergunta:”- e para acompanhar o café?” Ai, eu agradeço toda a singela ajuda dada nos 37 minutos de conversa e “desconversando” digo que a noite as pessoas não tomam café(rsrsrs).Mas ela insiste:-” faz uma broinha!!!” . Coisa simples, vc conhece!!! E ai “aquela ajudinha” básica, sugestão singela anotada em pedacinhos de papel vira um prato dos deuses! Só tenho que ter cuidado pra não misturar as anotações rsrsrs
      Mas o que mais encanta além da facilidade de juntar(isso mesmo juntar) e misturar os ingredientes é a boa vontade!!Sem pressa, com paciência( cumé que é mesmo, repete que não entendi direito! afff )e uma disposição hércula para que eu possa fazer a comida mais saborosa que está na cabeça e no paladar dela!!!
      Ô menina de ouro essa Dilu!
      Agora quanto a salada, pode ter certeza que é deliciosa!!! Bjos querida!

  2. A salada do meu sábado!Eu vou sair amanhã e comprar tudo pra fazer igualinho!Dá pra trocar o presunto por outra coisa ?

    1. junia vaz de almeida

      Cristina, não sou tarimbada para dar palpites como a “dona do pedaço”, mas pode substituir por peito de perú, frango desfiado…ou simplesmente acompanhar uma salada de folhas com queijo!! É realmente uma delicia!!!

      1. E eu é que não percebi? Vc é tão tarimbada quanto a dona do pedaço hehehe Ficou uma delícia Obrigada pela resposta, vou fazer de novo com frango que nós adoramos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima