BATATA RÖSTI

batata-rosti-com-ovo-fritoO termo Rösti refere-se a algo que, depois de preparado, se torna dourado, crocante e macio por dentro. Por baixo da BATATA RÖSTI, esse ouro crocante inventado pelos suíços, qualquer saladinha de folhas fica “tudo de bom”. E por cima dela… tudo fica gostoso: experimente com ovo poché, espinafre, tomatinhos cereja e molho hollandaise, tipo Eggs Benedict. Mas também adoro com salmão, champignons, anchovas, atum, etc. Sim, a receita aceita tudo! Mas pra falar a verdade, eu adoro com um simples ovo frito (afff), isso me batata… opsss… isso me basta!  😆

.

BATATA RÖSTI

.

img_7621

.

Ingredientes

– 1 cebola grande ralada no ralo grosso

– ½ kg de batata

– 1 folha de louro

– Sal, pimenta do reino moída na hora e noz moscada

– Sempre use ervas frescas: alecrim, tomilho, salsinha, cebolinha, etc…

-Azeite para untar (gordura de pato é melhor – compro no Macelleria na R. Francisco Deslandes, 1038, Anchieta).

– Opcionais: os opcionais vão depender de como você quer servir suas röstis, se como acompanhamento ou prato único. Combina muito bem com salada e neste caso, use queijo, presunto, bacon ou camarão ou frango ou bacalhau, etc. Bem, coloque no etc aquilo que você gosta ou tiver na sua geladeira.

Preparo

– Rale a cebola e coloque para escorrer.

– Descasque as batatas e coloque-as para cozinhar em água com uma folha de louro. Não deve cozinhar muito, por isso, retire-as da água ainda al dente e deixe-as esfriar. Rale as batatas num ralo grosso e tempere com sal, pimenta do reino e noz moscada. Misture a cebola que ficou escorrendo. Nessa hora você pode misturar aquilo que você gosta – aqui em casa sempre colocamos erva-doce partida em meia lua e queijo (ótima maneira de aproveitar aqueles pedacinhos que vão ficando na geladeira).

– Coloque um fio de azeite e a batata numa frigideira e deixe em fogo baixo. Assim que dourar, vire para dourar do outro lado (veja o vídeo).

.

.
.

.

– Assim que dourar dos dois lados, sirva imediatamente. A batata rösti acompanha muito bem carnes grelhadas, frango e peixe. Aqui em casa o vegetariano adora, tem de ter pelo menos 1 vez por semana…

.

img_6915

.

DILUdica: Adoro fazer a Rösti recheada. Coloco metade da batata na frigideira, o recheio no meio e cubro com a outra metade da batata.

Exemplos de recheio: uma fatia grossa de queijo, ou moqueca de camarãozinho, ou bacalhau desfiado, ou peito de frango picadinho que sobrou do dia anterior, iscas de filet, tapenade, conserva de pimentões, enfim… lembre-se: o que tiver sobrando na sua geladeira serve para rechear deliciosas röstis.

.

BAIXAR RECEITA

.
dddd

aaaa

 Se quiser receber um e-mail avisando quando publicamos novo post, por favor, deixe seu email aqui. Obrigada, Dilu

BBB

Você poderá gostar de:

4 comentários em “BATATA RÖSTI

Deixe seu comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CyberChimps