MEU PUDIM CREMOSO, CHEIROSO E… GOSTOSO!

pudimUma das iguarias que mais gosto se chama PUDIM. Seja ele do que for! Tradicional, de chocolate, café, coco… o de laranja então… nem se fala, é o que me leva à perdição! 🙂 E quando colocamos pra assar um pouco antes do almoço, ele fica pronto bem na hora da sobremesa e servimos a “coisa” quentinha… UAU! Então, e você? Ah, nem precisa responder, já que toda vez que se fala em PUDIM o que se ouve de toda a galera é um sonoro e longo hummmm…

.

MEU PUDIM CREMOSO, CHEIROSO E… GOSTOSO!

Ingredientes 

100gr de açúcar para calda

100gr de açúcar
 para o pudim

Especiarias: 3 cardamomos, 1 pitada pequena de canela, 1 anis estrelado

1 fava de baunilha ou essência de baunilha

1 lata de leite integral

100g de manteiga

1 lata de leite condensado
 ou doce de leite

1 lata de creme de leite

8 ovos

Opcional: Flor de Sal a gosto

Preparo

– Pré-aqueça o forno a 1500.

– Coloque água para esquentar, pois vamos precisar pra fazer um banho-maria.

– Coloque 100gr de açúcar em uma panela e adicione um pouquinho de água, o suficiente para molhar o açúcar. Misture a água com o açúcar e ligue o fogo baixo. Se necessário, molhe um pincel e vá limpando as laterais da panela evitando assim a formação de cristais de açúcar. Deixe virar caramelo e despeje ainda quente nas forminhas ou numa forma grande de pudim. Reserve.

– Para aromatizar o leite, derreta os outros 100gr de açúcar com as especiarias. Depois que o açúcar derreter misture o leite e mexa até o açúcar dissolver. Quando o açúcar dissolver por completo, desligue o fogo e misture a manteiga. Reserve.

– Coloque uma peneira sobre um bow e passe os ovos para retirar a película da gema. Não bata os ovos, pois ao passá-los pela peneira eles já estarão misturados, e é isso que queremos. Aproveite a peneira e derrame o leite aromatizado com as especiarias sobre os ovos (despreze as especiarias). Adicione o leite condensado, o creme de leite e a fava de baunilha raspada. Misture sem bater e coloque esse creme nas forminhas (ou na forma grande de pudim).

– Coloque as forminhas num tabuleiro e ponha-o dentro do forno. Coloque a água quente num cantinho do tabuleiro até atingir mais ou menos 2/3 do tabuleiro, tomando cuidado para a água não entrar na forminha.

– Deixe no forno por 45 minutos. SE PREFERIR PUDIM COM FURINHOS, deixe o forno a 1800.

– Faça o teste do palitinho: se o palito sair sujo, deixe por mais 10 minutos.

– No momento de servir (eu gosto dele quente) vire a forminha num prato e, se quiser, adicione uma pitadinha de flor de sal.

.

BAIXAR RECEITA

.

aaaa

Se quiser receber um e-mail avisando quando publicamos novo post, por favor, deixe seu email aqui. Obrigada, Dilu

BBB

Você poderá gostar de:

2 comentários em “MEU PUDIM CREMOSO, CHEIROSO E… GOSTOSO!

Deixe seu comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CyberChimps